[Vídeo] 6 Maneiras de criar gráficos Previsto x Realizado no Excel
Excel

[Vídeo] 6 Maneiras de criar gráficos Previsto x Realizado no Excel

Escrito por BCN Treinamentos

O gráfico em Excel mais comumente encontrado nas empresas é um comparativo de Previsto e Realizado, Orçado e Realizado ou em inglês Actual e Budget. Ou seja a comparação de um indicador que está sendo medido no momento em relação a algo que foi previsto anteriormente. 

Normalmente o gráfico é feito com as duas séries sendo comparadas num gráfico de colunas, mas será que não existem outras formas diferentes para fazer essa comparação e que sejam simples de serem criadas?

Para responder essa pergunta criamos esse vídeo mostrando o passo-a-passo da criação de cada um dos gráficos propostos abaixo.

Gráficos comparativos Realizado x Orçado no Excel

No vídeo mostramos que existem várias maneiras de fazer esse gráfico comparativo, sendo que tivemos o cuidado de ensinar gráficos que não há necessidade de um grande conhecimento no Excel. Ao invés desse gráfico simples de colunas conheça abaixo algumas das opções propostas:

Gráfico combinado de linha com coluna

Gráfico de Coluna e marcadores “flutantes”

Gráfico de Colunas com a diferença de Previsto e Realizado

Uma solução que facilita visualização, e consequentemente o entendimento da informação que o gráfico quer passar, é mostrar a diferença do realizado menos o previsto. Por exemplo, nesse exemplo que os dados são de vendas, se foram vendidos 15 mil reais e o previsto era de vender 13 mil reais a diferença será de 2 mil reais positivo. Portanto, esse dado ficara positivo no gráfico e fica claro que os dados positivos o resultado foi atingido e quando estiver negativo que as vendas não foram alcançadas.

Gráfico de Barras mostrando a diferença percentual entre Previsto e Realizado

Gráfico de Colunas com a diferença de Previsto e Realizado mostrando o percentual dessa diferença 

Se você gostou desse vídeo e quer aprender mais como criar Relatórios profissionais no Excel , conheça nosso curso de Dashboard em Excel no site da BCN Treinamentos

Sobre o autor

BCN Treinamentos

Deixar comentário.

Share This