Gestão Financeira

Fintechs e a Nova Era da Gestão Financeira Empresarial

Se você está atento às atualizações ligadas ao setor econômico, muito provavelmente, já deve ter ouvido falar da nova era da gestão financeira empresarial relacionada às Fintechs.

De fato, está acontecendo, há algum tempo, uma importante mudança que tende a revolucionar o setor financeiro empresarial de modo bastante abrangente e importante.

Se você não parou ainda para se informar sobre o assunto, esse é o momento ideal! Venha entender cada detalhe necessário para não ficar para trás e acabar perdendo espaço para os seus concorrentes mais bem informados!

O Que são Fintechs?

Antes de falarmos diretamente sobre a revolução, é crucial que você entenda o conceito de Fintech, afinal, elas estão intimamente ligadas com essa evolução no setor empresarial.

Não é necessário se preocupar, afinal, as Fintechs são bem simples de entender. A própria palavra já evidencia o conceito.

Fintech, obviamente, é uma palavra do inglês. Sua origem vem de duas palavras unidas: Financial e Technology. Basicamente, se fossemos traduzir ao português, Fintech significa tecnologias financeiras.

Mas o que isso quer dizer de modo prático? Que o significado da palavra resume um setor de mercado dominado por empresas que oferecem soluções digitais tecnológicas para negócios que precisam otimizar os seus processos financeiros.

Ou seja, sua empresa, atualmente, pode recorrer a uma Fintech para sair na frente de seus concorrentes ao ter acesso a ferramentas que otimizem as suas operações financeiras na gestão empresarial.

Quais as Soluções Oferecidas pelas Fintechs?

A pergunta que fica é: Como isso é feito? A resposta é objetiva! A partir de softwares que analisam dados financeiros, compatibilizam tendências de mercado ligadas ao setor, faz comparativos relacionados, sem depender, necessariamente, de uma pessoa. 

Sim! As Fintechs oferecem uma espécie de tecnologia automática que acaba com a burocracia da gestão financeira. Fazendo com que elas sejam não só mais ágeis, como mais assertivas, acessíveis e personalizadas.

Um simples aplicativo no celular é capaz de, por exemplo, solicitar um empréstimo bancário para a sua empresa, enquanto você está no escritório. Sem que você precise se deslocar ou fazer uma longa reunião com o gerente do banco.

É possível também agendar pagamentos para fornecedores, programar investimentos, realizar previsão de pagamento de impostos, entre outras ações essenciais ao dia a dia da gestão empresarial, com apenas alguns cliques.

O Pix, por exemplo, é um sinal claro de o quanto a tecnologia tem otimizado a gestão financeira. Hoje, os pagamentos podem ser realizados em minutos e o recebedor terá o valor em sua conta em questão de segundos.

Além da tecnologia, que garante o aumento da segurança dessas transações, prevenindo fraudes no ambiente corporativo, que costuma movimentar maiores quantias.

De acordo com um estudo feito pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), apenas 25% das contas ativas no país não utilizam os serviços oferecidos pelas Fintechs.

Esse dado é confirmado pelo crescimento comprovado desse tipo de empresa no mundo. Só no Brasil, conforme a estimativa do Fintech Report de 2020, surgiram 35% mais Fintechs no mercado.

Do ponto de vista do empresário, essas soluções acabam tornando a empresa mais eficiente e com maior grau de destaque frente aos seus concorrentes.

Por exemplo, com as Fintechs, as empresas não precisam mais, necessariamente, ter custos quanto a taxas para manter suas contas ativas e operantes.

Além disso, é possível obter, muito mais facilmente, se comparado há alguns anos, uma plataforma de pagamento, de contabilidade e também gerenciar recebíveis.

Resumidamente, podemos dizer que com as Fintechs, a revolução tecnológica torna a gestão financeira mais prática, rápida e segura.

Como Utilizar as Ferramentas da Nova Era da Gestão Financeira Empresarial?

É importante salientar que as ferramentas da nova era da gestão financeira empresarial não estão mais restritas às grandes empresas.

Com a tecnologia e a inovação avançando, a revolução das Fintechs chegou para todos, sendo acessível, inclusive, ao microempreendedor.

Atualmente, para uma gestão financeira empresarial mais eficiente, o negócio pode recorrer, dentre as opções disponíveis no mercado, a soluções que previnam riscos e gerem maior sustentabilidade à sua operação.

Gerenciamento Mais Eficiente

Por exemplo, aderir a uma plataforma de pagamento mais tecnológica de uma Fintech pode ser muito vantajoso e garantir um gerenciamento mais eficiente, pois oferece mais segurança, agilidade, controle e, sobretudo, otimização quanto a operação em si, afinal, não é mais necessário que um responsável esteja presente no ato do pagamento, para fazê-lo, já que a plataforma permite agendamentos automatizados.

Análise de Vendas Automatizada

Outro modo de utilizar as ferramentas da nova era da gestão financeira empresarial é implementar os sistemas de análise de vendas oferecidos pelas Fintechs, o que fornecerá dados importantes e mais detalhados, de maneira automatizada, conferindo agilidade e mais confiabilidade para as decisões importantes para o rumo do negócio, já que serão baseadas em informações robustas e reais, ao invés de estimativas.

Gerenciamento de Recebíveis

Existem diversas Fintechs que já oferecem ferramentas capazes de fazer o gerenciamento automático dos valores que os negócios têm a receber. Gerando relatórios detalhados e fazendo o monitoramento de pagamentos em aberto, além de permitir que você programe alguns alertas, que lembre os responsáveis sobre determinadas operações financeiras importantes.

Essa é uma ótima maneira de implementar a nova era da gestão empresarial ao seu dia a dia corporativo, afinal, esse tipo de tecnologia garante que esteja claro quais são os valores a entrar, o que, consequentemente, torna a gestão de fluxo de caixa mais rápida, simples e nítida.

Automatização de Processos Complexos

Quando você tem um software capaz de analisar dados financeiros profundos, como dados contábeis, fluxo de caixa, folha de pagamento, entre outros, o seu negócio torna os processos complexos mais fáceis.

Com as Fintechs, isso é totalmente possível. Uma vez que já existem ferramentas que integram os processos da contabilidade de forma automática, gerando mais segurança, rapidez e redução de equívocos.

Em conclusão, a melhor maneira de utilizar as ferramentas da nova era da gestão financeira empresarial é, primeiramente, entender quais são as suas necessidades como negócio.

Obviamente, devido ao DNA das Fintechs, que visa a personalização das soluções a cada tipo de empresa, o seu negócio terá opções ideais.

De modo geral, o indicado é que sua empresa busque as Fintechs para otimizar, por exemplo, os processos de pagamentos, que utilize os software de contabilidade integrada para extrair dados importantes para o andamento do seu negócio e permita que haja uma visão mais ampla e segura sobre os próximos passos no mercado.

A nova era da gestão financeira chegou para ficar e, ao que tudo indica, deve revolucionar como as empresas fazem a gerência de seu setor financeiro. 

As Fintechs tendem a fazer, ao longo dos anos, mais do que simplesmente facilitar e desburocratizar o gerenciamento financeiro. Já que elas estão atuando para proporcionar dados que possibilitem visões e percepções poderosas que impulsionem os negócios ao crescimento de forma nunca vista antes.

Quer entender mais sobre finanças para mergulhar na nova era da gestão financeira empresarial? Então conheça nosso curso de finanças 4.0.

Sobre o autor

BCN Treinamentos

Deixar comentário.