RH

O que é Employer Branding e a importância para sua empresa

Lembra daquela célebre expressão “vestir a camisa da empresa”? Pois é, a cada dia isso se torna mais difícil. Ao contrário das gerações anteriores, a chamada geração Y (millenials), estão realizando suas escolhas profissionais com base na qualidade de vida, buscando novos desafios e oportunidades de crescimento contínuo e acelerado. Por isso, dificilmente permanecem muito tempo em um mesmo emprego, a não ser que você consiga convencê-los que sua empresa é um excelente lugar para trabalhar. E é aí que entra o Employer Branding.

Ficou curioso e quer saber mais? Acompanhe este artigo e decifre os segredos do Employer Branding.

O que é o Employer Branding?

Mais do que consumidores fiéis e engajados, uma marca de sucesso precisa ter também colaboradores envolvidos com os valores da empresa, pois são eles que fazem tudo acontecer e que estão em contato direto com os clientes.

Pode parecer simples conseguir todo esse envolvimento interno e amor pela empresa, mas não é bem assim que acontece e é comum que grandes organizações percam com facilidade grandes talentos porque não conseguiram o engajamento interno necessário. Assim, a cada dia é mais importante investir no Employer Branding da empresa.

De maneira simples, podemos dizer que Employer Branding é uma estratégia que tem como objetivo a construção e a manutenção de uma imagem positiva da empresa, tendo como destinatário não os clientes finais, mas sim todos os seus colaboradores. Se trata de um conjunto de práticas e técnicas utilizadas para melhorar a reputação da empresa empregadora, influenciando na forma como os seus funcionários vêm a empresa, o que acaba refletindo diretamente no mercado.

A importância do Employer Branding para sua empresa

É inegável que o fato da empresa ser reconhecida como uma boa empregadora interfere favoravelmente na percepção que os clientes finais têm sobre a marca. Afinal, ter funcionários como seus fiéis defensores diz muito sobre a empresa, seus produtos e serviços.

Mas não é só isso. Poder contar com profissionais de alto nível alinhados aos valores, cultura e missão do negócio contribuem também para o aumento da produtividade.  Quando engajados e orgulhosos da empresa em que trabalham estão sempre satisfeitos com as tarefas que exercem e costumam redobrar seus esforços para cumprí-las de acordo com as expectativas do empregador para continuarem fazendo parte do time. Excelente, não?

Employer Branding e atração de novos talentos

Além do aumento da produtividade, podemos dizer que a importância maior do Employer Branding diz respeito à redução de custos nos processos de seleção e contratação. Com uma boa reputação, é normal que pessoas mais qualificadas se interessem por trabalhar na empresa, diminuindo o tempo e o volume de recursos gastos no processo de seleção.

Quando a sua empresa investe em seus colaboradores e melhora a experiência de trabalho, ela também aumenta sua boa reputação como marca empregadora. E isso rapidamente se espalha, seja por meio de ações de marketing, seja por prêmios e reconhecimento por parte de outras instituições ou mesmo comentários dos seus funcionários que chegam aos ouvidos de profissionais qualificados ávidos por novas oportunidades no mercado de trabalho.

Assim, a utilização de técnicas de Employer Branding favorece a atração de profissionais mais qualificados e capacitados, com valores semelhantes aos da sua empresa e também mais conectadas com os objetivos estratégicos da marca.

É claro que isso não significa que o processo de  recrutamento vai deixar de existir. Mas, o trabalho do RH fica mais fácil e os candidatos acabam sendo profissionais mais próximos do que a empresa busca

Employer branding e a retenção de talentos

Mas muito melhor que atrair novos talentos e manter esses profissionais no sua equipe e para isso o Employer Branding também tem um papel fundamental.

E empresas como as companhias tecnológicas (Google e Facebook, por exemplo) já sabem disso e vêm incluindo na rotina de seus funcionários fatores estimulantes e motivadores como jogos eletrônicos, máquinas de refrigerantes e doces, dias especiais para fantasias, ambiente modernos e divertidos, etc. Por isso, não é à toa que essas empresas se tornam as mais desejáveis para muitos profissionais jovens.

Mas só isso não basta, a seguir listamos algumas estratégias que ajudam sua empresa a conquistar de vez os novos talentos:

  • Remuneração compatível com as funções e com o mercado;
  • Múltiplos benefícios, tais como  vale-refeição e vale-alimentação;
  • Horário de trabalho flexível;
  • Ambiente de trabalho que estimule a liberdade criativa;
  • Engajamento com campanhas e causas sociais e ambientais;
  • Práticas que reforcem a honestidade e ética empresarial;
  • Chances reais de desenvolvimento profissional;
  • Possibilidade de crescimento.

Casos de sucesso com o Employer Branding

Já citamos aqui o Google e o Facebook como casos de sucesso quando o assunto é Employer Branding, mas existem outras empresas que podem servir de exemplo de como conseguir não só reter funcionários como ganhar novos talentos todos os dias.

A United Health, a International Paper e a brasileira Gerdau se destacam na promoção da satisfação dos colaboradores e fazer com que eles tenham uma imagem positiva da empresa que trabalham.

E temos ainda a Netshoes que há 3 anos tinha dificuldade de atrair novos talentos e hoje, é uma das 25 empresas dos sonhos para se trabalhar, segundo o LinkedIn, tudo isso devido à implantação de boas práticas de Employer Branding.


Quer conhecer vários Cases de Sucesso de Empresas que utilizam o Employer Branding? Veja o programa completo do Seminário de Employer Branding da BCN Treinamentos que ocorrerá em 26 de Março de 2019


O papel do RH

Employer Branding é a reputação da sua empresa como empregadora, como um lugar para trabalhar. Então, se os departamentos de marketing e vendas da empresa fazem a gestão da marca com o objetivo de atrair cada vez mais compradores, o seu RH deverá ser responsável por colocar em prática as estratégias de Employer Brand para atrair e reter bons colaboradores.

Seu RH deve entender a importância de construir e gerenciar as práticas de Employer Brand da organização, deve ter uma visão mais estratégica de suas atividades e envolver os diversos setores da empresa.

Porém, todos precisam ter em mente que os resultados não vão aparecer rapidamente, de um dia para o outro. Employer Branding é um projeto de longo prazo e para que sua implementação seja bem sucedida, é preciso ter claramente definidos os valores que sustentam o negócio e principalmente um RH comprometido.

Quer conhecer como o Employer Branding funciona na prática? Veja o programa completo do Seminário de Employer Branding da BCN Treinamentos que ocorrerá em 26 de Março de 2019 com várias empresas contando seus Cases de Sucesso.

Leia nosso artigo sobre 7 razões para implantar o Employer Branding na sua empresa

Sobre o autor

BCN Treinamentos

Deixar comentário.