Por que adotar a gestão financeira como uma ferramenta estratégica?
Gestão Financeira

Por que adotar a gestão financeira como uma ferramenta estratégica?

Escrito por BCN Treinamentos

A gestão financeira é uma prática essencial para o crescimento do negócio. Isso porque a atividade está diretamente relacionada ao potencial da empresa em investir em recursos que possam auxiliar na sua expansão.

Por isso, esse setor deve ser administrado com cuidado. Além disso, é importante desenvolver um planejamento de gestão financeira, de modo que a companhia possa direcionar seus esforços nas áreas que demandam mais atenção.

Neste artigo, vamos explicar como a gestão financeira funciona como uma ferramenta estratégica para os negócios. Gostou? Então continue lendo!

Entenda a relação entre gestão financeira e planejamento estratégico

A saúde financeira é um elemento vital para o crescimento da organização. Isso porque uma gestão eficiente reduz as preocupações relacionadas à prestação de contas, o que permite direcionar seus esforços em outras áreas, que podem contribuir para o crescimento da empresa.

O setor financeiro vai definir, por exemplo, o quanto a empresa pode investir em marketing, mão de obra, ferramentas, entre outros. Isso permite desenvolver uma estratégia de negócios com mais segurança, já que dispensa a necessidade de obter empréstimos para financiar novos projetos.

Além disso, uma gestão financeira competente também reduz o risco da empresa caso seus investimentos não apresentem o retorno desejado. Afinal de contas, essa margem de erro estará prevista no planejamento, de modo que a companhia possa apostar em novas soluções sem prejudicar seu orçamento.

Saiba 6 boas práticas de gestão financeira

Algumas ações podem auxiliar na administração das operações financeiras e otimizar os resultados da empresa. Apostar em soluções automatizadas e ferramentas de gestão, por exemplo, são formas eficientes de alcançar esse objetivo.

Abaixo, listamos 6 ações que podem melhorar a eficiência da gestão financeira na empresa e melhorar o planejamento estratégico. Confira!

1. Invista na automatização da gestão financeira

As soluções automatizadas aumentam a produtividade da equipe, já que reduzem processos operacionais e falhas provocadas por erros humanos. Implementar esse recurso na empresa permite que funcionários e colaboradores exerçam outras atividades que podem trazer um retorno significativo para a companhia.

A empresa pode, por exemplo, investir em um sistema ERP a fim de agilizar processos como emissão de nota fiscal, controle de estoque, ordem de serviço, entre outros. Ferramentas de cobrança automática também são soluções que agilizam processos internos, pois, além de evitar a inadimplência, também descartam a necessidade de uma equipe inteira dedicada às cobranças.

2. Destine recursos para setores estratégicos

Com uma gestão financeira eficiente, a empresa pode alocar recursos para outros setores da empresa, como o marketing ou o comercial. Assim, essas áreas podem desenvolver estratégias que visam aumentar o desempenho da organização diante da concorrência.

É importante destacar, entretanto, que a verba destinada para cada setor deve estar prevista no planejamento financeiro. Dessa forma, a companhia evita prejuízos e mantém as contas em dia.

3. Simplifique a gestão financeira

Não há necessidade de incorporar mais procedimentos à gestão financeira além daquilo que já é exigido pelo mercado consumidor e pela Receita Federal. Simplificar processos e dar mais autonomia aos funcionários — desde que eles obedeçam às diretrizes da empresa — permite uma visualização mais precisa da situação do empreendimento.

Vale destacar, entretanto, que todas as operações devem necessariamente ser registradas, para que a companhia tenha uma visão real e transparente das suas entradas e saídas. Isso possibilita identificar possíveis falhas ou maus investimentos.

4. Utilize ferramentas para administração financeira

Investir em ferramentas é uma boa forma de melhorar a administração financeira. Além de organizar as operações da empresa, os softwares de gestão também oferecem relatórios completos que podem auxiliar na análise de dados.

Essas informações podem ser utilizadas para estratégias de inteligência de mercado e ajudam na tomada de decisões da companhia.

5. Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é a chave para uma boa gestão. Por isso, é muito importante que a empresa se dedique à atividade periodicamente, pelo menos a cada 12 meses.

Criar um planejamento financeiro ajuda a companhia a reduzir custos e identificar novas oportunidades de mercado e investimentos que possam aumentar a lucratividade. Por isso, essa etapa é essencial para quem deseja expandir sua atuação, aumentar o faturamento ou ganhar vantagem competitiva com relação à concorrência.

6. Invista em conhecimento de gestão de negócios

Quanto maior for o conhecimento em gestão, melhores serão os resultados da empresa. Além de compreender a administração financeira, é importante que os diretores — e até mesmo alguns funcionários — tenham boas noções de gestão de pessoas, liderança, marketing e empreendedorismo.

Investir em conhecimento é a melhor forma de trazer retornos positivos para a empresa por meio do capital humano. Por isso, esses custos também devem estar contemplados no planejamento financeiro empresarial.

Conheça as melhores ferramentas de gestão financeira e administrativa

Algumas ferramentas e softwares podem auxiliar tanto na gestão financeira quando nas práticas administrativas. Confira abaixo os principais ferramentas utilizadas nas empresas:

Sistema ERP

Um sistema de ERP oferece uma série de soluções para a empresa. Além de automatizar processos, a ferramenta também é capaz de gerar relatórios ricos em detalhes que auxiliam a companhia nos seus problemas de negócios.

Planilhas

Muitos subestimam o valor das planilhas, especialmente em uma era em que a oferta de soluções digitais inteligentes é tão ampla. Porém, esses documentos possibilitam enxergar com maior clareza as falhas ou erros dentro de uma empresa. Além disso, por serem fáceis de customizar, são extremamente adaptáveis para diversos perfis de funcionários.

CRM

As ferramentas de CRM são excelentes para auxiliar o setor financeiro nas suas previsões de faturamento. Isso porque, com base nas informações oferecidas pelo setor de vendas, muitos sistemas são capazes de calcular, de forma inteligente, uma linha de tendência para novos negócios e, assim, identificar se a empresa terá um aumento uma queda na receita.

Além disso, o CRM também sinaliza quais são as estratégias que estão ou não dando um bom retorno para a organização. Isso ajuda a identificar as melhores soluções e potencializar os resultados.

A gestão financeira é fundamental para o desenvolvimento de estratégias de sucesso, pois auxilia na tomada de decisões e permite implementar ações que trarão retornos positivos para a companhia. Por isso, investir em recursos e conhecimentos para a área pode ser uma excelente forma de promover o crescimento da empresa.

Gostou do nosso artigo sobre gestão financeira? Então curta nossa página no Facebook e acompanhe todos os nossos posts!

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

BCN Treinamentos

Deixar comentário.

Share This