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Employer Branding – Uma Reflexão

Este artigo não pretende ser uma definição de Employer Branding e nem um manual de como implantá-lo. O propósito é gerar discussão, troca de conhecimento, aprendizagem e reflexão para tomada de decisão.

Pense em uma marca que você admira e é um consumidor de seus produtos. As pessoas compram os produtos ou serviços de uma marca por motivos como preço, valor agregado, qualidade, status. Atualmente não bastam estes requisitos, é necessário que ao comprar um produto ou adquirir um serviço, minha experiência como consumidor seja positiva e satisfatória.

A experiência está relacionada com o tempo de entrega de um produto, as condições em que o mesmo é entregue e o atendimento antes, durante e após a compra. Os consumidores também se engajam em algumas marcas quando estas possuem consonância com seus próprios valores. Se uma marca é relacionada com trabalho escravo, por exemplo, perderá muitos dos seus consumidores ou até poderá encerrar suas atividades. Muitas marcas conquistam os compradores e crescem como negócio, quando deixam claro aos seus consumidores atuais e futuros o seu propósito e valores como empresa.


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O que é Employer Branding e a importância para sua empresa

7 razões para implantar o Employer Branding na sua empresa

Estratégias de Employer Branding


Segundo o Dossiê Google BrandLab, 54% dos millennials dariam preferência a marcas focadas na igualdade de direitos e diversidade.

É importante e estratégico ao negócio falar e praticar o Employer Branding nas empresas. Mesmo em tempo de crise financeira e escassez de emprego, os candidatos estão mais exigentes ao escolher participar de um processo seletivo e os colaboradores em uma empresa querem identificar-se com a companhia não só em relação aos seus valores, missão e visão. Para ocorrer um verdadeiro engajamento, é necessário que a empresa atue em congruência com seu discurso interno e externo.

Employer Branding é a reputação da sua empresa como marca empregadora, como um lugar para trabalhar. Geralmente está relacionado com a forma como as empresas contratam seus profissionais, porém também está ligado com a forma como se engaja e motiva os colaboradores.

Uma empresa com um Employer Branding consistente é aquela que entende seus colaboradores como consumidores. Possui ferramentas para mapear seu público interno e entende o perfil dos futuros contratados.


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Curso Employer Branding


A comunicação interna e externa está em consonância e os funcionários sabem o que ocorre na empresa como cultura e estratégia de negócio. Em uma companhia com Employer Branding, os funcionários não ficam surpresos com alguma notícia nas redes sociais, pois eles já sabiam e compartilharam com sua rede pessoal e profissional. As práticas e processos de Recursos Humanos são claros e descomplicados, utilizando a tecnologia e digitalização para otimizar e assim investir mais tempo na relação com as pessoas.

Para um candidato, uma empresa com Employer Branding é aquela quando o profissional busca informações sobre a organização, propósito, resultados e cultura interna, e os encontra de forma fácil e com referências mais positivas do que negativas. Quando o processo de recrutamento e seleção, independente da quantidade de etapas ou critérios, é claro desde o início quanto ao prazo e principalmente, quando há feedback ao candidato sobre sua continuidade ou não no processo.

Fazer parte em uma lista de excelente lugar para trabalhar não é mais o suficiente, é necessário que a empresa coloque foco em encontrar e definir o que é único na sua proposta de valor aos colaboradores, candidatos e consumidores. 


Este artigo foi escrito por Alexandre Fleury, Diretor de RH na Flexvision Universal Management

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