Como um gestor financeiro pode se manter atualizado?
Carreira

Como um gestor financeiro pode se manter atualizado?

Escrito por BCN Treinamentos

O mercado de trabalho exige, cada vez mais, profissionais especializados e com a capacidade de resolver problemas. Assim, mesmo quem já se encontra em uma posição de coordenação, como um gestor financeiro, precisa investir na atualização para não estagnar na carreira e garantir sua sobrevivência. Como fazer isso? Separamos algumas dicas para você. Confira!

Por que o gestor financeiro deve se manter atualizado?

Um coordenador financeiro é um profissional estratégico para as operações da empresa. Ele é responsável por fazer o planejamento das finanças, organizar e aplicar recursos. Essa função também exige um acompanhamento constante sobre o fluxo de caixa e faturamento. O gestor financeiro tem papel decisivo na prestação de contas para os diretores e pode contribuir com informações estratégicas para a tomada de decisões assertivas. 

Esse profissional é o braço direito dos diretores da empresa, pois ele tem como principal objetivo aumentar o patrimônio líquido da organização. Isso porque os relatórios elaborados por ele permitem uma análise crítica e a realização de ações para maximizar os resultados.

Além disso, o gestor financeiro necessita lidar com outros aspectos importantes que envolvem o relacionamento com pessoas: saber liderar, trabalhar em equipe, identificar talentos, comunicar-se com clareza e objetividade, ter capacidade de inovação e exigir eficácia nos processos.

Porém, muitas vezes a graduação não abrange todas essas áreas do conhecimento, o que exige que o profissional invista em cursos extras de capacitação para desenvolver habilidades adicionais. Isso permite que o gestor se destaque no meio profissional ao apresentar um diferencial para o mercado de trabalho. 

Somado a isso, o coordenador financeiro também precisa conhecer as mudanças tecnológicas e alterações de processos em sua área. Afinal, eles podem favorecer a realização de atividades de maneira mais ágil e eficiente. Viu só como é importante se manter atualizado? Então, acompanhe o tópico a seguir!

O que fazer para se atualizar?

Agora que você já entendeu a importância de se manter up-to-date, saiba quais os passos para investir na qualificação profissional.

Leia diariamente

Você deve desenvolver o hábito de ler notícias da área de finanças, seja em jornais online ou revistas. Também é recomendável acompanhar as mudanças no mercado econômico e político mundial, visto que elas podem interferir no cenário de atuação da empresa.

Procure acompanhar ainda as notícias que envolvem o mercado de trabalho e a sua área de atuação. Afinal, a tecnologia tem gerado muitas alterações na forma de executar tarefas e pode contribuir para dar mais agilidade aos processos.

Invista em qualificação

A graduação já não é mais suficiente para o gestor financeiro que pretende progredir na carreira. Por isso, é recomendável fazer cursos de especialização, mestrado ou doutorado para desenvolver novas habilidades, trocar ideias e conhecer as mudanças na área.

Procure se lembrar que quanto maior a empresa, mais ela valorizará o profissional que busca aprimorar seus conhecimentos.

Procure cursos de atualização 

Outra maneira de acompanhar as novidades do mercado é fazer cursos rápidos de atualização. Eles possibilitam o relacionamento com outros profissionais da área, orientam os participantes sobre assuntos específicos e contribuem de maneira mais rápida para a mudança de processos dentro da empresa.

Para tanto, o profissional pode escolher entre cursos presenciais ou online. O importante é identificar qual a metodologia que melhor se encaixa à sua rotina e ao seu método de aprendizado.

Participe de eventos

Você também deve ficar atento aos congressos, workshops e seminários relacionados à sua área de atuação ou ao modelo de negócio da empresa em que atua.

Muitas vezes, eles apresentam excelentes casos de sucesso, pesquisas e lançamentos de ferramentas tecnológicas. Esses encontros são, inclusive, ótimas oportunidades para se relacionar com outros profissionais e trocar experiências.

Participe de grupos nas redes sociais

Em vez de utilizar as redes sociais apenas para conversar com amigos e publicar fotografias do seu dia a dia, o que acha de investir na rede para fazer contatos? Plataformas como o Facebook e Linkedin permitem a criação de grupos específicos para a troca de informações sobre determinados assuntos.

Dessa forma, você consegue saber sobre uma nova técnica de trabalho, um curso em sua cidade ou até uma vaga de emprego. Aproveite as mídias sociais para seguir as empresas que você tem interesse e acompanhar pessoas influentes na sua área de atuação. Essa pode ser uma excelente oportunidade de monitorar o que acontece no mercado.

Faça networking

Aproveite as redes sociais, eventos e cursos para manter um networking com profissionais da área. Essa é uma maneira de ser lembrado no meio social, trocar conhecimento e saber sobre novas oportunidades de emprego. 

Aprenda outros idiomas

Se você trabalha em uma empresa de pequeno ou médio porte, talvez não utilize inglês ou espanhol no seu dia a dia. Contudo, as línguas estrangeiras tornam-se essenciais para quem procura se manter informado sobre as novidades do mundo. Muitas notícias e estudos são divulgados em inglês, e demandam que o profissional tenha conhecimento na língua para compreender o conteúdo.

Além disso, você não sabe se algum dia a sua empresa fará negócios no exterior ou se surgirá uma vaga para gestor financeiro em uma multinacional, correto? Então, a melhor maneira de garantir que você estará preparado para atuar em qualquer ambiente, é investindo no estudo de outros idiomas.

Nesse caso, além de frequentar cursos de línguas, você pode complementar o estudo com a leitura de livros e notícias. Também pode assistir a séries e filmes com o idioma que está praticando, a fim de aperfeiçoar o vocabulário, aprender gírias e sotaques.

Desenvolva o equilíbrio emocional

A cada dia a inteligência emocional se torna mais importante no ambiente corporativo. Por isso, é essencial desenvolver habilidades comportamentais para saber lidar com diferentes profissionais e diversificados problemas. Um gestor equilibrado consegue identificar as prioridades, desenvolver seus pontos fortes e realizar seu trabalho em um ambiente de pressão e conflitos.

Para tanto, você pode fazer um treinamento com um coaching. Esse profissional conhece técnicas específicas para facilitar o processo de autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades.

Enfim, é possível perceber que um gestor financeiro precisa investir na qualificação profissional e desenvolver habilidades específicas para desenvolver suas atividades. Você gostou deste artigo? Curta a nossa página do Facebook e receba nossas novidades em sua timeline!

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

BCN Treinamentos

Deixar comentário.

Share This