Se você é gestor de RH e está buscando novas formas para conseguir processos seletivos mais ágeis, claros e objetivos, bem como uma melhoria na performance das equipes, você precisa conhecer o People Analytics.
Por meio de algoritmos, ele pode auxiliar a empresa a tomar medidas mais precisas baseando-se em dados, tornando todos os processos da área de RH mais eficientes e assertivos.
Interessante, não? Porém, de acordo com dados da Bain & Company, apenas 4% das empresas estão aproveitando esses recursos.
E para ficar por dentro do assunto e sua empresa se juntar àquelas que sabem tirar vantagem dessa estratégia, elaboramos este texto. Acompanhe e saiba como o People Analytics pode ser usado em recrutamento e seleção.
1. O que é People Analytics
A adoção de analytics é uma realidade em todos os setores da economia e todas as funções das empresas podem e devem incorporar novas ferramentas tecnológicas para a obtenção de resultados cada vez melhores. E claro que o RH não poderia ficar de fora.
Mas antes de avançarmos, vamos começar definindo o que é o People Analytics. Pois bem, trata-se do processo de coleta, análise e organização de dados e informações sobre o comportamento dos funcionários, com o objetivo de facilitar as decisões dentro da empresa, antecipar cenários e aprimorar estratégias.
Todo esse material é organizado e apresentado por um especialista em análise, utilizando o Excel, linguagem de programação ou software específico de maneira que se torne fácil serem interpretados e entendidos pelos gestores.
O People Analytics parte do princípio de que as pessoas são os recursos mais valiosos de uma organização e por isso é preciso compreendê-las a fundo, saber o que faz com que elas se sintam mais motivadas, produtivas e engajadas.
Veja também: O que é People Analytics? Por onde começar?
Etapas de um estudo de People Analytics
Primeiramente, são coletados as informações e os dados necessários. Eles podem vir de diversas fontes: redes sociais, de pesquisas realizadas dentro da empresa e com candidatos, currículos dos interessados, dos sistemas de gestão da organização, etc. Destacando que quanto mais variados forem os dados coletados, mais amplas e melhores são as suas possibilidades de análise.
Após a coleta é feita a análise dos dados de acordo com as respostas que você pretende obter.
Por meio dos cálculos e cruzamento de dados e variáveis, é possível tomar as decisões envolvendo as questões analisadas com mais segurança, bem como descobrir novas tendências, lacunas, pontes fortes e problemas da sua equipe e da empresa como um todo.
É possível, por exemplo, pensar em maneiras de estruturar melhor a equipe, distribuir benefícios e programas de incentivo, reduzir os fatores de risco de turnover e até mesmo elaborar uma campanha de prevenção de resfriados, baseado na análise realizada.
2. As vantagens da aplicação do People Analytics no recrutamento e seleção
Existem várias possibilidades de aplicação do material coletado pelo People Analytics, mas quando o assunto é recrutamento e seleção podemos apontar as seguintes vantagens:
- Contratações mais alinhadas com as necessidades e objetivos da empresa: com isso é possível selecionar colaboradores com grande potencial para realmente fazer a diferença dentro da empresa.
- Otimização do tempo dos recrutadores: os profissionais de RH não terão de passar grande parte de seu dia analisando cada currículo enviado manualmente.
- Análise de falhas nos processos: eventuais equívocos nos procedimentos de recrutamento e seleção podem ser detectados e solucionados de forma ágil pela sistematização das informações da organização.
- Decisões estratégicas mais acertadas: com os dados sistematizados de maneira lógica e exata, a possibilidade de qualquer decisão baseada no “achismo” é reduzida.
- Retenção de talentos: com o People Analytics as chances de fazer uma admissão assertiva são elevadas, pois o programa consegue avaliar quais os candidatos têm maiores chances de abandonar a empresa.
3. Como aplicar People Analytics no recrutamento e seleção
O People Analytics otimiza os processos de seleção e mais, contribui para a contratação dos melhores talentos de acordo com o perfil e necessidades da vaga em questão e de toda a empresa.
Nesse sentido, o RH pode, por exemplo, selecionar seus melhores colaboradores, criar um perfil ideal a partir deles e usar esse perfil como base para a seleção dos futuros colaboradores. Então, o recrutador fará uma busca na internet e conseguirá mais facilmente encontrar potenciais colaboradores que se encaixam nesse perfil ideal para a vaga.
Com isso o processo de recrutamento e seleção da sua empresa se torna mais eficiente, trazendo para o time interno pessoas que vão realmente ajudar a empresa a atingir as suas metas e objetivos.
Outras funcionalidades da ferramenta são:
- Organização das hierarquias: ao mensurar o tamanho ideal de cada uma das equipes de trabalho da organização, é possível eliminar as posições e responsabilidades que não são necessária e assim, aumentar a produtividade.
- Mensurar os hábitos e as ações de gestores: dessa forma, você consegue determinar os programas mais eficazes que devem ser aplicados para a promoção dos colaboradores.
- Elaborar programas de benefícios e incentivos de forma mais atraente: isso potencializa a satisfação geral dos colaboradores, reduz a rotatividade e gera uma força de trabalho engajada e altamente motivada.
Conclusão
No RH, a adoção do People Analytics vai além da análise de dados e pode gerar impactos positivos tanto para a gestão de pessoas como para os resultados das empresas. Porém, mais que o domínio das análises, desafios relacionados à cultura e aos processos de RH precisam ser bem endereçados pelos profissionais envolvidos com a atividade.
Nesse cenário, a BCN Treinamento apresenta o curso People Analytics Instrumental: o que fazer e como fazer People Analytics.
Nele são apresentados os desafios gerenciais e técnicos para a aplicação prática do People Analytics. Através dele, os profissionais de RH poderão se direcionar estrategicamente e compreender como podem aplicar técnicas estatísticas e de machine learning desde os primeiros momentos de adoção do People Analytics.
O curso, ao vivo e totalmente online, tem como público-alvo profissionais de RH e de Gestão de Pessoas, analistas e interessados em aplicações de People Analytics no contexto corporativo.
Saiba mais em nosso site ou entre em contato com nossa equipe.
Deixar comentário.