Você entende a importância da gestão financeira para sua empresa?
Gestão Financeira

Você entende a importância da gestão financeira para sua empresa?

Escrito por BCN Treinamentos

Todo empreendedor deseja que sua empresa cresça e tenha longevidade. Contudo, para que isso ocorra, além de acompanhar todos os processos e atividades exercidas, cuidar da gestão financeira de forma eficiente é essencial.

O bom gerenciamento financeiro é importante para garantir a saúde da empresa, mantê-la estável, lucrativa e competitiva no mercado.

Apesar de não ser uma tarefa fácil, por englobar um monte de variáveis, é possível que você tenha sucesso na gestão por meio da utilização de medidas estratégicas, planejamentos bem feitos e auxílio de uma consultoria contábil.

Pensando nisso, elaboramos este texto para mostrar a importância da gestão financeira para o seu negócio e como ela pode ser feita de maneira eficaz. Confira!

Por que a gestão financeira é importante?

Quando você não sabe como gerenciar adequadamente o dinheiro da empresa, os recursos podem se esgotar em pouco tempo.

Além disso, é importante ter o controle das entradas e saídas para o desenvolvimento empresarial no geral, já que isso faz parte do crescimento da organização, geração de lucros, aumento do patrimônio e elevação do capital.

Quais são os principais erros de gestão?

A falta de capital de giro, descontrole do fluxo de caixa, dívidas com instituições financeiras, erros contábeis e fiscais e diversos outros problemas que acabam influenciando diretamente no bom funcionamento da empresa, são gerados por ineficiência na gestão financeira.

Entre os principais erros que precisam ser evitados, podemos citar:

  • não avaliar frequentemente o desempenho da empresa;
  • desconhecer cada detalhe das transações;
  • deixar de monitorar o fluxo de caixa;
  • não controlar os prazos de vencimento;
  • desconsiderar o capital de giro;
  • não investir em um sistema de gestão financeira.

Como fazer uma gestão financeira eficaz?

Existem diversas medidas que podem ser adotadas por você para aprimorar a gestão financeira do seu negócio. Veja algumas delas!

Elabore um planejamento estratégico

Fazer um planejamento estratégico é fundamental para a condução das atividades da empresa. Por meio dele é possível definir as tarefas a serem desenvolvidas, de forma organizada e elaborar um plano de ação para que objetivo desejado pelo negócio seja alcançado.

Com o detalhamento das atividades, fica mais fácil entender os pontos que precisam de ajustes e aonde os investimentos serão aplicados. Contudo, para isso, é necessário considerar as metas de administração a curto, médio e longo prazo.

Monitore o fluxo de caixa

O fluxo de caixa tem a finalidade de auxiliar a administração do capital da empresa, mantendo controle de todos os valores que entram e saem.

Além de ser um recurso destinado à gestão financeira, o fluxo de caixa permite o acompanhamento e planejamento anual, sendo também primordial para a criação de orçamentos para os próximos anos por meio de suas projeções.

Faça um orçamento anual

Com o orçamento você consegue avaliar os recursos que devem ser arrecadados e fazer a previsão de gastos para o ano seguinte. Detalhe o plano de despesas e todos os gastos, buscando deixar uma reserva financeira para qualquer tipo de imprevisto.

Para elaborar o orçamento você pode considerar:

  • gastos atuais para manutenção do negócio ou compra de equipamentos, materiais etc;
  • pagamentos de salários;
  • reservas para emergência, entre outros.

Identifique gastos desnecessários

Verifique os gastos que podem ser reduzidos ou cortados. Esses custos devem ser constantemente avaliados para concluir a melhor decisão a ser tomada.

Quando a situação não está tão favorável, as despesas podem comprometer muito as finanças, por isso é importante que você conheça todos os gastos para saber onde pode diminuir.

Use um software de gestão financeira

Utilizar um software para a gestão financeira eficaz é fundamental. Com essa ferramenta tecnológica é possível criar orçamentos precisos, planejar o uso de recursos, monitorar o fluxo de caixa, melhorar os registros financeiros etc.

Além disso, as possibilidades de erros são reduzidas e as informações ficam integradas em um único lugar, facilitando o acesso e padronizando a maneira de gerenciar os dados.

Ter uma boa gestão financeira é sempre um desafio, mas utilizando essas dicas ela se tornará mais simples e prática. Além disso, vale contar também com uma consultoria contábil qualificada, que poderá ajudar na execução dessa tarefa.

Gostou do conteúdo? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber mais textos como este em primeira mão!

Sobre o autor

BCN Treinamentos

Deixar comentário.

Share This