Carreira Gestão Financeira

Função do Controller x Função do Contador: qual é a diferença?

Você sabe qual a função do controller na empresa? Sabe o que diferencia ele de um contador? Se a resposta para qualquer uma dessas perguntas for negativa, não deixe de conferir este nosso novo artigo.

Você vai entender de uma vez por todas a diferença entre esses dois profissionais, bem como a importância deles trabalharem em conjunto para o crescimento e sucesso do seu negócio. Afinal, diante do dinâmico cenário econômico atual e da necessidade das empresas serem cada vez mais eficientes, o trabalho de controllers e contadores é fundamental.

Acompanhe e boa leitura!

Qual é a função do controller na empresa?

Já falamos aqui no blog sobre a importância e papel do controller na empresa. Porém, para abordamos as diferenças entre esse e o contador, vamos falar novamente sobre as atividades do controller

Qualquer ação dentro de uma empresa deve ser muito bem planejada a partir de uma sólida base de informações, para que assim se torne eficiente. Daí, a importância da controladoria, área da empresa responsável por reunir todas as informações e dados relevantes para o bom andamento e sucesso do negócio. 

E, para efetuar o levantamento e a análise dos dados, sempre com um olhar estratégico de gestão para impulsionar o negócio, surge a figura do controller ou, como também é chamado, gerente de controladoria. 

Esse profissional faz toda a diferença, pois sabe que somente gestores bem informados são capazes de implementar medidas que obtenham de fato bons resultados, conforme as metas previamente traçadas.

Assim, o maior objetivo do controller é armar a gestão com informações e dados importantes de maneira que a empresa consiga alcançar os resultados almejados, principalmente na melhoria da lucratividade e do retorno financeiro

Ele irá agrupar, legitimar e fazer uma análise apurada de todos os dados levantados por meio da contabilidade. Tudo isso visando elaborar estratégias com um grau mais elevado de assertividade. Dessa forma, a empresa tem uma administração muito mais eficiente.

De forma simplificada, podemos destacar algumas das principais funções do controller na empresa

  • Coordenar todo o processo estratégico e também de planejamentos da empresa; 
  • Coletar corretamente todas as  informações relevantes que serão usadas como base para a tomada de decisão dos gestores, gerando assim relatórios confiáveis;
  • Estabelecer e padronizar os procedimentos de mensuração usados na organização;
  • Estruturar e coordenar as estratégias de comunicação entre as áreas da empresa; 
  • Acompanhar metas e objetivos, garantindo que eles sejam cumpridos de forma satisfatória;
  • Elaborar o planejamento estratégico da empresa; 
  • Identificar as ações necessárias para que sejam solucionados os problemas que atinjam os processos e projetos; 
  • Gerenciar o orçamento da empresa para que esteja de acordo com o planejamento;
  • Organizar o planejamento tributário;
  • Servir de elo entre a área financeira e todas as demais áreas. 

Para se tornar um controller, o profissional deve ter formação acadêmica em Administração, Economia ou Contabilidade. E, para que consiga cumprir de maneira eficiente todas essas funções, é imprescindível que ele possua algumas características, tais como: conhecimentos contábeis, boa comunicação, perfil analítico e que conheça profundamente a empresa na qual trabalha. 

Qual é a função do contador na empresa?

A contabilidade é uma atividade obrigatória para a pessoas jurídicas de acordo com a Lei 6.404/1976 e é uma ciência que tem como objetivo estudar as variações quantitativas e qualitativas que ocorrem no patrimônio da empresa. Assim, todas as movimentações no patrimônio são registrados pela contabilidade em relatórios.

Com esses relatórios, fica mais fácil extrair informações relevantes para a gestão da empresa e com isso elaborar um planejamento estratégico eficiente, bem como apoiar na tomada de decisão.

O responsável pela contabilidade é o contador. Ele coleta e regulariza dados importantes da área financeira, tributária, econômica e patrimonial, para que a empresa esteja sempre em dia com seu fluxo de caixa, impostos, contas a pagar, investimentos, empréstimos etc. 

O contador é indispensável e fundamental para uma empresa e entre as suas principais funções destacamos: 

  • Assegurar a veracidade das informações coletadas;
  • Auxiliar a empresa em sua gestão tributária e fiscal;
  • Analisar e registrar todas as movimentações ocorridas no patrimônio;
  • Ter uma visão detalhada de todas as despesas e receitas da organização;
  • Elaborar relatórios financeiros.

Para ser um contador é necessário ter graduação na área de Contabilidade e estar devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Um contador pode atuar em diversos ramos, como perícia, auditoria, em empresas privadas ou públicas, ONGs e etc. 

Quais as diferenças entre o controller e o contador e como eles se complementam na empresa?

De forma sucinta podemos afirmar que são essas as diferenças entre um controller e um contador:

Controller

Contador

Tem um papel executivo estritamente em organizações.

Pode se especializar em várias áreas do conhecimento contábil e trabalhar em diversos segmentos.

Trabalha analisando dados e informações que são coletadas pelos contadores.

Trabalha voltados para a fiscalização e registros contábeis.

Faz com que o planejamento estratégico se desenvolva da melhor maneira possível.

 Coordena e direciona ações para que ele se mantenha alinhado ao planejamento financeiro. 

Fornece informações que auxiliam o planejamento, as tomadas de decisão e o controle das operações e atividades.  

Diante disso, fica fácil perceber que a atuação dos dois profissionais é bem diferente, mas se baseiam na mesma coisa: ajudar os gestores a tomarem as melhores decisões visando o crescimento saudável e estratégico da empresa fornecendo informações relevantes e confiáveis.

No mais, esses profissionais dependem um do outro para que as informações sejam  coletadas, registradas, analisadas, interpretadas e aplicadas à realidade. 

Uma empresa que pretende atingir seus objetivos necessita de ambos os profissionais. Afinal, para vencer a concorrência e se manter em um mercado econômico instável é preciso que seja executado corretamente tudo que foi planejado, com com base em dados e informações que comprovem a eficiência de tais ações.

Conclusão

Agora que você já sabe qual a função do controller e também do contador, bem como da importância do trabalho conjunto desses profissionais que se completam no dia a dia da empresa, uma boa ideia para você aprender mais sobre a área de controladoria é fazer nosso Curso de Controladoria Estratégica Aplicada

Nele você aprenderá os fundamentos da controladoria, visando a estruturação de uma área que acompanhe as estratégias da organização e a sua implementação, com ferramentas para monitorar o presente e melhorar as condições de previsibilidade dos resultados econômico-financeiros.

Quer saber mais? Entre em contato! Será um prazer atendê-lo.

Sobre o autor

BCN Treinamentos

Deixar comentário.