Gestão Financeira

A Importância da Educação Financeira para Empreendedores

Empreender de maneira satisfatória e efetiva exige maleabilidade, criatividade, habilidade plena com questões organizacionais, gestão e principalmente domínio da área financeira, o que pode ser um grande desafio.

A falta de uma educação financeira de qualidade é considerada, pelos especialistas, a grande culpada pelo revés enfrentado pelos empresários frente ao fracasso de seus negócios.

Manter a empresa sempre lucrativa por um longo período é um privilégio de poucos. No Brasil, por exemplo, os negócios costumam manter suas portas abertas, em média, por menos de 3 anos. Isso ocorre devido à falta de capacidade da gestão da área financeira empresarial.

Não basta apenas ter um bom contador ou um gestor financeiro ao seu lado, é necessário saber analisar de perto a saúde financeira da sua empresa, até mesmo para ter a possibilidade de entender se o seu contratado está fazendo um bom trabalho.

A enorme importância da educação financeira para empreendedores é indiscutível, afinal, devido à rotina dinâmica dos negócios e as potenciais surpresas que podem se apresentar, o empresário deve saber aplicar os seus recursos financeiros de maneira eficaz. Isso não só o colocará em vantagem, mas também lhe dará maior capacidade de garantir as melhores oportunidades.

Pensar que a lucratividade é um fator de sucesso para o negócio é uma falha de entendimento, até porque isso não garante êxito. Um bom líder sabe que é preciso entender de forma profunda como funciona o fluxo de caixa e ter o entendimento desses dados para que assim, as escolhas estratégicas sejam aplicadas em seu negócio.

É a partir dessas análises mais profundas que será possível mensurar investimentos, implementar estratégias, aplicar a tributação ideal e demais demandas relacionadas. Todos esses ensinamentos partem de uma educação financeira adequada.

É importante ressaltar que a importância da educação financeira para empreendedores não se resume a simplesmente lucros e organização administrativa, pelo contrário. O conhecimento aprofundado dessa área pode oferecer diferencial e destaque suficientes para elevar o patamar dos negócios.

Confira mais detalhes sobre a importância da educação financeira para empreendedores e entenda de forma mais profunda como esse conhecimento pode melhorar as oportunidades e o desempenho dos seus negócios!

As Vantagens da Educação Financeira para Empreendedores

As vantagens da educação financeira para empreendedores são inúmeras e vão desde o aumento da lucratividade, até a expansão da capacidade de análise de oportunidades de outras frentes de negócio, até mesmo quanto a comunidade inserida no meio onde o empresário faz parte.

Gestão do Fluxo de Caixa Otimizada

Empreender, diferente do que muitos pensam, não exige apenas conhecimento no segmento de trabalho, mas necessita de entendimento profundo sobre otimização e conceitos básicos de fluxo de caixa. 

Muitas vezes a empresa é lucrativa contabilmente, mas nunca tem dinheiro em caixa por falta de uma boa gestão do fluxo de caixa. Conciliar o prazo de pagamento e recebimento é essencial para que sua empresa tenha uma boa saúde financeira e liquidez em caixa para eventualidades.

Tomada de Decisões mais Propositiva

Toda empresa visa o lucro, porém sem consistência essa lucratividade é um desafio constante. Para isso, o entendimento financeiro é o pilar fundamental que estrutura qualquer negócio.

Só conquistando o entendimento e o domínio de seus dados, o empreendedor terá uma visão ampla e inteligente do que está acontecendo em seu negócio.

Quando o assunto são decisões mais propositivas, estamos falando em ações baseadas em objetivos bem definidos, sempre visando a ascensão de um negócio. As tomadas de decisão precisam estar 100% alinhadas visando o crescimento, levando em conta o momento do mercado e as condições financeiras.

Como a Educação Financeira Impacta no Sucesso do Empreendedor

A educação financeira é essencial para o empreendedor que almeja o sucesso, mas como dito anteriormente, não resumidamente ao aspecto lucrativo.

A educação financeira impacta o empreendedor no espectro amplo, o tornando mais analítico, competente, frente às batalhas diversas comuns no âmbito profissional.

Dentre os impactos positivos causados pela boa educação financeira, estão:

Maior Controle Sobre as Finanças do Negócio

Ao se educar financeiramente, a gestão econômica do negócio se torna mais eficiente, gerando um custo-benefício e uma estabilidade maior para a sua empresa. 

