Gestão Financeira

Chief Financial Officer (CFO): Função, Responsabilidades e como se tornar um

Os cargos estratégicos são de grande responsabilidade no universo corporativo. Dentre tantos, hoje trouxemos um guia completo sobre o CFO (Chief Financial Officer). Essa nomenclatura pode ser recente, mas o cargo já existe há muito tempo.

O CFO é do que o responsável principal pelas atividades financeiras do negócio. Ele pode ser confundido com o controller, contador, tesoureiro e outros profissionais que lidam com o setor financeiro do negócio. No entanto, ele ocupa um espaço junto ao CEO da empresa.

Para tirar todas as suas dúvidas, neste artigo explicaremos em detalhes o que é o CFO, o que ele faz e como se tornar um.

Quer aprender? Continue a leitura.

O que é Chief Financial Officer?

O Chief Financial Officer, ou simplesmente CFO, é o maior responsável pela gestão financeira de um negócio, como contabilidade, tesouraria, impostos, gestão de contas a receber e a pagar e outras atividades.

Ele pode ser entendido como um diretor dessas áreas. Portanto, precisa ser um líder comprometido e exemplar, comunicador e estratégico.

Esse profissional precisa ter em mente que vai lidar com boa parte dos setores da empresa, fornecendo suporte financeiro, especialmente na tomada de decisão. Então, precisa conhecer os limites do seu orçamento e previsibilidades.

Assim, pode ser entendido como um parceiro estratégico do CEO (Chief Executive Officer) sobre o qual explicaremos mais adiante neste artigo.

Quanto ganha um CFO?

O salário médio de um Chief Financial Officer (CFO), no Brasil, é de R$25.945,00, de acordo com o site VAGAS. Porém, esse valor pode variar de acordo com o porte da empresa e a região onde está localizada.

Quais são as responsabilidades de um CFO?

Certamente, as funções de cada cargo irão mudar de uma empresa para outra. No entanto, a seguir, explicamos as principais responsabilidades de um CFO que costumam ser unificadas em todas as organizações.

1.     Gerenciamento de controles financeiros

O CFO é responsável pelo gerenciamento de controles financeiros, que são os sistemas e processos implementados para garantir que as finanças da empresa sejam gerenciadas corretamente.

Assim, inclui a criação e gestão de orçamentos, a apresentação de demonstrações financeiras e a supervisão da conformidade com os requisitos regulamentares.

Caso exista outro profissional – como o controller, responsável pela preparação dos controles – o CFO apenas gerencia.

2.    Contabilidade

Dentro da contabilidade, esse profissional precisa:

  • Manter registros precisos de todas as receitas e despesas;
  • Preparar demonstrações financeiras;
  • Supervisionar o trabalho do departamento de contabilidade;
  • Acompanhar os ativos e passivos da empresa.

São tarefas aparentemente simples, mas que exigem um alto nível de responsabilidade, pois qualquer equívoco pode ocasionar em grandes problemas para a empresa, que podem inclusive levar ao endividamento e à falência.

3.    Planejamento e análise financeira

O CFO precisa sempre ter a habilidade de prever tendências de receitas e despesas. Isso envolve o desenvolvimento de planejamentos de longo prazo sobre o uso de recursos e a previsão de receitas.

O profissional vai definir a melhor maneira de fazer esses planejamentos e análises, de acordo com a realidade do negócio. O importante é que esses processos possibilitem minimizar riscos, além de identificar oportunidades para a melhoria da saúde financeira da organização.

CEO, CFO, COO e CMO: qual a diferença?

Nos últimos tempos, tem sido comum ver os seguintes cargos na empresa: CEO, CFO, COO e CMO. E, apesar de bastante estratégicos, nem sempre as pessoas conseguem identificar as responsabilidades e diferenciá-los numa empresa.

Assim, aqui nós iremos apresentar as principais diferenças entre esses cargos.

O que faz o CEO?

O CEO (ou Chief Executive Officer) é o diretor executivo da empresa. Sendo assim, costuma ocupar o topo do organograma e supervisiona todas as áreas, com o auxílio do CFO, COO e CMO.

Por meio de relatórios enviados por cada setor, ele é responsável por ter uma visão geral da empresa para definir a estratégia a ser seguida no negócio.

As principais atribuições do CEO são:

  • Estruturar as políticas e procedimentos gerais;
  • Determinar a estratégia do negócio;
  • Avaliar riscos e tomar decisões estratégicas;
  • Fazer a ponte entre conselho administrativo e outros cargos.

O que faz o COO?

O COO (ou Chief Operation Officer) é o diretor operacional. Desse modo, consegue estar junto da operação, mas com uma visão estratégia, adquirida junto ao CEO, para guiar melhor a equipe. Esse profissional implementa e supervisiona os processos no dia a dia.

As principais atribuições do COO são:

  • Produzir relatórios de reporte periodicamente ao CEO;
  • Supervisionar e fazer a liderança da operação;
  • Colaborar com diferentes departamentos para que funcionem da melhor forma;
  • Cuidar do controle de qualidade dos produtos ou serviços.

O que faz o CMO?

O CMO (ou Chief Marketing Officer) é o diretor responsável pela área de marketing. Sua missão é facilitar o crescimento da empresa e aumentar as vendas por meio de boas estratégias de marketing.

Assim, ele está conectado com a área comercial, buscando estabelecer o alinhamento entre as ações de marketing e os resultados em vendas da empresa.

A principais atribuições do CMO são:

  • Determinar o posicionamento da empresa no mercado;
  • Desenvolver estratégias de crescimento;
  • Mensurar o retorno das ações de marketing;
  • Inovar dentro do mercado.

