RH

7 razões para implantar o Employer Branding na sua empresa

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância do Employer Branding para o sucesso do seu negócio, não deixe de conferir este artigo. Vamos listar aqui 7 razões para implantar agora mesmo essas boas práticas de gestão de pessoas.

Afinal, em um momento em que o mercado de trabalho no mundo passa por grandes transformações e é crescente a preocupação em atrair e manter talentos, é determinante que a empresa mantenha um bom relacionamento com seus funcionários e para isso nada melhor que práticas de técnicas de Employer Branding. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

O que é o Employer Branding?

De maneira resumida, podemos dizer que Employer Branding é uma estratégia que tem como objetivo a construção e a manutenção de uma imagem positiva da empresa, tendo como destinatário não os clientes finais, mas sim todos os seus colaboradores.

Se trata de um conjunto de práticas e técnicas utilizadas para melhorar a reputação da empresa empregadora, influenciando na forma como os seus funcionários vêm a empresa, o que acaba refletindo diretamente no mercado.


Quer conhecer mais sobre Employer Branding? Leia este outro artigo sobre O que é Employer Branding e a importância para sua empresa


 

A importância do Employer Branding para sua empresa

Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn mostrou que 75% das pessoas que estão buscando um novo emprego pesquisam sobre a empresa antes de fazer sua inscrição para uma vaga. Isso quer dizer que as empresas que cuidam de sua  reputação no mercado de trabalho têm mais facilidades para recrutar candidatos e também de reter os colaboradores que já trabalham lá.

No mais, é claro que poder contar com profissionais de alto nível alinhados aos valores,cultura e missão do negócio contribui para o aumento da produtividade. Quando engajados e orgulhosos da empresa em que trabalham, os funcionários  estão sempre satisfeitos com as tarefas que exercem e costumam redobrar seus esforços para cumprí-las de acordo com as expectativas do empregador para continuarem fazendo parte do time.

7 razões para implantar o Employer Branding na sua empresa

Os benefícios do Employer Branding para a sua empresa são muitos, mas precisa ser aplicado de forma correta e deve refletir o real perfil da organização. Não adianta você vender a sua empresa de uma maneira e depois, no decorrer da relação de trabalho, o funcionário descobrir que não era nada daquilo.

Confira agora 7 razões para implantar agora mesmo estratégias certeiras de Employer Branding na sua empresa.

1. Atrair candidatos mais alinhados com a empresa

É comum você realizar um processo seletivo e entre dezenas de candidatos não encontrar nenhum que esteja alinhado com o perfil da sua empresa. Às vezes, os profissionais apresentam todas as competências e habilidades técnicas necessárias, porém eles não se encaixam da maneira que você gostaria na sua equipe.

No entanto, ao trabalhar com o Employer Branding, esse problema será minimizado e será muito mais fácil encontrar novos colaboradores com as características que você está procurando. E isso acontece porque, além de ter um discurso que atinja esses profissionais, você também irá saber o lugar certo para encontrá-los.

2. Reforçar os valores e a cultura da organização

Os valores e a cultura da sua empresa são os principais pontos que precisam ser trabalhados quando falamos de Employer Branding com o objetivo de conquistar novos talentos.

Ao contratar novos colaboradores seguindo fielmente esses preceitos, os valores da sua empresa serão reforçados diariamente através do posicionamento profissional da sua nova equipe.

3. Aumentar a retenção de talentos

Os profissionais mais jovens não se importam em se demitirem para irem atrás de um novo desafio ou oportunidades de trabalho que estejam mais de acordo com seus objetivos  pessoais e profissionais. Assim, a cada dia fica mais difícil reter talentos na empresa.

Porém, esse alto nível de turnover (rotatividade dos funcionários) gera custos para a organização, já que ela precisa realizar um novo processo seletivo, aplicar treinamentos, além de arcar com os valores rescisórios previstos em lei que precisam ser pagos quando um trabalhador é desligado da empresa.

Assim, aumentar a retenção de talentos é muito importante para uma empresa e o Employer Branding ajuda muito nisso. Pois, ao contratar funcionários mais alinhados com os valores e com a cultura da empresa, promove-se uma maior integração entre eles, facilitando o trabalho em equipe e o senso de propósito com os objetivos finais da organização.

4. Criar promotores da marca

Quando a estratégia de Employer Branding é bem feita, seus funcionários ficam felizes, satisfeitos e muito motivados para o trabalho. E isso, faz com que eles se tornem, de maneira espontânea, promotores e fiéis defensores da sua marca.

Seus colaboradores terão orgulho de trabalhar em sua empresa e farão questão de mostrar aos seus amigos e familiares o quanto é bom trabalhar lá, o que acaba proporcionando uma excelente divulgação para a marca.

5. Impactar positivamente na produtividade

É claro que funcionários mais felizes e motivados sempre vão produzir mais, pois eles querem realmente o sucesso do negócio, querem ver e fazer parte do crescimento da empresa, querem se sentir responsáveis por isso.

Em vez de colaboradores que vão ao trabalho apenas para baterem o cartão de ponto  para receberem seu salário no fim do mês, as estratégias de Employer Branding quando aplicadas corretamente podem impactar positivamente a produtividade de toda a equipe.

6. Melhorar os resultados da empresa

É claro que com uma equipe produzindo mais e melhor, os resultados da empresa vão melhorar como um todo e fazer com que ela se destaque na sua área de atuação.

7. Favorecer a relação com outras empresas

Por fim, vale destacar que uma empresa com um alto nível de Employer Branding não se torna apenas uma excelente referência entre os profissionais da área. Ela também passa a gozar de uma boa reputação entre as concorrentes e fornecedores, sendo que com essas últimas se pode construir fortes relações de confiança e parceria.


Quer conhecer vários Cases de Sucesso de Empresas que utilizam o Employer Branding? Veja o programa completo do Seminário de Employer Branding da BCN Treinamentos que ocorrerá em 26 de Março de 2019

Curso Employer Brandinf

Conclusão

Como você pode perceber, são várias e excelentes as razões para implantar as estratégias de Employer Branding na sua empresa. Porém, é preciso alertar que os resultados não vão aparecer rapidamente, de uma hora para a outra. Employer Branding deve ser visto como um projeto de longo prazo e para que sua implementação seja bem sucedida, é preciso ter bem definidos todos os valores do negócio e principalmente, ter um  RH comprometido com eles.

É preciso também garantir que as estratégias de Employer Branding envolvam todos os setores e níveis hierárquicos da empresa, fazendo assim com que todos falem uma só língua e trabalhem tendo em vista os mesmos objetivos. Depois, é só se preparar para colher os frutos do sucesso.

Quer conhecer como o Employer Branding funciona na prática? Veja o programa completo do Seminário de Employer Branding da BCN Treinamentos que ocorrerá em 26 de Março de 2019 com várias empresas contando seus Cases de Sucesso.

Sobre o autor

BCN Treinamentos

Deixar comentário.