Por que minha empresa deve investir em educação corporativa?
Carreira

Por que minha empresa deve investir em educação corporativa?

Escrito por BCN Treinamentos

A qualificação profissional é essencial para qualquer colaborador. Manter-se atualizado diante das novidades, independentemente da área, é uma qualidade que deve ser estimulada a fim de aperfeiçoar o perfil profissional.

Percebendo isso, empresas que visam estimular o potencial de suas equipes devem apostar na educação corporativa. Ela é imprescindível e pode trazer resultados significativos no ambiente de trabalho.

Continue acompanhando esse post e saiba as razões pelas quais a sua empresa deve investir em educação corporativa, como são realizados os cursos e os benefícios que podem trazer para o negócio.

O que é educação corporativa?

A educação corporativa é uma atividade que relaciona a gestão de pessoas e a gestão de conhecimento, de modo a trazer importantes vantagens para a sua empresa a longo prazo.

Observando dessa forma, percebe-se que é muito mais do que simplesmente investir em treinamento para seus funcionários. Ao melhorar o seu capital humano, você agrega mais do que novos conhecimentos aos colaboradores, como veremos a seguir.

Como são realizados os cursos?

Normalmente os cursos são escolhidos a partir de uma necessidade estratégica do negócio. Por exemplo: se a função principal está relacionada com a área de Tecnologia da Informação (TI), é importante que os colaboradores estejam devidamente afinados com as certificações mais solicitadas no mercado.

E não precisam estar necessariamente relacionados diretamente com a competência principal de trabalho. Um importante caso é o uso de gerenciamento de dados no Excel, que auxilia nas mais diversas áreas.

Por isso, é imprescindível que os gestores filtrem quais são as competências que podem agregar positivamente para as rotinas de trabalho e, a partir disso, selecionar uma empresa que ministre o conteúdo com competência e seriedade.

Quais benefícios proporcionam?

Ao aplicar a educação corporativa em seu negócio, é importante saber que estará realizando um investimento em seus funcionários e, consequentemente, na própria empresa. Por isso, existe uma série de benefícios envolvidos nesse processo, tais como:

  • melhora do rendimento médio dos funcionários;
  • inserção de práticas e tecnologias novas que vão renovar os mais diferentes setores da empresa;
  • maiores chances de cumprimento das metas traçadas para cada uma das áreas;
  • maior integração entre os funcionários participantes do curso;
  • possibilidade de contato com grandes nomes da área por meio do treinamento;
  • desenvolvimento de habilidades e competências individuais e coletivas;
  • redução dos erros e revisões posteriores;
  • melhora da gestão de tempo;
  • adequação e alinhamento da equipe à cultura organizacional.

Por que você deve investir em educação corporativa?

Além dos benefícios que abordamos no item anterior, ainda existem outras razões para você investir na educação corporativa. Veja as principais delas:

1. Vantagem competitiva

Informação é poder — especialmente com o mercando ficando cada vez mais acirrado, independente da área. E se você quer sair a frente dos seus concorrentes, é essencial que suas equipes estejam alinhadas com o que há de melhor no cenário atual.

E isto envolve conhecimento sobre práticas importantes que estejam em alta e que podem melhorar consideravelmente o trabalho realizado. Se o seu negócio sai na frente, os seus funcionários estarão preparados para realizar tarefas de modo mais eficiente.

Isso gera vantagem competitiva, destacando-se no mercado não só no que concerne à produtividade, mas também na própria imagem da corporação perante o público. O que demonstra seu interesse por sempre oferecer o melhor para seus clientes.

2. Melhora do ambiente corporativo

Uma dos principais problemas no ambiente corporativo é a falta de alinhamento entre a expectativa da empresa e o que o funcionário apresenta. A necessidade de correções e revisões pode causar desgaste, principalmente entre colaboradores e gestores.

A partir dos treinamentos adequados, diminui-se a incidência de erros e a necessidade de revisar as tarefas. Entre os principais benefícios disso está a melhora do ambiente corporativo, tornando o clima mais agradável.

Além disso, o investimento no colaborador gera uma sensação de valorização, fazendo com que ele tenha uma imagem mais positiva da empresa. Esse ponto também contribui positivamente para a melhora do ambiente corporativo.

3. Melhoria na gestão de processos

Muitas vezes, funcionários chegam ao ambiente de trabalho com diferentes experiências. Uns aprenderam a realizar as tarefas de determinada forma, enquanto outros utilizam uma metodologia diferente. Ambas podem ser eficientes, mas gerarem conflitos entre si, bem como podem não estar alinhadas com a cultura da empresa. E isso dificulta a gestão de processos no dia a dia.

O treinamento ensina seus colaboradores a realizarem as atividades por meio da metodologia escolhida pela organização, certificando que todos vão seguir as recomendações estabelecidas pelos gestores, facilitando o acompanhamento do trabalho.

4. Diminuição do turnover

O turnover — alta rotatividade no quadro de colaboradores — é extremamente prejudicial para as finanças e imagem de uma empresa, atingindo principalmente os setores de RH e financeiro. Os custos com rescisão e novas contratações, bem como novos treinamentos podem causar problemas financeiros futuros. 

Funcionários que recebem treinamentos constantes se sentem mais valorizados e “vestem a camisa” da empresa, potencializando a sua lealdade. Além disso, diminui-se o nível de insatisfação derivado de conflitos de interesse entre colaboradores e gestores.

5. Aumento da produtividade individual e coletiva

Novas práticas adquiridas a partir dos cursos ministrados para sua equipe podem ser um bom diferencial para a produtividade individual e coletiva dos setores

Por exemplo: conhecimento sobre orçamento empresarial pode ser bastante positivo para o colaborador que trabalha diretamente com essa tarefa. Consequentemente, uma melhor gestão financeira também colabora para o aumento da produtividade dos demais setores, pois dependem de uma boa gestão do orçamento da empresa.

Com isso, todos saem ganhando e a máquina organizacional funciona melhor, trazendo resultados reais em curto e longo prazo. Ou seja, mais do que estratégico, a educação corporativa é essencial para manter a organicidade e crescimento do negócio.

Por isso, é importante encontrar uma empresa que ofereça um treinamento com os melhores profissionais do mercado, com conteúdo direcionado às suas necessidades e que realmente agregue positivamente para seus funcionários.

Está preparado para começar a investir em educação corporativa? Entre em contato com a BCN Treinamentos, tire suas dúvidas e veja como podemos ajudá-lo.

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

BCN Treinamentos

Deixar comentário.

Share This