Carreira Gestão Financeira

Como crescer na carreira de gestor financeiro?

A gestão financeira é uma área de grande competitividade, onde milhares de profissionais estão em busca de uma chance para se destacar na carreira. Por isso, um gestor financeiro precisa desenvolver habilidades e trilhar certos caminhos se quiser alcançar o sucesso.

Por isso, elaboramos este artigo onde contamos para você os segredos de um gestor financeiro bem sucedido. Acompanhe!

Que habilidades o gestor financeiro precisa ter?

Já falamos aqui sobre as 7 características que um gestor financeiro precisa possuir, mas como esse assunto é extremamente útil e importante, vale a pena aprofundarmos.

Afinal, o gestor financeiro é aquele profissional indispensável em qualquer empresa. É ele o responsável pelo controle do orçamento, equilíbrio entre entradas e saídas do caixa e pela manutenção da saúde financeira do negócio.

Assim, por conta de todas essas tarefas, um bom gestor financeiro deve ter algumas habilidades específicas para, não só crescer em sua carreira e se destacar no mercado de trabalho, mas também para fazer um bom serviço dentro da empresa.

Vejamos então, quais são essas habilidades.

  1. Conhecimentos específicos

É claro que um gestor financeiro precisa possuir avançados conhecimentos em finanças, contabilidade, economia, administração e outras áreas interligadas.

Melhor ainda se já for pós-graduado em algumas dessas áreas e ainda possuir conhecimentos de finanças internacionais, economia e política global.

  1. Capacidade analítica

Um gestor financeiro lida diariamente com uma enorme quantidade de dados dos mais diversos setores da empresa, por isso precisa ter uma grande capacidade analítica para interpretar de forma correta todas as informações.

E claro, não basta interpretar e analisar os dados, é preciso também encontrar alternativas viáveis para a solução dos problemas que se apresentam.

  1. Ter inteligência emocional e saber gerenciar o estresse

Essas são habilidades que todo profissional, independentemente da área ou cargo, precisa desenvolver se quiser crescer em sua carreira. Afinal, o profissional que possui inteligência emocional se mostra mais confiante e flexível.

O gestor financeiro precisa também ser capaz de gerenciar o estresse e rapidamente se adaptar ou se recuperar quando surge algo incontrolável ou que estava completamente fora do planejado.

Erros acontecem, por melhor que seja o profissional, e um bom gestor precisa ter sangue frio para tomar as decisões necessárias para colocar tudo nos trilhos novamente.

  1. Capacidade de liderar equipes de multiprofissionais

Não existe a mínima chance de você ser um bom gestor financeiro se não tiver a habilidade de liderança bem desenvolvida. Deve-se ter a habilidade de direcionar e mobilizar pessoas, fazendo com que busquem alcançar as metas e objetivos da empresa.

E claro que técnicas de liderança podem ser aprimoradas ao longo do tempo, basta fazer cursos, leituras sobre o assunto e, principalmente, se inspirar em um líder dentro da empresa que você admira.

  1. Saber trabalhar em equipe

Saber como trabalhar em equipe é outra habilidade fundamental que todo gestor financeiro precisa possuir. Pois, ele estará o tempo todo em contato com sua equipe e também com profissionais de outras áreas da empresa.

E para trabalhar bem em equipe ele precisa também saber se comunicar e negociar com os mais diferentes tipos de pessoas em diversas situações.

  1. Ser disciplinado

Ser um profissional disciplinado é essencial. A partir do momento em que você define um objetivo para sua carreira, você deve começar a pensar em como será o caminho até ele, quais os passos que devem ser tomados e quais serão suas prioridades. E para que isso funcione, é preciso ter foco e muita disciplina.

Saber lidar com horários e com o cumprimento de prazos é primordial para construir qualquer carreira de sucesso em qualquer área de atuação, não só como gestor financeiro.

No mais, estabeleça objetivos, foque neles e os renove à medida que forem atingidos. Com isso, você irá evoluir não só na esfera profissional, mas também na vida pessoal.

  1. Criatividade na medida certa

Para desempenhar todas as atividades que o cargo exige, um bom gestor tem também de ser criativo. Afinal, em muitas situações, ele precisará buscar por soluções inovadoras e inusitadas.

Ser capaz de enxergar novos caminhos, mas sem tomar riscos desnecessários, é uma habilidade que todo gerente financeiro precisa desenvolver.

Afinal, como evoluir na carreira?

Então ok, você possui todas, ou quase todas, as habilidades listadas acima. Porém, só isso não adianta, é preciso se diferenciar dos demais profissionais da área se realmente quiser evoluir na carreira.

Por isso, é preciso tomar algumas atitudes práticas como a que listamos a seguir:

  1. Faça networking

 Manter contato com colegas da área é essencial, não só para ficar por dentro das oportunidades existentes no mercado, mas também para trocar experiências com pessoas que possam ter as mesmas dificuldades e desafios.

Não deixe de frequentar congressos e eventos para ampliar seus contatos e também aposte nas redes sociais. O Linkedin, por exemplo, possui vários grupos voltados para gestores financeiros e neles, os profissionais trocam experiências, dúvidas e dificuldades.

  1. Domine o inglês

Um segundo idioma é essencial para quem quer crescer na carreira e na dúvida sobre qual escolher, faça a opção pelo inglês.

Assim, estude com afinco e de preferência busque uma qualificação em IFRS (International Financial Reporting Standards). Ela faz toda a diferença no currículo de um gestor financeiro.

Depois de dominado o inglês, você pode investir em outro idioma como o espanhol, por exemplo, que abre muitas portas de trabalho na América Latina.

  1. Mantenha-se sempre atualizado

Por fim, mas não menos importante, mantenha-se atualizado. Não pare nunca de estudar e de se informar sobre sua área de atuação.

Faça curso de especialização, MBA’s ou cursos de curta duração como os da BCN Treinamentos, de acordo com sua disponibilidade. O que importa é manter-se atualizado em relação às mudanças no mercado.

Vale também acompanhar blogs como o nosso, sempre com conteúdos interessantes e úteis para a sua carreira.

Conclusão

Gostou? Acha que está pronto para enfrentar os desafios da carreira de um gestor financeiro? Esperamos que sim, e saiba que pode contar sempre com nossos cursos para aprimorar suas habilidades e conhecimentos.

Conheça o catálogo de cursos da BCN e escolha o que melhor atenda às suas necessidades.

Veja também:

O que fazer para melhorar o seu currículo de gestor financeiro?

Como um gestor financeiro pode se manter atualizado?

Qualificação profissional: chave para o sucesso de um gestor financeiro

Sobre o autor

BCN Treinamentos

Deixar comentário.