Carreira

Qualificação profissional: chave para o sucesso de um gestor financeiro

A qualificação profissional é essencial para aprimorar as habilidades das equipes de trabalho. Além disso, o aperfeiçoamento das habilidades dos colaboradores reflete diretamente nos bons resultados da organização no curto, médio e longo prazo.

Você já notou como um colaborador volta depois de ter passado por algum treinamento? A percepção de que ele retorna muito mais motivado e preparado é nítida. E isso independe da área ou da posição que ocupa, seja um assistente, seja um analista de RH ou até um gestor financeiro.

Para mostrar que a qualificação profissional é a chave para o sucesso de um gestor financeiro, apresentaremos as principais vantagens ao se buscar o aperfeiçoamento profissional de forma contínua. Quer saber quais são? Continue a leitura e confira!

Maior produtividade

Quando o gestor está mais preparado profissionalmente, é natural que seu trabalho renda mais, impulsionando sua produtividade. Isso acontece porque, depois de treinado, o profissional passa a ter a competência técnica para realizar suas atividades, atraindo mais confiança e respeito dos seus pares e colaboradores.

Além disso, psicologicamente, qualquer funcionário que passa por uma qualificação investida pela empresa se sente prestigiado, o que aumenta a motivação. Dessa forma, o gestor, além de se sentir mais preparado, se integra melhor aos objetivos da empresa, melhorando a sua rotina e produzindo muito mais.

Mais conhecimento

Qualificar-se significa adquirir mais conhecimento. Novas tecnologias e ferramentas surgem todos os dias e, como gestor financeiro, é preciso estar sempre atualizado.

Por esse motivo, uma qualificação profissional deve ser vista como uma oportunidade para que os gestores desenvolvam novas competências para transmitir aos seus respectivos times, a fim de alcançarem a excelência no seu trabalho diário.

Em outras palavras, o processo de qualificação deve ser visto como uma oportunidade de evolução.

Informação mais atualizada sobre a área

A maioria das grades curriculares de um curso de graduação tradicional está bem defasada em relação à realidade atual do mercado. Dessa forma, por mais que um profissional tenha saído recentemente de uma formação acadêmica, não é possível estar atualizado com todas as melhores práticas.

Logo, para se destacar entre muitos, é preciso realizar cursos específicos para estar em dia com a nova realidade.

No setor financeiro esta atualização é ainda mais importante, pois as constantes alterações na legislação podem criar oportunidades para a empresa ganhar ou perder valores consideráveis.

Como o gestor cuida de uma das atividades mais importantes da empresa, se não estiver bem preparado, seu conhecimento pode ficar rapidamente obsoleto, comprometendo todo trabalho da equipe.

Diferenciação no mercado

O mercado está cada dia mais competitivo e para se diferenciar, é preciso mostrar um algo a mais — e este pode ser a qualificação profissional.

Imagine que você está disputando uma vaga para a gerência. O primeiro ponto de corte provavelmente será a formação, que envolve idiomas e graduação. Depois, serão considerados os fatores comportamentais. Diante de um empate nesses quesitos, o diferencial poderá ser justamente os seus conhecimentos complementares e as mudanças que você conseguiu gerar nos seus times. Algo proporcionado pela qualificação profissional.

Além disso, as chances de um gestor qualificado se destacar e receber convites para novos desafios na empresa (e até fora) é muito maior, pois esse profissional consegue trazer melhorias e garantir a execução dos projetos com mais eficiência.

Maior probabilidade de evolução profissional

Conhecimento é poder e cada vez que um profissional se qualifica e obtém novos conhecimentos, ele evolui de forma sistemática. A evolução vem por meio do aprendizado e isso pode ser no âmbito social ou profissional.

Quando um gestor passa pelo processo de qualificação, com certeza voltará como um profissional com uma visão mais abrangente do mercado, com capacidade de desenvolver novas ideias e promover melhorias.

Repasse de conhecimento para o seu time

Uma das principais vantagens da qualificação é que o gestor se transforma em um multiplicador. A melhor forma de materializar o que aprendeu é ensinando e praticando, e para que isso ocorra, ele precisará repassar o conhecimento para a sua equipe.

Esse aspecto é extremamente positivo para todos. O gestor ganha um time cada vez mais preparado para lidar com desafios complexos e também mais pessoas para poder delegar novas tarefas. Por fim, prepara um sucessor, algo que é essencial para quem pretende se desenvolver na empresa.

Para os colaboradores, há a absorção de novos conhecimentos, adquirem mais confiança do gestor e assumem novas responsabilidades visando crescimento.

Benefícios para empresa

Não é apenas o gestor e os colaboradores que se beneficiam da qualificação profissional, a empresa é uma das que mais ganham. Veja a seguir as principais vantagens para a empresa:

Redução de despesas

Alguns administradores tentam ignorar ou até mesmo desconsideram, mas retrabalhos ou tarefas mal-executadas representam um gasto significativo para as empresas. Assim, contar com um gestor preparado que consegue fazer o time atuar com maestria reflete diretamente na redução de custos, tornando os processos mais simples e eliminando retrabalhos.

Melhoria no controle de gastos

Além de ficar atento aos seus gastos de operação, o líder financeiro também deve administrar as despesas de outros setores. Esse é um grande desafio e para que as pessoas respeitem o seu posicionamento, é preciso estar qualificado e saber usar as ferramentas, mostrando para cada setor as oportunidades e medidas que podem ser tomadas para resolver os problemas.

Controlar os gastos de forma sólida e coesa é um dos benefícios mais relevantes que um gestor financeiro qualificado pode trazer para a sua empresa.

Diminuição na inadimplência

A inadimplência é controlada por meio de uma política de crédito. A política de crédito são as normas que cada organização utiliza para definir as formas de financiamento e empréstimo para seus clientes e parceiros. A empresa deve conceder crédito buscando entender a capacidade de pagamento de seus clientes e assim a garantir a saúde financeira de sua empresa.

Apenas um profissional qualificado e atualizado com as melhores práticas poderá desenvolver as normas mais eficazes de concessão de crédito para a realidade da organização e para as demandas do mercado.

Seja para você como profissional, seja para a empresa, a qualificação profissional é sem dúvida um dos melhores investimentos a se fazer. Ela prepara você para novas oportunidades e possibilita ter um time mais preparado e motivado. Para a empresa, gera redução de custos, melhora o clima organizacional, simplifica processos e aumenta a produtividade.

Achou o artigo interessante? Quer conhecer algumas opções de cursos para ser um gestor financeiro de sucesso? Então fale conosco, teremos o maior prazer em ajudar.

Sobre o autor

BCN Treinamentos

Deixar comentário.