Gestão Financeira

Estratégias para gestão e redução de riscos financeiros 

Os riscos financeiros, quase sempre, estão presentes no dia a dia empresarial, fazendo com que os profissionais envolvidos nos negócios, principalmente, aqueles diretamente ligados a área de gestão e finanças, procurem elaborar estratégias que diminuam o impacto desses riscos e deem um grau de blindagem maior para as empresas trabalharem com estabilidade.

Lidar com riscos financeiros faz parte do trabalho ao estar a frente de uma empresa, o que não deve se tornar comum é enfrentar esses riscos sem qualquer estratégia bem fundamentada em conhecimento sobre tais cenários e dados profundos sobre as movimentações do mercado que podem impactar as finanças empresariais.

Por exemplo, se a sua empresa trabalha com dólar, é extremamente necessário que haja um plano de ação para lidar com as potenciais oscilações da moeda. E isso passa pela necessidade de ter bons softwares que façam essas detecções, assim como ferramentas que mapeiem as tendências da valorização ou desvalorização do dólar , colher dados, incluindo relacionados, como a queda da bolsa ou algum movimento político que impacte o cenário internacional e consequentemente a moeda, entre outras questões.

Resumidamente, quando se trata de gestão de redução de riscos financeiros a tecnologia aliada ao conhecimento é ouro, mas o acesso à informação no momento certo é um diamante. 

Como conseguir essas informações? Como lidar com os dados? Qual o momento de usar tecnologia? Quais são os riscos financeiros que o meu negócio corre?

Certamente, essas e outras dúvidas aparecem quando se trata desse assunto. E é exatamente sobre isso que falaremos, nesse conteúdo.

Confira!

O que são riscos financeiros? 

O risco financeiro pode ser definido como a possibilidade de transações financeiras darem prejuízo financeiro ou não alcançarem o resultado esperado. 

É importante salientar que todos os negócios em atividade podem ser impactados por algum tipo de risco financeiro.

Isso porque, de forma direta e básica, podemos dizer que os riscos financeiros ao qual as empresas estão expostas são todas e qualquer tipo de situações que:

  • O capital disponível da empresa é ameaçado
  • Há impossibilidade e/ou dificuldade de executar ações vitais do negócio (Como pagamento dos funcionários e/ou compra de insumos essenciais).
  • Há inviabilidade técnica devido alguma mudança brusca de mercado.
  • Entre outras.

Por exemplo, se você tem uma empresa que trabalha com fornecedores do exterior, ou seja, utilizando o dólar como moeda principal das transações, as oscilações cambiais e os movimentos da política podem gerar um risco financeiro para o seu negócio, caso não sejam acompanhados e previstos.

Afinal, em um exemplo prático, os seus insumos e mercadorias, com o aumento do dólar, podem chegar a um patamar de custo inesperado, gerando valores incompatíveis com a sua previsão orçamentária, o que automaticamente expõe a sua empresa a um risco financeiro grave. Claro, dentro dessa situação, alguns cenários diferentes podem se apresentar:

  1. Comprometimento do capital, devido à necessidade de investimento maior para não repassar o custo para o consumidor do produto final.
  2. Comprometimento da projeção de vendas, devido aumento inesperado e abrupto do preço do produto.

Obviamente, a cada situação, podemos ter diversos outros cenários. Conheceremos quais são os tipos de riscos financeiros para que tudo fique bastante simples de entender.

Quais os tipos de riscos financeiros? 

