O que fazer para melhorar o seu currículo de gestor financeiro?
Carreira

O que fazer para melhorar o seu currículo de gestor financeiro?

Escrito por BCN Treinamentos

Um gestor financeiro não pode ficar parado de forma alguma, mesmo que esteja em um emprego estável. Isso porque a atualização constante permite a melhora do trabalho, bem como agrega positivamente em sua carreira perante os seus superiores.

É importante que o profissional fique atento e procure aperfeiçoar seu currículo a fim de manter sua imagem em alta e se destacar no mercado. Continue acompanhando este post e veja como isso é possível.

Por que um gestor financeiro precisa ter um bom currículo?

Um bom currículo é essencial para se destacar no mercado, principalmente se você tem pretensão de obter vagas melhores em empresas de renome na área. Isso poderá colocá-lo à frente em processos seletivos que esteja disputando.

Além disso, muitos headhunters buscam currículos de profissionais de ponta em sites como LinkedIn para encontrar talentos na área de gestão para empresas. E caso tenha um bom perfil, poderá conquistar uma vaga respeitável que o fará crescer profissionalmente.

Outro ponto importante a ser levantado é a melhora da percepção dos profissionais de RH da empresa sobre o seu perfil, de forma a conseguir possíveis vantagens e, caso seja possível, até mesmo obter uma ascensão no quadro de funcionários.

Qual a importância da qualificação na área?

Além das possibilidades abertas para novas áreas e oportunidades de empregos melhores (ou valorização dentro da empresa que trabalha), a qualificação na área de finanças é fundamental para seu crescimento profissional.

Isso porque constantemente saem novos estudos, ferramentas e tecnologias que podem ser de grande ajuda para o gestor financeiro. Logo, a qualificação é imprescindível, até mesmo por ser uma área que tem se tornado cada vez mais dinâmica, contando com recursos que otimizam os processos envolvidos nas rotinas de finanças das empresas.

Além disso, o contato com outros profissionais por meio de encontros nas qualificações (cursos de pós-graduação, cursos de curta duração, congressos, entre outros) ajuda também na troca de experiências, o que pode ser engrandecedor para todos os envolvidos.

Como melhorar o seu currículo de gestor financeiro?

Agora que você já sabe a importância de um bom currículo de gestor financeiro, mostraremos como melhorá-lo e também o que é essencial para a sua formação profissional e que não pode ficar de fora do seu planejamento.

Apontaremos abaixo uma série de passos que você pode seguir. Confira!

Faça uma pós-graduação

A pós-graduação é um grande reforço na formação do profissional e não precisa ser necessariamente na área de finanças. Você pode optar por áreas correlatas e capazes de auxiliar numa visão mais global e complexa do seu trabalho, podendo implementar alguns dos conhecimentos em sua rotina.

Nesse sentido, algumas opções de áreas são:

  • Gestão de processos;
  • Administração;
  • Gestão empresarial.

Ressaltamos, ainda, que é preciso escolher também qual o tipo de pós-graduação quer fazer, que está envolvido com a titulação que obterá:

  • MBA (sigla de Master Business Administration, ou seja, Mestre em Administração de Negócios);
  • Especialização (pós-graduação Lato Sensu);
  • Mestrado profissional (pós-graduação Stricto Sensu voltada para a atuação profissional);
  • Mestrado acadêmico (pós-graduação Stricto Sensu voltada para a atuação acadêmica);
  • Doutorado;
  • Pós-doutorado.

A escolha deverá ser tomada de acordo com o seu intuito futuro: se desejar exercer a docência, considere as opções de mestrado acadêmico, doutorado ou pós-doutorado; e caso pense em se especializar com conteúdo essencialmente profissional, pode optar pelo MBA, especialização ou mestrado profissional.

Realize benchmarking com outras empresas

O benchmarking permite que você aprenda com exemplos de outros colegas de trabalho, sendo possível obter conhecimento por meio da observação de como outras empresas realizam as práticas com as quais trabalha. Isso vale tanto para cases de sucesso quanto para falhas que não devem ser cometidas novamente.

Essa atividade pode ser feita até mesmo por meio de parceria de cooperação: uma empresa modelo na área de gestão financeira, nesse caso específico, abre suas portas para que profissionais da área possam aprender com boas práticas e que outros profissionais possam aprender também com o local em que trabalham.

Participe de congressos e cursos de curta duração

Participar de congressos é uma ótima forma de aprender conteúdos novos e, principalmente, trocar bons conhecimentos com outros colegas de trabalho.

Nesse tipo de evento, normalmente, há exposição de pesquisas e trabalhos recentes na área de finanças, bem como a presença de palestrantes influentes na área, que além de ensinarem algumas práticas novas e com bons resultados, compartilham suas experiências de mercado.

Além disso, há sempre espaços e momentos que incentivem o networking. Assim, você tem a chance de conhecer colegas com os quais possa estabelecer parcerias interessantes para a empresa para qual trabalha e impulsionar o seu trabalho.

Outra prática interessante é participar de cursos de curta duração. Normalmente ocorrem em dois dias na semana e ensinam sobre usos de ferramentas e questões mais práticas, que muitas vezes não são abordadas na graduação.

Muitos deles são ministrados nos próprios congressos da área, mas você também pode buscá-los em plataformas EaD e empresas que ofereçam treinamentos específicos na área, tais como:

É importante sempre pesquisar sobre a empresa e os professores que ministrarão o curso, de forma a avaliar a qualidade deles e garantir a excelência no conteúdo passado.

Especialize-se em Excel

Um conhecimento importantíssimo para um gestor de finanças está relacionado com o uso do Excel, uma relevante ferramenta para geração de relatórios e apresentação de dados para os gestores da empresa a partir de Dashboards específicos.

Assim, você conseguirá facilitar o seu trabalho no dia a dia e, também, ter ferramentas que permitam análises mais profundas a partir de uma boa programação nesse software.

Com essas dicas, será possível melhorar seu currículo de gestor financeiro, de forma a se tornar um profissional melhor em suas rotinas de trabalho e também poderá conseguir novas oportunidades, bem como se destacar em sua empresa.

Está pensando em fazer cursos que agregarão valor ao seu currículo? Entre em contato com a BCN Treinamentos e tire suas dúvidas sobre o assunto.

Sobre o autor

BCN Treinamentos

Deixar comentário.

Share This