Saiba quais são as principais funções do gestor financeiro
Carreira

Saiba quais são as principais funções do gestor financeiro

Escrito por BCN Treinamentos

Nos bastidores de qualquer negócio bem-sucedido, há sempre uma gestão empresarial sólida e eficiente, visto que organização é sinônimo de disciplina, responsabilidade e comprometimento com as necessidades dos consumidores.

Para obter resultados positivos e garantir a sua posição no mercado, é preciso que todos os departamentos da empresa desempenhem as suas devidas funções, mas sempre focados nos mesmos objetivos.

Nesse contexto, é correto afirmar que o gestor financeiro tem um papel fundamental, uma série de tarefas importantes na empresa e você poderá conferi-las no artigo de hoje. Continue a leitura para conhecer as principais funções do gestor financeiro!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O que é um gestor financeiro?

Como o próprio termo sugere, o gestor financeiro é o profissional que tem responsabilidade sobre a gestão financeira de uma instituição empresarial. Em outras palavras, ele administra todas as transações e processos relacionados às movimentações financeiras do negócio.

Para ser qualificado a desempenhar um cargo tão importante, esse profissional necessita de uma formação específica na área, sendo comumente indicada uma graduação em Administração, Contabilidade ou Economia.

O gestor financeiro precisa receber conhecimentos destas áreas para que esteja apto a executar funções pertinentes ao exigente mundo das finanças. Além disso, é importante que ele tenha habilidade para trabalhar com números e entenda de legislação tributária.

Quais são as funções do gestor financeiro?

Captar recursos, otimizar a tomada de decisões estratégicas, organizar os pagamentos e recebimentos, fazer análises de demonstrativos contábeis, projetar resultados futuros e até mesmo cuidar de assuntos relacionados à gestão fiscal do negócio são apenas algumas das funções do gestor financeiro.

Confira a seguir as principais tarefas que esse profissional desempenha em uma empresa.

Controla o fluxo de caixa

Uma das principais funções do gestor financeiro é garantir o cumprimento do orçamento da empresa, cuidando de todos os procedimentos cotidianos relacionados à área financeira, como contas a receber e a pagar e tudo que tenha relação com a geração de notas, rotinas fiscais, relatórios e contabilização de documentos.

Por ser responsável pela execução de atividades de cunho repetitivo, esse profissional busca minimizar ao máximo os custos por meio da otimização da produtividade. Ele precisa se certificar de que a empresa tenha organização e controle financeiro suficientes para que alcance suas metas e objetivos com um grau de risco aceitável.

Fazer relatórios de performance de vendas e mensurar o desempenho dos variados setores do negócio estão entre as funções do gestor financeiro, além de indicar medidas preventivas e adaptações para reduzir gastos e aumentar a lucratividade.

Conheça nosso treinamento de Gestão Estratégica de Tesouraria

 

Agrega valor ao patrimônio líquido da empresa

Gerar lucro líquido por meio das atividades operacionais da empresa é uma das funções do gestor financeiro. Ou seja, ele também é responsável por agregar valor ao patrimônio líquido do empreendimento.

Para viabilizar esse processo, o profissional deste setor pode contar com recursos que o auxiliarão em seu trabalho, como um sistema de gerenciamento de dados e automação de tarefas, que consiste em um software capaz de analisar a situação financeira do negócio como um todo, ajudando a projetar resultados futuros de acordo com o desempenho que a empresa vem apresentando nos últimos períodos.

Uma das maiores vantagens em utilizar um software deste tipo está na facilidade em gerar gráficos e outros relatórios automaticamente, facilitando a exposição e a leitura de dados relevantes.

O gestor também tem a sua disposição métricas para avaliar a performance de vendas, ações de marketing, a produtividade da equipe, feedback dos consumidores, entre outras informações importantes para melhorar o planejamento e tornar o negócio mais competitivo.

Otimiza a tomada de decisões estratégicas

Com o decorrer dos anos, o gestor financeiro passou a assumir um papel mais amplo dentro das empresas, responsabilizando-se também pelas estratégias de negócios. O profissional busca melhorar o processo de tomada de decisões de modo a gerar valor à marca e até mesmo aumentar credibilidade dela diante dos consumidores.

Utilizar uma abordagem sistemática e racional são prerrequisitos para ocupar o cargo que está à frente das decisões estratégicas da empresa. Entretanto, é preciso ponderar e “humanizar” os dados financeiros, já que toda companhia é integrada por pessoas, correto?

No conceito dos empreendedores modernos, a gestão financeira é um elemento fundamental para alcançar o sucesso da organização, principalmente se considerarmos que ela não atua somente neste segmento, mas também proporciona informações que melhoram toda a cadeia produtiva.

Ajuda a precificar produtos e serviços

Se existe uma questão que gera dúvidas até mesmo nos empreendedores mais experientes é a precificação dos produtos e serviços, não é verdade? Afinal, uma série de fatores e variáveis precisam ser considerados para que a empresa cobre um valor justo, competitivo e que não comprometa sua lucratividade.

Por isso, ajudar a precificar produtos e serviços de forma adequada está entre as principais funções do gestor financeiro. O profissional utiliza seu vasto conhecimento para equilibrar aspectos como:

  • preço de venda praticado pelo mercado;
  • custos relacionados ao produto/serviço;
  • credibilidade da marca;
  • investimentos;
  • gastos fixos e variáveis.

Entre muitos outros fatores.

De forma resumida, existem três maneiras para se realizar uma precificação eficiente: baseando-se em custos, concorrência e demanda. Conhecer minuciosamente cada um desses itens é essencial para que o gestor saiba o valor ideal e as métricas necessárias para aplicar os preços.

Mensura os resultados e projeta análises de mercado

Para não somente garantir a sobrevivência da empresa, mas também obter uma taxa de crescimento anual satisfatória, é imprescindível que o gestor financeiro saiba projetar análises futuras de mercado.

Para que ele possa propor medidas que reflitam positivamente na performance econômica da empresa, é preciso mensurar os resultados por meio de relatórios detalhados.

Portanto, é natural que o gestor ocupe posições como assessor, assistente de mercado financeiro ou consultor analista. Ou seja, as áreas de atuação para esse profissional são bastante amplas, incluindo departamentos e organizações financeiras como de contabilidade, corretoras de valores e até mesmo consultoria financeira como autônomo.

Realiza a gestão de custos

Para finalizar o nosso conteúdo sobre as principais funções do gestor financeiro, é importante citar a gestão de custos, pois essa é uma das formas de aumentar a lucratividade de qualquer empresa, principalmente em tempos de forte recessão econômica.

Para minimizar riscos e chances de obter prejuízos, o gestor precisa acompanhar de perto o desempenho das atividades operacionais, estudar as informações sobre a rentabilidade do negócio e dominar técnicas de apuração de custos. Desta forma, consequentemente, a companhia obterá melhores resultados financeiros, utilizando os recursos de forma eficiente.

Agora que você já conhece as principais funções do gestor financeiro de uma empresa, compartilhe este artigo com seus colegas do ramo nas redes sociais!

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

BCN Treinamentos

Deixar comentário.

Share This