Carreira

Você sabe qual é o papel do Controller na gestão da empresa?

O processo de tomada de decisões de um negócio deve estar fundamentado em informações precisas e acionáveis. Para aumentar, ainda mais, a segurança das escolhas feitas por gestores e demais líderes empresariais, o papel do Controller é fundamental.

Ao longo deste artigo, vamos explicar o que é o Controller ou que posição ocupa o gerente de controladoria no processo de tomada de decisões. Abordaremos qual é o papel desse profissional na empresa e suas principais funções, como coordenação de processos financeiros e patrimoniais, feedback sobre orçamento, planejamento tributário e várias outras.

Também vamos falar sobre a formação que o Controller deve ter e sobre quais são as habilidades e os conhecimentos necessários para ele ser um bom profissional. Interessado? Continue a leitura!

O que é o Controller na empresa?

Como se sabe, qualquer ação dentro de uma companhia deve ser executada somente após um planejamento bem-feito. O planejamento, por sua vez, precisa ser construído a partir de uma sólida base de informações, fazendo com que se torne mais eficiente.

Diante de um cenário como esse, surge o Controller ou, como também é chamado, gerente de controladoria. Ele, sem sombra de dúvidas, faz toda a diferença para a instituição. Isso porque é quem efetua o levantamento e a análise dos dados, sempre com um olhar estratégico de gestão para impulsionar o negócio.

Tendo em mente que o grau de competitividade entre as organizações é cada vez mais acirrado, o Controller tem uma função crucial, sobretudo por pertencer ao segmento de controladoria. Esta é a detentora das informações que possibilitam o direcionamento dos gestores na implementação de medidas que obtenham de fato bons resultados, conforme as metas que foram traçadas previamente.

É o Controller o encarregado por compilar e analisar todos os dados contábeis, dados econômicos e, por fim, financeiros. Essas informações fundamentarão a elaboração de planos e o desenvolvimento de ações em todas as extensões de prazo (curto, médio e longo prazo) na companhia.

O maior intuito do profissional é armar a gestão com informações e dados importantes de maneira que a empresa consiga alcançar os resultados almejados, principalmente na melhoria da lucratividade e do retorno financeiro.

O Controller é, então, alguém que cumprirá as funções de agrupar, legitimar e, ainda por cima, fazer uma análise apurada de todos os dados levantados por meio da contabilidade. Tudo isso visando elaborar estratégias com um grau mais elevado de assertividade.

Assim, a instituição acaba tendo uma administração muito mais eficiente, ganhando destaque diante da concorrência e ainda assegurando a continuidade dos negócios.

Traçar objetivos e metas é sempre muito relevante, como projeção de custos, faturamento, diminuição de gastos, novos investimentos e assim por diante. O papel do Controller se transforma, então, em um verdadeiro ponto de referência quando o assunto é a estabilidade da gestão administrativa e financeira, reduzindo a ocorrência de problemas.

Destacamos, a seguir, algumas de suas principais funções na empresa.

Conheça nosso Curso de Controladoria Estratégica Aplicada

Consultoria e aconselhamento sobre a elaboração de orçamentos

Quando o Controller realiza um trabalho em conjunto com o departamento de finanças, ele se vale de várias análises financeiras e também de algumas previsões. Dessa forma, o profissional é capaz de fazer projeções e supervisões sobre a execução do orçamento da companhia.

Cumprindo à risca as operações de contabilidade gerencial, ele assegura que o orçamento seja gerenciado de forma correta, atua conforme as diretrizes legais e fornece um bom feedback sobre os custos.

Monitoramento dos impostos e tributações

O Controller é responsável por realizar o devido acompanhamento de todos os impostos que estão em vigor na legislação brasileira e de tudo que possa envolver direta ou indiretamente as tributações.

Para ser capaz de atingir essa meta, ele precisa do suporte da assessoria jurídica, que o auxilia em assuntos relacionados às normas, aos regulamentos e às leis. O Controller faz todo o planejamento tributário de sua companhia.

Elaboração de relatórios financeiros

Após um levantamento minucioso dos dados, o Controller, consequentemente, elabora relatórios financeiros não só para fins de registro, mas que detêm uma utilidade estratégica na companhia.

Aliás, esses relatórios também podem servir como uma espécie de feedback financeiro sobre a situação da empresa.

Coordenação de processos financeiros e patrimoniais

Pelo fato de o Controller usar ferramentas modernas e avançadas, cuja eficiência é maior do que a de ferramentas tradicionais, é possível reunir as informações de modo mais completo. Com uma visão mais ampla, ele proporciona um suporte importante no planejamento e na execução orçamentária.

Além disso, por fazer parte dos processos gerenciais, o profissional pode fazer projeções e vislumbrar tendências e possibilidades sobre novos negócios.

O que compõe o perfil de um Controller?

Devido ao fato de o campo da controladoria ser muito amplo no que se refere à utilização de dados e à produção de informações nas companhias, o Controller deve necessariamente ser detentor de uma enorme experiência em finanças, administração e contabilidade.

É indicado ainda que ele seja um profundo conhecedor de matemática, estatística e matemática financeira, além de saber usar sistemas, planilhas diversas e ferramentas de BI. O profissional precisa ainda conhecer variados recursos de apresentação, como Power Point e afins, e ser um exímio comunicador, tanto oralmente quanto por meio da escrita.

Vale ressaltar aqui que é interessante o Controller somar em seu currículo pós-graduação, aperfeiçoamento ou outra especialização na área em questão. Ter um MBA e experiência em empresas renomadas e de grande porte também contam a favor. Além disso, é preciso apresentar proficiência em outro idioma, como o inglês.

É desejável ainda que o Controller tenha formação acadêmica voltada para a área de administração e de gestão. Ciências contábeis, administração de empresas e economia são alguns exemplos.

Quais as vantagens de se ter um Controller em sua organização?

Levando-se em consideração o papel do Controller na empresa, ter em seu quadro de colaboradores um profissional dessa modalidade pode ser incrivelmente vantajoso para a companhia.

Sendo assim, o papel do Controller e sua funcionalidade superam — e muito — o planejamento e a execução de questões contábeis e/ou financeiras. Ele ocupa uma posição estratégica, pois, o conhecimento e a prática que oferece agregam muito valor para inúmeros setores.

Se você gostou deste conteúdo e quer conhecer mais sobre o papel do Controller conheça nosso curso de Formação de Controller.

Sobre o autor

BCN Treinamentos

Deixar comentário.