Controller financeiro: veja 4 dicas para se destacar na profissão
Carreira Gestão Financeira

Controller financeiro: veja 4 dicas para se destacar na profissão

Controller-FInanceiro-carreira

Você gostaria de ser um Controller Financeiro? Você tem interesse em seguir carreira na área da Controladoria? Então, este texto é para você! Afinal, com a crise que ainda assola o país, profissionais de contabilidade e administração precisam lidar com o aumento da competição. Dessa forma, se qualificar mais abre novas possibilidades de trabalho.

Algumas pessoas podem se confundir, mas a verdade é que a controladoria empresarial pode ser um segmento de ambas as áreas (contabilidade e administração), dependendo do foco estabelecido.

Neste post, falaremos mais especificamente do controller financeiro, que é essencial para que a empresa se mantenha saudável em um mercado cada vez mais competitivo.

A controladoria usa o controle, o planejamento e o orçamento em seu dia a dia para o exercício de suas funções. Para você ter uma ideia da sua relevância, uma pesquisa feita pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) constatou que 42% das micro e pequenas empresas acabam indo à falência devido à ausência de planejamento e da pouca visão de mercado.

Isso poderia ter sido evitado caso esses empreendimentos tivessem uma boa área de controladoria. Eis a razão por que essa área é tão necessária e é também por que o controller financeiro precisa se destacar para se manter ativo e continuar fazendo um bom trabalho.

Se você ainda não sabe como fazer isso, não se preocupe. Neste post, explicaremos melhor o que é um controller e como chamar atenção de forma positiva na profissão. Confira tudo a seguir!

 O que é um controller financeiro?

Como você já sabe, o controller é o profissional responsável pela área de Controladoria de uma empresa. Sendo assim, como o próprio nome sugere, a palavra-chave em suas funções é controle.

É o controller financeiro que coordena o planejamento operacional, estratégico e tático, assim como gerencia o orçamento para que ele esteja alinhado ao planejamento. Seu trabalho é também e consiga fornecer informações básicas que irão dar o suporte necessário na hora da tomada de decisões.

Dessa forma, o controller é fundamental para que os objetivos e as metas estabelecidas pela empresa sejam cumpridos por todos os colaboradores de forma eficiente e correta, fazendo com que assim, o empreendimento se mantenha bem no mercado e funcione da melhor forma possível.

Além disso, uma outra responsabilidade desse profissional é a contabilidade geral, bem como as operações financeiras internas da organização e a sua interação com as outras áreas dentro da companhia.

Também é importante reforçar que quando o controller financeiro realiza um planejamento para a empresa, ele precisa acompanhá-lo para saber se o orçamento permite a execução do que foi planejado e se os resultados previstos de fato estão sendo alcançados.

Conheça agora 4 dicas para se destacar como controller financeiro

Para ser bem-sucedido na carreira de controller, é essencial ter qualificações que o coloquem acima da concorrência e que façam a empresa perceber o quão necessário você é para ela. Então, confira abaixo as principais dicas sobre como se destacar na área:

1 – Tenha uma ótima capacidade analítica

Como você já sabe, o controller é o responsável por obter as informações e dados essenciais para a tomada de decisão da empresa.

Desse modo, ele não precisa apenas consegui-las, mas também analisá-las de forma estratégica. Para que isso ocorra, o profissional deve que possuir uma ótima capacidade analítica.

Ao analisar corretamente as informações, o controller tira conclusões que, além de guiar as decisões, também podem ajudar na prevenção de riscos e de problemas que a empresa poderia ter.

2 – Esteja sempre atualizado

É claro que o controller financeiro precisa ser especializado em controlar as operações da empresa. Contudo, é importante que o profissional também tenha um conhecimento geral da parte interna da companhia, conseguindo compreender como funciona cada uma das suas áreas.

Isso facilita muito a realização do trabalho e aumenta as chances de que ações previstas sejam executadas da forma adequada, ocasionando o sucesso de tudo o que foi planejado.

Dessa maneira, é crucial que você faça cursos atualizados (de curta ou longa duração) e sempre se mantendo informado tanto sobre a área de controladoria empresarial quanto as outras presentes na organização.

3 – Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia evoluiu tanto nos últimos anos que ser resistente a ela é um erro. Acredite, usar softwares e plataformas não te torna um profissional menos capacitado.

Pelo contrário, mostra que você está atualizado sobre o que pode otimizar e melhorar a qualidade do seu serviço, poupando tempo, facilitando o exercício da sua função e ajudando no sucesso da empresa.

Existem diversos softwares de gerenciamento online que possibilitam o que citamos. Eles permitem a obtenção de informações precisas e atualizadas, elevando o nível das análises e fazendo com que as decisões sejam ainda mais assertivas.

Não tenha medo de novas tecnologias que podem colaborar para o sucesso do seu trabalho!

4- Aumente a sua capacidade de liderança

Já deu para perceber que o controller é um profissional com responsabilidades grandes e que precisa estar seguro do seu relacionamento com todas as áreas da empresa, certo?

É por isso que a sua liderança precisa estar em alta. Afinal, é você que será cobrado pelos resultados e por isso deve estar atento às metas estabelecidas.

Além de ter voz ativa e saber liderar, também é vital praticar as suas habilidades comunicativas. A interação é essencial para o trabalho dar certo, bem como saber se expressar na hora de motivar e engajar os colaboradores.

É verdade, ser um controller financeiro não é uma tarefa fácil. No entanto, seguindo as nossas dicas e realizando cursos sobre a área, você pode se destacar e crescer no mercado, tendo uma carreira muito bem-sucedida. Profissionais de sucesso nunca param de estudar e aprender, não importa o quanto de experiência tenham.

É por isso que você pode começar hoje mesmo a sua jornada pelo curso de Controladoria Estratégica Aplicada da BCN Treinamentos. O curso é preparado para que você tenha muito mais conhecimento e aprenda sobre aspectos fundamentais da carreira de controller financeiro. Matricule-se agora mesmo!

Sobre o autor

Carolina Ferreira Aleixo

Deixar comentário.

Share This