O gestor financeiro é aquele profissional indispensável em qualquer empresa. É ele o responsável pelo controle do orçamento, equilíbrio entre entradas e saídas e a manutenção da saúde financeira do negócio.
Mas não é só isso, o gestor financeiro além de ser o responsável pelo controle dos recursos financeiros da empresa, também deve cuidar do planejamento e da gestão da equipe responsável pela área financeira, da validação das contas da empresa e da tomada de decisões corporativas importantes.
Por conta de todas essas tarefas, um bom gestor financeiro deve ter algumas habilidades específicas que no dia a dia se mostram extremamente úteis ao lidar com os colaboradores da empresa, colegas de trabalho, fornecedores e clientes.
E para que você saiba quais características um gestor financeiro precisa possuir para ter sucesso em sua carreira, preparamos este novo artigo. Acompanhe e boa leitura!
Qual é a importância do gestor financeiro?
O gestor financeiro é aquele profissional que, como o próprio nome já diz, é o responsável pela gestão financeira de uma organização. É ele que administra todas as transações e processos relacionados às movimentações financeiras do negócio.
Mas, para que fique mais clara a importância desse profissional, é importante que você conheça quais são as principais funções do gestor financeiro dentro de uma empresa:
- Controlar o fluxo de caixa, cuidando de todos os procedimentos cotidianos relacionados à área financeira, tais como contas a pagar e a receber;
-
Agregar valor ao patrimônio líquido da empresa, ou seja, é ele o responsável por gerar lucro por meio das atividades operacionais da empresa;
-
Otimizar a tomada de decisões estratégicas, fornecendo aos gestores informações valiosas sobre a situação financeira da empresa;
-
Ajudar a precificar produtos e serviços, analisando entre outras coisas o preço de venda praticado pelo mercado, os custos relacionados ao produto/serviço, os investimentos realizados e a credibilidade da marca;
-
Mensurar os resultados do negócio e projetar análises de mercado;
-
Realizar a gestão de custos, acompanhando de perto o desempenho das atividades operacionais, estudando as informações sobre a rentabilidade do negócio e dominando as técnicas de apuração de custos.
Como você pode perceber, não se trata de um trabalho simples. E hoje, devido à sua enorme importância dentro da empresa, o gestor financeiro ocupa um papel cada vez mais estratégico. Afinal, dependendo da sua atuação, é possível melhorar o processo decisório dos gestores e gerar muito mais valor para a empresa.
Por isso, esse profissional deve possuir algumas características fundamentais que, com certeza, farão toda a diferença no dia a dia do negócio, bem como a médio e longo prazo.
7 características que um gestor financeiro deve possuir
Para realizar um bom trabalho e ser bem sucedido o gestor financeiro precisa possuir algumas características e entre elas podemos citar:
1. Conhecimentos específicos
Um gestor financeiro deve possuir avançados conhecimentos em finanças, contabilidade, economia, administração e outras áreas interligadas.
É aconselhável também que domine idiomas como o inglês e o espanhol e que se mantenha atualizado sobre temas de finanças internacionais, economia e política global.
2. Grande capacidade analítica
Para conseguir analisar a enorme quantidade de dados financeiros dos diversos setores de uma empresa, o gestor financeiro precisa ter grande capacidade analítica.
Afinal, é fundamental conseguir interpretar de forma correta todas as informações recebidas e encontrar alternativas viáveis para a solução de problemas.
3. Inteligência emocional
Todo gestor, sendo ou não da área financeira, deve possuir inteligência emocional para saber lidar de forma adequada com outros gestores da empresa, clientes e colaboradores.
Quando se tem inteligência emocional a pessoa se mostra mais confiante e flexível, atuando de forma eficaz diante de todas as eventualidades.
4. Saber liderar
Outra característica que todo gestor deve possuir: espírito de liderança.
No entanto, muitos confundem liderança com autoritarismo e querem liderar impondo um respeito que deveria ser conquistado e cultivado no dia a dia. Mas, como você pode imaginar e talvez já tenha presenciado, quem lidera pela imposição obtém apenas descontentamento e uma equipe desmotivada.
O gestor financeiro com espírito de liderança trabalha a habilidade de direcionar e mobilizar pessoas, fazendo com que caminhem juntas em busca do alcance das metas e objetivos da empresa.
5. Ser disciplinado
Ser um profissional disciplinado é fundamental. A partir do momento em que você define um objetivo para sua carreira, você deve começar a pensar em como será o caminho até ele, quais os passos que devem ser tomados e quais serão suas prioridades. E para que isso funcione, é preciso ter foco e muita disciplina.
E aqui, vale uma dica: saber lidar com horários e com o cumprimento de prazos é primordial para construir uma carreira de sucesso.
6. Ter ambição
Não se contente com resultados medianos, ser ambicioso e querer sempre fazer o melhor não é um problema.
Estabeleça objetivos e os renove à medida que forem atingidos. Com isso, você irá evoluir não só na esfera profissional, mas também na vida pessoal.
7. Saber se comunicar e negociar
Um gestor financeiro se relaciona com vários públicos em todos os aspectos dos negócios. Por isso, ele precisa ter habilidade de comunicação e negociação.
Sabendo se comunicar e negociar é possível atingir melhores resultado na direção das atividades da equipe e também na resolução de problemas na área financeira, conseguindo assim, atender aos interesses da empresa.
Conclusão
Ser um gestor financeiro não é uma tarefa das mais fáceis e para obter destaque em um mercado de trabalho tão competitivo, o profissional não pode ficar parado. Assim, além de todas essas características, é importante estar sempre em busca de conhecimentos capazes de diferenciar você dos outros profissionais. E para que isso aconteça, só existe um caminho: investir na sua educação.
Procurar por cursos especializados que tratem de ferramentas específicas pode fazer uma grande diferença na sua carreira na área financeira. Cursos como Gestão Estratégica da Tesouraria e Formação de Controller, podem ser boas opções.
Então, se quiser investir em você e saber mais sobre esses e outros cursos, visite nosso site e não deixe de seguir nosso blog para se manter sempre atualizado.
Veja também:
Como um gestor financeiro pode se manter atualizado?
Dúvidas sobre como ser um bom gestor financeiro? Veja 7 dicas!
O que fazer para melhorar o seu currículo de gestor financeiro?
Deixar comentário.