Partindo do pressuposto que os riscos financeiros são os cenários em que coloca a capacidade financeira do seu negócio em instabilidade, comprometendo o futuro da sua gestão e administração, podemos dividir esses riscos em 5 categorias:

  • Risco Ligado ao Mercado: São riscos causados pelas movimentações e atualizações “naturais” que o mercado em que seu negócio está inserido pode apresentar. Por exemplo, o movimento do mercado que trouxe os streamings de música impactou grandiosamente as empresas que comercializavam discos.
  • Risco Técnico ou de Operação: São aqueles que impactam o seu negócio na área técnica e modificam sua operação essencial. Por exemplo, há falta de insumos cruciais para a produção do produto líder de vendas da sua empresa. O que consequentemente traria impacto na geração de receita. Aqui, também pode haver impacto ligado a gestão mal feita, operações fraudulentas e problemas com a validação do negócio frente ao seu público.
  • Risco de Crédito: Esse tipo de risco impacta diretamente a sua saúde financeira. Por exemplo, acontece quando sua empresa faz transações em que depende de pagamentos de clientes e eles não cumprem o acordo de pagamento, reduzindo seu capital e consequentemente a capacidade de operar ao longo do tempo.
  • Risco ligado a Liquidez: Aqui, o risco pode ser gerado de várias formas. Inclusive, pelo risco de crédito, pela consequência ser justamente a falta da capacidade do negócio de manter suas obrigações ligadas ao dinheiro, em dia. No entanto, o risco ligado a liquidez também pode ser causado pela questão técnica e de operação, quando há uma falha do negócio e ele se torna incapaz de transformar, rapidamente, seus ativos em capital, caso necessite.
  • Risco Ligado ao Câmbio: Esse é exatamente o risco ao qual nos referimos no exemplo do início do conteúdo. Ele se apresenta quando o seu negócio é dependente de transações que envolvem moedas estrangeiras.

Como avaliar os riscos financeiros? 

Como já dito, os riscos financeiros são bastante comuns no mercado e todos os negócios precisam enfrentá-los diariamente. 

No entanto, a diferença entre uma empresa bem preparada e um negócio que sofrerá grandes impactos financeiros devido a eles é, justamente, a capacidade de se antecipar aos riscos. E para fazer isso, nada melhor que saber como avaliá-los.

Identificar o risco 

É claro que a primeira coisa que deve ser feita para se antecipar e, consequentemente, avaliar os riscos financeiros, é identificá-los. Afinal, não é possível lidar com uma ameaça, sem saber qual é!

Como fazer isso?

Antes de qualquer coisa, a sua empresa deve se focar em entender muito bem qual é o patrimônio atual do negócio. Caso essa não seja a realidade da empresa, então olhe para a posição financeira ao qual ela se encontra.

Isso lhe dará uma visão importante sobre:

  • Quais produtos ou serviços são os maiores responsáveis pela sua geração de renda.
  • Se a capacidade de crédito do cliente ou fornecedor te afeta e em que nível.

Em um exemplo prático, é indicado que você olhe para o seu fluxo de caixa e entenda as oscilações ao longo do tempo. Assim que detectar essas oscilações, seja para baixo ou para cima, procure investigar, para compreender quais foram os causadores dessas oscilações. É importante lembrar que essas análises devem ser feitas em comparação com períodos anteriores. Afinal, só assim será possível descobrir se o crescimento atual da sua renda, por exemplo, supera, é inferior ou se mantém a do semestre passado. 

Identificou os maiores representantes de sua renda total? Essa informação vale ouro! Afinal, caso ocorra qualquer impacto, seja de mercado, de crédito ou de outras ordens, seu negócio pode ser prejudicado fortemente. Então se antecipe ao risco, colhendo informações e gerando ações que lhe protejam, como a contratação de um seguro em caso de não pagamento por parte do cliente.

Não esqueça de também fazer um levantamento de suas dívidas, tanto no curto, quanto no médio e longo, prazos. Será dessa forma que você conseguirá ter uma visão mais realista sobre como o seu negócio pode ser impactado por variação cambial, aumento da taxa de juros, custos com insumos ou qualquer outra realidade que se relacione ao meio que a sua empresa opera.

Analisar o risco 

Com todos os riscos identificados, chegou o momento de analisar um a um. Isso irá consistir em, primeiramente, entender quais chances esses riscos têm de atingir o seu negócio. E, caso atinja, quais seriam efetivamente os impactos deles na sua empresa.

