Carreira RH

Treinamentos in Company ou treinamentos abertos. Qual é a melhor opção?

Se você procura produtividade, eficiência e, acima de tudo, colaboradores que se sintam motivados a darem o seu melhor pela empresa, você deve saber que é fundamental investir no desenvolvimento do seu capital humano, ou seja, na capacitação daqueles que trabalham para seu negócio.

Além de se sentirem valorizados, a capacitação é importante para atualizar seus colaboradores com as novas tendências e tecnologias do mercado, fazendo com que realizem um trabalho cada vez melhor. Porém, na hora de investir em cursos e treinamentos da equipe é comum que surjam dúvidas quanto a melhor opção: treinamentos in company ou treinamentos abertos? 

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para te ajudar a fazer a melhor escolha de acordo com as possibilidades e necessidades da sua empresa. Acompanhe! 

O que são treinamentos In Company e treinamentos Abertos

Os treinamentos in company são aqueles desenvolvidos especialmente para o público interno de uma empresa por instituições especializadas. Ou seja, eles são elaborados sob medida, de acordo com o perfil e necessidades da organização e dos seus colaboradores. Não precisam, necessariamente, acontecer dentro da empresa, já que podem também se beneficiar da metodologia da educação a distância, via internet. Normalmente são realizados durante o horário de trabalho. 

Já os treinamentos abertos são aqueles realizados fora da empresa por instituições de ensino especializadas e que reúnem pessoas de diferentes organizações, mas que têm interesses e objetivos em comum.

Quais são as diferenças entre os dois tipos de treinamento

Agora que você já sabe o que são os treinamentos in company e treinamentos abertos, vejamos agora as diferenças entre eles. Dessa forma, fica mais fácil escolher o treinamento ideal para os seus colaboradores.

Número de pessoas a serem treinadas

Se você quer treinar uma pessoa ou um grupo pequeno com até uns 5 colaboradores faz mais sentido enviar o grupo para participar de um treinamento aberto. Porém, se você tem grandes grupos a serem treinados é mais fácil contratar uma empresa de treinamentos que fará o treinamento customizado para seus colaboradores

Possibilidade de customização 

Se a sua empresa tem necessidade de oferecer aos colaboradores um curso sobre um tema muito específico, pode ser que você não encontre no mercado o que você precisa. Nesses casos, treinamentos in company podem ser a melhor opção, já que é possível customizá-los de acordo com as necessidades da organização.

Porém, tome cuidado de não cair na armadilha de acreditar que sua empresa é muito diferente de todas as outras. Normalmente nos treinamentos é ensinado as boas práticas das melhores empresas do mundo e pode ser uma excelente oportunidade para as empresas reavaliarem seus processos. Além disso, se forem necessárias muitas customizações no programa proposto, com certeza terá um aumento no valor de investimento do treinamento. 

Orçamento para treinamentos

Não importa o tipo de treinamento escolhido, ele tem que caber no orçamento da empresa, certo? Por isso, o custo da capacitação que será oferecida é um ponto importante a ser analisado.

E quando se fala em treinamentos abertos, seu custo por funcionário é bem mais alto do que nos treinamentos in company. Assim, se a ideia é economizar na hora de capacitar um grupo maior de pessoas, os treinamentos in company são uma ótima opção.

Troca de experiências

A troca de experiências entre funcionários de empresas diferentes pode ser uma ótima oportunidade de crescimento e aprimoramento profissional e isso pode ser muito vantajoso para a sua empresa. A troca de experiências entre profissionais de origens e visões de mercado diferentes, pode trazer ótimos insights e ideias inovadoras para a sua empresa.

E isso somente é possível nos treinamentos abertos, onde colaboradores de diferentes empresas e setores da economia se encontram para adquirirem capacitação. 

Networking

Por fim, outra diferença entre os treinamentos abertos e os treinamentos in company, está na possibilidade de networking, que só é possível nos primeiros. 

E como você já deve saber, o networking é fundamental para os negócios, já que contribuiu para a construção da reputação da empresa e da marca. Além disso, amplia os conhecimentos e a visão que os profissionais têm em relação às suas atividades e ao mercado em geral.

A importância da capacitação dos funcionários

Quando uma empresa investe em educação corporativa, ela só tem a ganhar. Afinal, essa é a melhor forma de demonstrar o quanto ela valoriza o seu quadro de funcionários. E claro, colaboradores que se sentem valorizados tendem a estar mais satisfeitos e motivados e, consequentemente, ser mais produtivos. 

Engana-se o empreendedor que pensa que o valor de uma empresa está apenas em bens tangíveis, como imóveis e equipamentos. Uma empresa que conta com bons profissionais, altamente capacitados, empenhados e que gerem resultados positivos, está agregando um imenso valor a si mesma e será mais bem vista no mercado.

Assim, invista em capacitação, não importa se por meio de treinamentos in company ou treinamentos abertos. Como você pôde perceber, existem grandes diferenças entre esses dois métodos, porém não se pode afirmar que um seja melhor do que o outro.

Escolha aquele que traga mais vantagens para os seus colaboradores e para a sua empresa. Tudo vai depender das necessidades e objetivos do momento pelo qual sua empresa está passando. Só não esqueça que aqui, na BCN Treinamentos, você encontra os melhores treinamentos, nos mais diversos formatos, sempre com profissionais especializados e prontos para disseminar seus conhecimentos. 

Conheça nossos cursos e venha conversar com a gente, juntos vamos encontrar a melhor solução para o seu negócio.

Sobre o autor

BCN Treinamentos

Deixar comentário.