Carreira Jurídico

Controladoria jurídica: qual o papel desse setor?

Assim como todos os modelos de empresa, para que um escritório de advocacia possa crescer, é preciso preocupar-se não só com a competência de seus associados, mas também em como a gestão da empresa é desenvolvida. E para isso, é necessário contar com um setor de controladoria jurídica.

Esta é uma área que, apesar de gerar grande impacto nos resultados do negócio, ainda é pouco desenvolvida nas empresas. E isso acontece tanto pela falta de informações sobre como ela funciona quanto de como pode ser desenvolvida na prática.

Afinal, o que é a controladoria jurídica e quais as suas atividades? Qual a sua posição no organograma do escritório? Qual o salário de um controller jurídico? E quais os pontos principais para estruturar o setor na empresa?

Neste artigo você vai encontrar as respostas para estas dúvidas e os principais direcionamentos para desenvolver uma controladoria jurídica na sua empresa.

Continue conosco e aproveite o conteúdo!

O que é a controladoria jurídica?

Para entender o que é o setor de controladoria jurídica, o ideal é que você visualize o escritório de advocacia dividido em duas grandes atividades: operação e gestão.

O setor de operação concentra as atividades que geram faturamento para a empresa. Assim, é nele onde todos os serviços e entregas serão realizados para que as demandas de clientes e processos sejam atendidas.

Já no setor de gestão, ou atividades administrativas, concentra as tarefas que não têm um impacto direto na geração de renda da empresa, mas que atua como um suporte para que as tarefas da operação sejam feitas com maior qualidade e segurança. E é aqui que a controladoria jurídica desempenha o seu papel na empresa.

Este é o setor responsável por executar as atividades de caráter administrativo no escritório, que oferecem o apoio para que a equipe operacional da empresa realize suas tarefas.

Apesar de não ser um setor recente no mercado, o seu crescimento nas empresas cresceu com a evolução dos sistemas digitais no ramo jurídico e o aumento de serviços e demandas nas empresas.

A controladoria retira da operação a necessidade de realizar atividades administrativas e permite que os associados possam focar na qualidade de suas entregas, desenvolvendo o posicionamento de um setor estratégico.

Quais as principais atividades de uma controladoria jurídica?

Dentre as principais atividades do setor de controladoria jurídica, estão:

  • Cadastros em sistemas;
  • Participação no recrutamento e processo seletivo de novos colaboradores para a área de controladoria;
  • Agendamentos de prazos, audiências, sustentações orais e demais providências;
  • Gestão de indicadores;
  • Fornecimento de informações;
  • Criação de relatórios de produtividade;
  • Gerenciamento de prazos e metas da equipe;
  • Acompanhamento de rotinas administrativas;
  • Otimização através da criação de procedimentos, padronizações e processos internos e entre outras atividades.

É importante lembrar que as atividades podem variar de acordo com o porte e necessidades da empresa. Por isso, o ideal é realizar uma pesquisa com empresas que tenham características semelhantes para entender como a distribuição de tarefas é feita.

No entanto, é preciso esclarecer que este setor não deve ser considerado como um “faz tudo” na empresa. Para que a controladoria jurídica desempenhe o seu papel com eficiência, algumas atividades não devem ser repassadas para o setor, como:

  • Atendimento de clientes;
  • Elaboração de peças simples ou complexas;
  • Pesquisa de jurisprudência;
  • Audiências;
  • Sustentação oral.

Essas são tarefas que não fazem parte de sua natureza específica, e quando são absorvidas pelo setor, impactam no desenvolvimento das funções principais.

No organograma, onde está a controladoria jurídica?

Como mencionamos acima, a controladoria jurídica desempenha um papel essencial para que o escritório possa realizar entregas com maior estratégia e processos otimizados.

Assim, dentro de um organograma, o controller ou a controladoria estão diretamente ligados aos cargos de níveis mais estratégicos para ajudá-los nas tomadas de decisões.

Qual o salário de um controller jurídico?

De acordo com as pesquisas salariais do Talent.com, o salário médio de um controller jurídico em 2022 é de R$ 3.501, considerando escritórios de advocacia de diversos portes e regiões do país.

No entanto, algumas outras pesquisas já demonstraram que este valor pode chegar até a R$ 15.518.

Esta variação de valores sofre impacto de inúmeros fatores, que vão desde a experiência do profissional até o tamanho e características da região que está sendo pesquisada.

A pessoa que executa estas atividades é chamada de controller jurídico, que pode ou não ser um profissional formado em Direito. Isso porque o foco não está nas atividades operacionais, mas numa visão estratégica das atividades gerenciais.

Isso não significa que o controller não deve entender dos processos da operação, pelo contrário. Para desenvolver soluções eficazes, ele precisa conhecer estes processos e suas dores para que a sua contribuição possa aumentar a produtividade da equipe.

Além disso, a depender do tamanho da empresa e quantidade de unidades, bem como o volume de demandas, é possível que exista mais de um controller jurídico.

Como estruturar um setor de controladoria jurídica?

Defina um responsável

O primeiro ponto é definir quem será o profissional responsável por executar as atividades do setor. O objetivo principal da controladoria jurídica é que ela seja um setor estratégico com o foco nas atividades administrativas.

Assim, os profissionais que atuam na operação dos serviços não precisariam estar envolvidos com essa atividade e podem focar na qualidade das entregas e demandas.

Isso significa que o ideal é buscar um profissional que não esteja envolvido com as operações do negócio e possa focar estrategicamente nas atividades de controladoria.

E como citamos no início do artigo, este profissional não precisa de uma formação na área de Direito, mas o ideal é que ele conheça as rotinas do escritório para desenvolver soluções mais eficientes.

Analise os processos

Selecionando o controller jurídico, o próximo passo é fazer a análise dos processos e de como as atividades estão distribuídas atualmente, para que um novo cenário seja planejado.

Verifique os principais gargalos e necessidades, bem como desenvolva um retrato de como as coisas são feitas hoje. A partir disso, os processos da controladoria poderão ser modelados para os novos objetivos da empresa.

Aqui você poderá perceber que, com a nova distribuição de tarefas, algumas pessoas que realizavam atividades administrativas podem apresentar uma resistência às mudanças. Por isso, manter a comunicação, envolver a equipe e apresentar as melhorias são atividades fundamentais.

Selecione um sistema

Implantar um setor de controladoria jurídica é um processo que visa a otimização de processos e uma visão estratégica das atividades. Por isso, o controller pode encontrar grandes dificuldade ao tentar executar suas responsabilidades sem o uso de sistemas.

E para facilitar este trabalho, alguns sistemas jurídicos já foram desenvolvidos como um suporte para a implantação da controladoria nos escritórios. Dessa forma, o ideal é fazer pesquisas e buscar referências sobre qual modelo poderia se encaixar melhor para as necessidades da sua empresa.

O desenvolvimento do setor de controladoria jurídica é o próximo passo na jornada de crescimento e profissionalização de escritórios de advocacia. E para isso, o ideal é buscar o conhecimento necessário para que todo o processo seja feito da melhor forma.

Com o curso de Controladoria Jurídica da BCN Treinamentos, além de aprender os principais processos para a implantação do setor, você vai receber o suporte de profissionais que já passaram por essa fase e poderão contribuir com a sua experiência.

Inscreva-se agora no Curso de Controladoria Jurídica!

Sobre o autor

BCN Treinamentos

Deixar comentário.