Idealmente, a empresa deve atingir a capacidade de absorver os impactos dos riscos identificados nessa análise. E isso pode ser oferecido por uma boa gestão, uma boa margem de lucro e um plano de ação que previna o risco e, caso seja atingido, o contorne de maneira eficaz e menos danosa para o negócio.

Criar um plano de ação 

Como vimos, criar um plano de ação, após a análise dos riscos, é essencial para que o negócio não sofra as consequências desses impactos severamente, e acabe em uma situação irrecuperável.

Para fazer isso, dentro da sua realidade comercial e posição financeira, deverá buscar alternativas aos “causadores” dos riscos.

Por exemplo, se você tem um fornecedor que oferece um risco frente às oscilações cambiais, procure uma alternativa para recorrer em casos desse risco te afetar. Ou seja, um fornecedor secundário compatível com a moeda operacional do seu negócio. 

Nesse caso, se o seu plano A falhar, você já tem um plano B, garantindo a reparação e a contenção de danos.

A ideia é estar sempre muito bem informado das tendências de mudança, seja o âmbito que for, para que a sua ação de contenção esteja prevista, antes do impacto do risco financeiro atingir a empresa.

Estratégias para redução de riscos financeiros

Além do que já abordamos, existem diversas outras estratégias para redução de riscos financeiros que a empresa pode adotar, falaremos sobre algumas delas agora.

Faça análises de crédito profundas

Caso a empresa trabalhe com algum tipo de fornecimento de crédito, é imprescindível que uma das estratégias a serem adotadas, para reduzir o risco financeiro, seja a análise de crédito profunda e muito bem definida, abrangendo o histórico financeiro do cliente. Afinal, é através dela que se tem um panorama sobre o potencial de pagamento desses clientes para com o seu negócio. E, consequentemente, o nível de risco que a sua empresa corre ao participar dessa “transação” comercial. Atualmente, há diversas ferramentas de fácil entendimento que podem auxiliar o empresário ou gestores nessa tarefa.

Tenha variedade de fornecedores e fonte de geração de renda

Uma empresa bem estabelecida e sustentável ao longo dos anos, que absorve bem os riscos, têm uma gestão preparada e instruída a buscar sempre mais opções de fornecedores e fontes da geração de sua renda, como havíamos conversado anteriormente.

Essa é uma das principais estratégias para redução de riscos financeiros, afinal, depender de um único fornecedor ou fonte de renda é expor o seu negócio a capacidade dessas outras empresas em se manterem livres de diversos riscos que podem impactá-las.

Cuide da Clareza dos Seus Contratos de Negociação

Muitos dos impactos financeiros podem ser causados devido a contratos de negociações mal elaborados e pouco claros, seja com fornecedores ou clientes diretos.

Por exemplo, se o seu negócio não estabelecer com clareza os prazos de pagamentos, muito provavelmente, ele sofrerá impactos fortíssimos em sua capacidade de liquidez e de fluxo de caixa.

Então, aproveite para revisar os seus contratos e, se necessário, faça modificações se antecipando e se blindando aos riscos.

Construa uma Reserva Financeira

Uma forma inteligente de evitar os riscos é entender que eles existem e que, potencialmente, a depender do tipo de risco, ele pode atingir a sua empresa com maior ou menor probabilidade.

Então, após fazer essa estimativa, construa mais uma barreira para lidar com o impacto, caso seja atingido. Ou seja, crie uma reserva financeira compatível com os riscos de maior probabilidade para seu negócio, no intuito de absorvê-los sem maiores prejuízos para a continuidade da sua empresa.

Quer saber mais sobre esse assunto tão importante para a estabilidade empresarial? Então conheça o nosso curso de análise de riscos com simulação de Monte Carlo!

Sobre o autor

BCN Treinamentos

Deixar comentário.