Cursos in Company: o que são e que vantagens oferecem?
Carreira

Cursos in Company: o que são e que vantagens oferecem?

Escrito por BCN Treinamentos

Investir em melhorias na sua empresa não envolve somente a aquisição de novos equipamentos e a compra de tecnologias, mas também o desenvolvimento do capital humano da corporação. Isso inclui, principalmente, a capacitação daqueles que trabalham para seu negócio.

A qualificação é importante para atualizar seus colaboradores com o que há de melhor no mercado, a fim de que realizem um trabalho eficiente, gerando a sensação de valorização pela empresa, alinhando os conhecimentos de todos à cultura organizacional definida pelos gestores, entre outros.

Ganha-se também em produtividade, já que os conhecimentos serão úteis para a otimização das rotinas, de forma que é um importante investimento para potencializar a rentabilidade do negócio.

Uma das formas de investir em capacitação é com a aquisição de cursos in company. Continue lendo e descubra o que são, quais são as suas características e quais as suas principais vantagens!

O que são cursos in company?

Cursos in company são aqueles realizados no ambiente da própria empresa, ou seja, os colaboradores recebem todo o treinamento e o conteúdo no ambiente de trabalho.

Quais são as suas características?

Uma primeira característica, tal como o próprio nome sugere, é que o treinamento é todo oferecido na própria empresa. Outras características são:

  • são oferecidos por uma empresa especializada no conteúdo a ser ministrado;
  • normalmente, são realizados no horário de trabalho, facilitando a execução pelos colaboradores, que não precisão perder compromissos ou diminuir seu tempo de descanso para a realização do curso;
  • são customizados, ou seja, atendem às necessidades específicas da corporação.

Quais as principais vantagens dos cursos in company?

O que diferencia um curso in company das demais modalidades tradicionais de ensino corporativo? Por que optar por esse sistema em vez de outros? Conheça suas principais vantagens!

Melhor custo-benefício

Os custos de um treinamento realizado em sua própria empresa são reduzidos em comparação com os cursos ministrados na sede da companhia contratada. Isso porque, nesse caso, quem arca com os custos de estrutura (aluguel do espaço, energia elétrica, equipamentos, coffee break, água, Internet, entre outros) é a própria empresa, ao receber o professor em seu espaço.

Cursos in company são, em média, de 30% a 60% mais baratos por pessoa, em comparação com outros cursos realizados externamente. Porém, é importante ressaltar que é necessário ter um número mínimo de participantes para conseguir um bom desconto.

Possibilidade de customização

Cada empresa tem peculiaridades diferentes umas das outras. Por isso, cursos padronizados podem perder bastante produtividade. Algumas informações que são ensinadas podem não estar de acordo com o que a empresa aplica e conteúdos que seriam importantes podem ser excluídos.

Por exemplo, determinadas aplicações do Excel para setor financeiro podem ser desnecessárias para a sua equipe em razão da utilização de algum software de gestão no lugar.

Isso pode ser resolvido com cursos in company pela possibilidade de customização do conteúdo, considerando as necessidades da organização. A responsável pelo treinamento poderá visitar a empresa, bem como receber informações dos gestores de forma a encontrar as melhores soluções para a sua organização.

Com isso, o aprendizado é mais produtivo, o seu investimento é mais bem direcionado, e os resultados são mais favoráveis para uma melhor absorção nas rotinas de trabalho.

Maior índice de absorção de aprendizado

Um dos principais fatores que levam a uma redução da absorção de aprendizado está relacionado com o cansaço derivado do deslocamento entre o local de trabalho e o da realização do curso. Ou, então, da necessidade de realização no período de descanso, como em finais de semana.

Diminuindo esse desconforto, seus funcionários estarão mais concentrados, de forma a compreenderem melhor o conteúdo que está sendo ministrado. Além disso, evita-se atrasos, logo, ninguém perderá orientações importantes.

Ou seja, ministrando o treinamento no próprio ambiente de trabalho, seus colaboradores estarão mais dispostos e mais focados.

Com isso, o investimento na qualificação dos profissionais traz retorno real, melhorando a produtividade e a rentabilidade média do seu negócio.

Atualização das habilidades dos funcionários

Constantemente, novas ferramentas e meios de trabalho são lançados para a melhora e a potencialização das rotinas corporativas. E, com isso, é essencial que os seus colaboradores estejam atualizados com o que há de melhor no mercado, a fim de trazerem bons resultados a curto e a longo prazo.

Um curso in company permite que eles aprendam a executar essas ferramentas e estratégias eficientemente, aplicando-as no dia a dia.

Aumento da produtividade e redução de erros

Esses conhecimentos são estratégicos para o aumento da produtividade dos seus funcionários que, ao entrarem em contato com novas ferramentas e formas de executar suas atividades, poderão reduzir o tempo gasto com tarefas operacionais.

Por exemplo, aprender a utilizar planilhas no Excel pode ser útil para reduzir cálculos e funções que eram feitas de forma manual anteriormente. Ganha-se, com isso, em produtividade e, principalmente, em redução de erros, já que serão inseridas estratégias mais eficientes e automatizações importantes que reduzem falhas humanas.

Valorização do funcionário

Quando a empresa investe em educação corporativa, está também demonstrando o quanto valoriza o seu quadro de funcionários, de forma a fornecer os conhecimentos necessários para torná-los melhores profissionais, com um melhor currículo.

Colaboradores que se sintam dessa forma tendem a ser mais satisfeitos e apresentam um aumento da produtividade devido a esse fator. Além disso, há uma melhora do clima organizacional, outro fator importante não só para o rendimento, mas também para deixar os que trabalham nesse espaço mais felizes e motivados.

Por fim, com a melhora do trabalho a partir dos conhecimentos absorvidos, eles tendem a se empenhar mais para continuarem evoluindo. Todos saem ganhando com isso, não é mesmo?

Investimento no capital humano

Engana-se quem acha que o valor da empresa está apenas em bens tangíveis. Uma empresa que disponha de bons profissionais, bem capacitados, empenhados e que gerem resultados positivos, também está agregando valor para si mesma.

Pense nas principais companhias do mercado  sejam suas concorrentes diretas, sejam organizações de outros setores. O que elas têm em comum? Além de bons produtos ou serviços, trabalham com os melhores colaboradores, que são verdadeiros especialistas.

Quanto mais você especializar e trabalhar a qualificação daqueles que fazem parte da empresa, melhor ela será vista no mercado, mais vantagem competitiva ganhará perante os concorrentes e mais conquistará a atenção do seu público. Isso tudo optando por direcionar seus esforços para melhorar o capital humano da empresa, principalmente com os cursos in company.

Ou seja, é possível perceber que escolher por essa modalidade pode trazer uma série de benefícios importantes para a sua organização. Se quer acrescentar essas vantagens ao seu negócio, entre em contato conosco, tire suas dúvidas sobre o assunto e faça um orçamento de treinamento. Vamos lá!

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

BCN Treinamentos

Deixar comentário.

Share This