Carreira RH

Técnica pomodoro para aumento da produtividade

A técnica pomodoro foi criada pelo italiano Francesco Cirillo no final dos anos 80, quando ele era um estudante universitário. Ele percebeu que tinha dificuldade de se concentrar nas suas tarefas e se distraía facilmente. Então, ele decidiu usar um temporizador de cozinha em forma de tomate (pomodoro, em italiano) para dividir o seu tempo de estudo em blocos de 25 minutos, separados por pausas curtas de 5 minutos.

O resultado foi surpreendente: ele conseguiu estudar mais e melhor, com menos cansaço e mais motivação. Ele chamou esse método de técnica pomodoro e o compartilhou com seus colegas, que também se beneficiaram dele. Desde então, a técnica pomodoro se tornou uma das ferramentas mais populares e eficazes para gerenciar o tempo e melhorar o desempenho no trabalho, nos estudos e na vida pessoal.

O que é a técnica pomodoro?

A técnica pomodoro é uma forma simples e prática de organizar o seu tempo e realizar as suas tarefas com mais foco, qualidade e eficiência. Ela consiste em dividir o seu dia em blocos de tempo chamados pomodoros, que duram 25 minutos cada. Durante cada pomodoro, você deve se dedicar a uma única tarefa, sem interrupções ou distrações. Ao final de cada pomodoro, você faz uma pausa curta de 5 minutos, para descansar a mente e recarregar as energias. A cada quatro pomodoros, você faz uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos.

Como funciona a técnica pomodoro?

Para aplicar a técnica pomodoro, você vai precisar de um cronômetro (pode ser o do seu celular ou do seu computador), uma lista de tarefas e um papel e uma caneta (ou um aplicativo) para anotar os seus pomodoros. O passo a passo é o seguinte:

  1. Escolha uma tarefa da sua lista e estime quantos pomodoros você vai precisar para concluí-la.
  2. Ajuste o cronômetro para 25 minutos e comece a trabalhar na tarefa.
  3. Mantenha o foco na tarefa até o cronômetro tocar. Se alguma coisa te interromper ou distrair, anote em um papel e volte para a tarefa imediatamente.
  4. Quando o cronômetro tocar, marque um X no papel para indicar que você completou um pomodoro.
  5. Faça uma pausa curta de 5 minutos. Aproveite para se alongar, tomar água, ir ao banheiro ou fazer algo que te relaxe.
  6. Repita os passos 2 a 5 até completar quatro pomodoros.
  7. Faça uma pausa mais longa de 15 a 30 minutos. Aproveite para comer algo, meditar, ler ou fazer algo que te divirta.
  8. Volte para o passo 1 e continue trabalhando nas suas tarefas até terminar o seu dia.

Quais as vantagens de usar a técnica pomodoro?

A técnica pomodoro traz vários benefícios para quem a utiliza, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Alguns deles são:

  • Aumenta a produtividade: ao trabalhar em blocos de tempo definidos e focados, você consegue realizar mais tarefas em menos tempo, com mais qualidade e menos erros.
  • Reduz o estresse: ao fazer pausas regulares, você evita o esgotamento mental e físico causado pelo excesso de trabalho. Além disso, ao ver o seu progresso marcado no papel ou no aplicativo, você sente mais satisfação e motivação.
  • Melhora a concentração: ao eliminar as interrupções e distrações durante os pomodoros, você desenvolve a habilidade de manter o foco na tarefa que está realizando, sem se dispersar ou procrastinar.
  • Aperfeiçoa a gestão de tempo: ao estimar quantos pomodoros você precisa para cada tarefa, você aprende a priorizar as atividades mais importantes e urgentes, e a planejar melhor o seu dia.
  • Promove o equilíbrio entre trabalho e lazer: ao reservar momentos para descansar e se divertir entre os pomodoros, você mantém o seu bem-estar físico e emocional, e evita a sensação de culpa por não estar trabalhando.

Conclusão

A técnica pomodoro é uma forma simples e eficaz de gerenciar o seu tempo e melhorar a sua produtividade. Ao aplicar essa metodologia, você consegue realizar as suas tarefas com mais foco, qualidade e eficiência, além de reduzir o seu estresse e aumentar a sua motivação. O melhor dessa técnica é que ela é facilmente implantada e o resultado você já percebe ao final do dia. Se quiser melhorar sua produtividade leia também este outro artigo do blog da BCN Treinamentos com 10 dicas para aumentar sua produtividade no trabalho. Leitura rápida e fácil!

Sobre o autor

BCN Treinamentos

Deixar comentário.