Afinal, qual a diferença entre eles?

Em resumo, a diferença é que o CEO supervisiona as operações gerais de negócios de uma empresa e se reporta ao conselho de administração.

O CFO supervisiona as operações financeiras de uma empresa. Já o COO supervisiona as funções administrativas e operacionais do dia a dia de uma empresa. Enquanto o CMO supervisiona a área de marketing durante a rotina da empresa.

Todos os colaboradores desses cargos se reportam diretamente ao CEO.

É importante destacar que cada função tem um papel estratégico na empresa. Por isso, enquanto o CEO pode ser percebido como um profissional mais generalista — pela necessidade em estar conectado com as demais áreas — as demais funções precisam ser especialistas em suas áreas para que possam desenvolver suas responsabilidades com maior aprofundamento.

E qual a diferença entre CFO e controller?

As tarefas do CFO e do controller são bem parecidas, pois giram em torno do mesmo setor.

Mas, quando analisamos a pirâmide estratégica, é importante pensar numa diferença primordial entre eles: o CFO está no campo estratégico, enquanto o controller está no tático.

Dessa forma, o controller é responsável por garantir que as atividades operacionais do setor contábil e financeiro estão acontecendo da maneira correta. Portanto, numa visão de organograma, ele responde ao CFO.

De forma mais prática, o controller prepara os relatórios financeiros, monitoram as informações e elaboram demonstrações. No entanto, é o CFO quem lida com as decisões estratégicas e se reportam ao alto nível da empresa (por exemplo, o CEO).

Essas duas funções trabalham em conjunto, e para que as melhores análises e estratégias sejam desenvolvidas, é preciso que cada um desenvolva o seu papel numa empresa.

Isso porque quando as atividades operacionais e estratégicas são feitas por uma mesma pessoa (um problema comum nas empresas), os resultados não são aproveitados da melhor forma.

Como se tornar um CFO?

Quando falamos em iniciar uma carreira como CFO, é provável que você pense logo nos conhecimentos em finanças e contabilidade. No entanto, a função vai além das habilidades técnicas, e é preciso desenvolver competências comportamentais para assumir o cargo.

Por isso, trouxemos outras competências e passos que vão te ajudar a evoluir nesta área.

1.     Desenvolva as habilidades necessárias

Para assumir a posição de CFO não basta desenvolver o conhecimento técnico da área. É preciso pensar também em outras habilidades, como:

  • Liderança: esse profissional deve ser capaz de inspirar e motivar outras pessoas. Nesse setor, as pessoas podem facilmente se sentirem desmotivadas quando não existe um reconhecimento do seu trabalho, então é preciso criar confiança e um relacionamento entre todos os colaboradores;
  • Comunicação: um líder precisa ter a capacidade de se fazer entender com clareza e objetividade. Dessa forma, minimiza as falhas de comunicação e aumenta a eficiência da equipe;
  • Visão estratégica: o CFO deve conseguir enxergar além dos números. É primordial saber analisar cada situação para tomar as melhores decisões e aumentar os resultados.

2.    Tenha uma formação na área

Normalmente, o CFO tem formação em contabilidade, administração, economia e áreas correlatas. Esse profissional precisa conhecer sobre temas relacionados a:

  • Ponto de equilíbrio;
  • Demonstração de fluxo de caixa;
  • Payback;
  • Fontes de financiamento e valuation;
  • Avaliação de indicadores.

Para isso, existem formações complementares que agregam valor e conhecimento ao profissional. É o caso do Curso de Formação de CFO da BCN Treinamentos.

Ele oferece uma formação completa e didática para você se tornar um Chief Financial Officer e isso oferecerá um grande diferencial entre os concorrentes.

3.    Adquira conhecimento em tecnologia

Até certo tempo, o estereótipo de um setor financeiro era um ambiente repleto de papéis, arquivos, calculadoras e processos pouco dinâmicos.

Mas o cenário tomou uma nova perspectiva. Os profissionais que desejam ter maior produtividade e se atualizar com o mercado precisam ter conhecimento em tecnologias que facilitarão o seu trabalho e da equipe.

E o CFO, enquanto líder, será o responsável por conhecer as possibilidades e disseminar entre seus colaboradores. Por isso, é importante estar ainda mais por dentro das novidades e possibilidades.

4.    Comece aos poucos

Não espere iniciar numa empresa já neste cargo. Uma dica é começar a trabalhar em outras funções no departamento financeiro. Isso lhe dará a oportunidade de aprender sobre relatórios financeiros, orçamento e previsão.

Além disso, vai ser possível conhecer como outros profissionais atuam nesse cargo, para identificar pontos fortes e fracos. Essa estratégia vai te transformar em um líder mais consciente e com maior segurança.

Crie uma trilha de carreira e trabalhe nela. Aos poucos, busque promoções dentro da organização ou em outros locais, até chegar ao cargo estratégico tão desejado com mais autoridade.

A carreira de CFO é desafiadora, mas muito promissora e rentável. É importante lembrar que é um cargo de alto escalão, então exige dedicação, tempo e paciência até chegar até ele.

Com a BCN Treinamentos você vai conseguir desenvolver as principais habilidade para este cargo, entendendo as rotinas de trabalho e identificando os pontos críticos para que as atividades sejam feitas com estratégia.

Quer começar essa trajetória? Conheça o curso de formação em CFO da BCN Treinamentos e dê o primeiro passo!

Sobre o autor

BCN Treinamentos

Deixar comentário.