O que automaticamente oferece mais controle e um planejamento mais confiável, devido à obtenção de informações baseadas em dados.

Além disso, destacaremos, essencialmente, duas áreas que a educação financeira impacta no sucesso do empreendedor

Aumento da Lucratividade e Sustentabilidade da Empresa

A educação financeira é uma premissa básica de quem quer manter a lucratividade e a sustentabilidade de seu negócio, sem ela os riscos e caminhos incertos aumentam consideravelmente.

Esses riscos são bastante comuns no início do empreendimento ou em momentos de expansão, quando o emocional do empresário pode interferir nessas interpretações.

No entanto, ao ter claro que a gestão financeira é base do aumento da lucratividade, o jogo muda.

Ter a capacidade de gerir desafios financeiros, avaliar com maior consistência o operacional, treinar suas equipes constantemente, manter o fluxo de caixa em dia são premissas básicas que não apenas mantém o negócio em dia, mas garantem o aumento da lucratividade .

A Busca Pela Educação Financeira e Os Grandes Obstáculos!

Se por um lado, os impactos positivos da educação financeira são inúmeros, por outro lado, os desafios enfrentados pelos empreendedores na busca pela educação financeira atrasam inevitavelmente as suas conquistas.

Baixo Nível de Conhecimento

Podemos afirmar que o baixo conhecimento da gestão financeira é um dos principais problemas que levam muitos negócios a falência em menos de 3 anos. Isso é um dado divulgado pelo IBGE, que aponta que 48% dos negócios fecham em menos de 3 anos e a culpa é a gestão financeira ineficiente.

Por mais que a situação seja preocupante, a solução pode ser mais simples do que imagina. Tornar o aprendizado profissional uma constante, identificar os recursos necessários e mais que isso, usar ferramentas adequadas é o jeito mais rápido de acelerar esse processo.

Quando o conhecimento é baixo, as decisões tomadas são inadequadas. Falta compreensão sobre marcadores financeiros, fluxo de caixa, formas de minimizar riscos e oportunidades de investimento. Isso para uma empresa é primordial.

Portanto, todo o empreendedor deve, de forma constante, investir em capacitação. Desenvolver essa habilidade é o que alavancará seus negócios.

Os Conceitos Aprendidos na Prática não São Aplicados

O outro grande desafio, um dos mais relatados entre os empreendedores, é a dificuldade em aplicar os conceitos aprendidos na prática.

Isso quer dizer que, se o primeiro desafio é superado, muitos ainda são barrados, na luta para alcançar o sucesso, por falta de prática do aprendizado.

Parece improvável, mas acontece muito! E o principal causador disso é a falta de tempo ou de conhecimento de ferramentas simples que ajudam a implementar os conceitos aprendidos.

Recursos para Auxiliar Empreendedores na Educação Financeira

Atualmente, com o avanço do empreendedorismo no Brasil e no mundo, temos cada vez mais acesso a recursos e ferramentas disponíveis para auxiliar os empreendedores na educação financeira.

Com uma gama de possibilidades que vão desde treinamentos online, eventos presenciais, workshops e palestras sobre gestão financeira, é impossível não conseguir informações sobre o assunto. Para empreendedores que buscam aprofundamento mais rápido, ainda há opções de mentoras ou consultorias aceleradoras, capaz de personalizar o aprendizado.

Há diversos recursos disponíveis para cada perfil e independente, se você é um empreendedor mais conservador ou mais ousado, identificar a ferramenta que fará mais rápido com que se obtenha conhecimento é o que garantirá sucesso em seu negócio.

Lembre-se sempre que os recursos são diversos, mas é necessário avaliar o que mais se adequa em sua rotina e em sua forma de aprendizado, só assim enfrentar os desafios da educação financeira será mais fácil.

Cursos Online e Presencial

Com o mercado em crescente e a educação online cada vez mais comum, é possível encontrar diversos cursos online e presencial disponíveis para auxiliar os empreendedores na educação financeira. Melhorando não só a teoria, como a prática no dia a dia empresarial. 
Se você deseja ter acesso a um conhecimento vasto, denso e aplicável sobre finanças, conheça o nosso curso de Tesouraria e aprenda a otimizar o fluxo de caixa de sua empresa de forma eficiente.

Sobre o autor

BCN Treinamentos

Deixar comentário.