Como a tecnologia certa pode influenciar o sucesso profissional no setor financeiro
Gestão Financeira

Como a tecnologia certa pode influenciar o sucesso profissional no setor financeiro

Tecnologia auxiliando Gestor Financeiro
Escrito por BCN Treinamentos

Se olharmos para o passado, veremos um gestor financeiro com um papel bem semelhante ao de um contador corporativo. Isso porque ele era responsável por gerir a contabilidade da empresa, estabelecer os controles internos sobre procedimentos financeiros e garantir o cumprimento deles, realizar o planejamento da área, além de analisar os números da empresa como um todo. Nada disso mudou, mas as profissões sim e hoje essas tarefas são divididas com o controller.

Hoje, mais do que descobrir e analisar as informações financeiras, é preciso saber interpretar essas informações e deixá-las o mais acessível possível para os demais interessados, como os colaboradores, investidores e diretoria. O sucesso profissional do controller agora está em conseguir transformar os dados financeiros em informação relevante para a empresa, gerando vantagem competitiva.

Numa empresa onde é possível ter uma área financeira e de controladoria bem estruturada, os papéis não se misturam, mas se complementam.

O gestor financeiro, por exemplo, concentra os esforços nas atividades mais gerenciais, enquanto o controller no que é mais estratégico. Geralmente, eles são responsáveis por atividades distintas, respondendo por indicadores de performance diferentes e ambos se reportam ao CFO (Chief Financial Officer). Lembrando que isso ocorre em organizações com gestões orçamentárias mais maduras, claro.

Algumas das principais características de um CFO podem e devem ser usadas como inspiração pelos profissionais de controladoria, principalmente se o objetivo deles for alcançar cargos de direção. Mas, antes de falar sobre o que esse profissional pode fazer para alavancar a carreira, é importante compreender o cenário brasileiro e as perspectivas.

Os desafios enfrentados no Brasil

De acordo com a pesquisa realizada pela Treasy e pela Ferreira Filho denominada  Budget Trends 2016-2017 (a 2017-2018 está em fase final e deve ser lançada no começo de 2018), quase 40% de empresas não têm sequer uma área focada em Planejamento e Controladoria e, em muitos casos, é o próprio dono quem responde pela gestão financeira do negócio.

Para se ter uma ideia de como há espaço para o crescimento e desenvolvimento da área, 86% dos empresários que participaram da pesquisa afirmam que não conhecem sua composição de custos para fins de precificação e gestão.

As informações apresentadas no Budget Trends reforçam a constatação do Sebrae de que muitas empresas fecham as portas não por falta de mercado consumidor, nem por uma má ideia de negócio, mas sim por falha na gestão.

Mesmo as empresas que possuem um processo orçamentário mais estruturado ainda assim patinam. De acordo com a pesquisa, mais de 60% das companhias utilizam planilhas para execução do orçamento. Ou seja, é sim um começo, mas para o profissional de controladoria alcançar sucesso profissional dentro do departamento financeiro de uma empresa, é preciso muito mais!

Criar a cultura orçamentária é um desafio imenso para o controller e muito importante para a longevidade do negócio. A maior aliada nessa jornada da busca pela excelência é, sem dúvida alguma, a tecnologia.

A tecnologia como alavanca de sucesso profissional

Planejar e acompanhar o que está realmente acontecendo na organização não é tarefa fácil. Isso porque não é apenas lidar com números, mas também com as pessoas que geram esses número. Por isso, de fato, o uso da tecnologia permeia todo o sucesso profissional do gestor financeiro e do controller.

Se pensarmos que o controller precisa checar os números de todas as áreas, gerar relatórios, analisar cada um e extrair as melhores informações desses dados ao ponto de auxiliar a tomada de decisão dos diretores, podemos achar que isso não é possível de forma rápida. Realmente, se o processo ainda é novo e não há cultura orçamentária na organização, vai ser complicado promover uma mudança da noite para o dia. A boa notícia é que, com as ferramentas certas, esse processo de implementação da gestão orçamentária pode ser menos doloroso e demorado.

Se pensarmos nos desafios do controller ou do gestor financeiro, fica mais fácil compreender como a tecnologia interfere de forma positiva no sucesso desse profissional. Por exemplo, num cenário onde o profissional de controladoria está implementando a área na empresa e, junto, a gestão do orçamento. Usar algo que seja de fácil entendimento e manuseio pelos demais gestores será um ponto positivo para conquistar a confiança desse líder. Afinal, estamos falando de controle e isso pode parecer algo bem ruim.

Outro exemplo é o retorno e reporte para a diretoria: quanto mais rápido o acesso a informações estratégicas, assim como maior capacidade para identificar problemas ou soluções, maior eficiência e eficácia da equipe de controladoria.

A ideia, então, é adotar soluções específicas que garantam a qualidade das informações geradas e que sejam simples de usar. Imagine implantar uma solução de gestão orçamentária, na qual todos os gestores tenham condições de incluir e acompanhar seus dados previstos e realizados, além de poderem fazer comentários sobre um desvio, por exemplo? Você deixará de gerenciar planilhas para gerenciar, de fato, a vida financeira da organização.

Acompanhar os números de forma mais estratégica também permite mostrar a evolução e importância do setor, que foi um dos problemas levantados pelo Budget Trends. A pesquisa mostrou que a percepção é que as áreas de marketing e vendas evoluem a passos largos e a controladoria não.

Portanto, conhecimento sobre o que deve ser feito e ferramentas corretas podem ser o diferencial que o profissional de controladoria precisa para alavancar a carreira. Além de impulsionar a produtividade do setor financeiro.

Esperamos que este artigo tenha sido útil. Deixe um comentário contando o que achou e compartilhe conosco qualquer outro conhecimento que possa contribuir com o tema. Fique à vontade também para compartilhar este post com seus colegas.


Este artigo foi escrito pelo time da Treasy, especialmente para a BCN Treinamentos. O Treasy é a solução completa para Planejamento e Controladoria. Com ele é possível elaborar seu Orçamento Empresarial de forma colaborativa e confrontar os resultados mensalmente com o que foi planejado, identificando com facilidade onde estão os desvios e podendo realizar ajustes antes que sua empresa saia dos trilhos. 

Outras funcionalidades do Treasy englobam: Simulações e Cenários, Análises Gerenciais, Relatórios, Indicadores, e isso é só a ponta do iceberg. Além disso a equipe é super competente e pode ajudar sua empresa na implantação de uma política de Gestão Orçamentária.

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

BCN Treinamentos

Deixar comentário.

Share This