3 diferentes métodos para calcular o valor da sua empresa
Gestão Financeira

3 diferentes métodos para calcular o valor da sua empresa

Escrito por BCN Treinamentos

Como calcular o valor da sua empresa? A resposta para essa pergunta não é tão simples, não é mesmo? Isso porque é algo complexo de ser mensurado, principalmente devido a múltiplas variáveis envolvidas no processo.

Mas é importante ter esse dado em mãos, principalmente em casos de busca de parcerias e investidores, fusões, compras e vendas de ativos, entre outros. Além disso, esse dado contribui, até mesmo, para uma gestão financeira mais eficiente do negócio.

Continue lendo e entenda o que é o valuation, quais são as informações que esse cálculo oferece para os gestores e descubra os principais métodos para mensurá-lo, tirando sua dúvida sobre os assuntos.

O que é o valuation?

Valuation é o termo utilizado para estimar o valor de uma empresa. Ele tem diversas variáveis e, portanto, é complexo de ser calculado. Por isso, normalmente, é feito por especialistas em finanças, com expertise em análise de mercado.

Quais são as informações que o cálculo do valuation oferece para os gestores?

 

valuation permite saber, nesse momento, qual seria o valor de mercado da empresa, caso ela fosse vendida. Mas, também, pode-se mensurar o quanto ela ainda tem de potencial de crescimento no momento.

Essa informação é primordial, principalmente quando se está em busca de investidores para novos projetos. Demonstra para o investidor que ele depositará confiança e seu capital em algo sólido e com altas chances de conquistar o retorno esperado.

Outro ponto é que, a depender do método, é possível avaliar o valor dos patrimônios de forma individual, verificando se há algum problema de impairment surgindo, a permitir alterações a tempo, evitando desvalorizações.

Também permite a elaboração de um cálculo justo do montante do negócio por sócio. Assim, caso um deles decida sair da sociedade, é possível ter estimado o valor individual, não prejudicando a execução das atividades da empresa.

O valuation também oferece informações interessantes sobre a saúde da empresa, permitindo antecipar cenários delicados e encontrar estratégias para superá-los.

Quais são os métodos de cálculo de valuation?

Muitos acreditam que o simples cálculo dos ativos seria o suficiente para determinar o valor da empresa. Porém, caso haja dívidas oriundas de empréstimos, crises, problemas financeiros, situações emergenciais, entre outros, o resultado final poderá ser contaminado e não evidenciar o valor real da corporação.

Da mesma forma, esse método também omite informações positivas, como algum item de valor alto e com boa demanda, tal como uma marca forte. Portanto, é preciso utilizar outros métodos mais eficientes para o cálculo. Estão entre os principais o fluxo de caixa descontado, múltiplos de mercado e valor patrimonial. Vamos explicar cada um deles a seguir.

1. Fluxo de caixa descontado

Esse é um dos mais comuns de serem realizados. Considera em seus cálculos o possível valor de faturamento em um determinado prazo de tempo (normalmente em alguns anos). Também considera em sua elaboração os riscos imediatos e a longo prazo.

Basicamente há a projeção do fluxo de caixa nos próximos anos e, incide sobre ele, uma taxa de desconto, relacionada aos riscos inerentes do negócio, custo de oportunidade, depreciação, entre outros itens.

Porém, é preciso ter cuidado. Por utilizar dados relativamente subjetivos (como a análise de riscos), o valor final pode estar bem distante do real.

2. Múltiplos de mercado

O cálculo com base no método “múltiplos de mercado” é uma estimativa baseada no crescimento de outras corporações semelhantes do setor, traçando o quanto se espera para o negócio com base nessas informações.

Normalmente é mais bem-sucedida nos cálculos de empresas abertas, demonstrando um padrão de valorização/desvalorização do mercado de ações para companhias semelhantes. Porém, conta com a desvantagem de não considerar as peculiaridades de estruturas empresariais.

Por exemplo, duas empresas do setor de tecnologia podem ter valorizações semelhantes em um determinado período na bolsa de valores. Porém, uma ação estratégica de um CEO pode determinar um crescimento maior de uma delas, deixando a outra para trás. Assim, torna-se necessário ter cuidado com a estimativa oferecida por esse método.

3. Valor patrimonial

O valor patrimonial é bem próximo do cálculo baseado em valores de ativos. Nele é realizado o cálculo com base no valor líquido obtido pelo negócio desde a sua fundação, usando o balanço patrimonial como parâmetro.

Um ponto de desvantagem é que ele não considera o potencial e a continuidade de crescimento do negócio. Então, como definir qual dos três métodos é o melhor, já que todos apresentam desvantagens? Lembra-se que falamos da complexidade dos cálculos do valor?

Para evitar erros e estimativas que estejam muito além ou aquém do valor real, os melhores especialistas nesses cálculos tendem a combinar mais de um método, de forma a eliminar desvantagens e se aproximar mais de um montante próximo da realidade.

Qual a importância do planejamento para calcular o valor da empresa?

Calcular o valor da empresa é uma ferramenta importante para avaliar o retorno do investimento realizado, seja por meio de investidores externos ou uso de fundos da empresa para isso.

Também é primordial no momento de abertura de capital, para encontrar o valor de partida das ações unitárias, bem como em caso de venda total ou fusão com outras organizações.

Outro ponto que evidencia a importância desse cálculo é a possibilidade de conhecer mais sobre a dinâmica nos mais diversos setores da corporação. Como é necessário avaliar todos os pontos, é um ótimo momento para realizar verificações e encontrar pontos de otimização a curto e longo prazo.

Por fim, e não menos relevante, o estudo do valuation permite, por meio desse conhecimento, pensar em novas estratégias de crescimento. Assim pode-se obter um aumento dos rendimentos de forma saudável e consistente, bem como antever possíveis situações de crise.

Por meio da combinação dos métodos que listamos anteriormente, é possível chegar a valores mais precisos do valuation da corporação. É necessário compor uma estimativa mais otimista e uma pessimista, a fim de estar preparado para os mais diferentes cenários. Lembre-se que esse é um dado estratégico e, por isso, deve ser utilizado a favor da organização quando necessário.

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