RH

Código de conduta ética: o guia para aplicar na sua empresa

Você sente que o comportamento dos colaboradores não está alinhado com os valores do negócio? Que as políticas de comportamento da empresa não estão claras para a equipe? Que está faltando um conteúdo objetivo para treinar e envolver os colaboradores com a cultura da empresa?

Se a resposta para pelo menos uma dessas perguntas foi “sim”, então chegou a hora de criar o código de conduta ética da empresa.

Este é um documento bastante utilizado pelas grandes empresas, que precisam manter normas de comportamento dos colaboradores e terceiros alinhadas para que os objetivos estratégicos sejam alcançados.

Se você quer saber mais sobre este documento, neste artigo nós iremos te apresentar o que é o código de conduta ética, quais os pontos principais e como elaborar o seu. Ao final, ainda vamos disponibilizar um modelo gratuito para o preenchimento e aplicação na sua empresa.

Continue conosco e boa leitura!

O que é o código de conduta ética?

Para que as metas e objetivos organizacionais sejam alcançados, é preciso manter o engajamento e oferecer um direcionamento para guiar o comportamento da equipe.

Assim, os colaboradores precisam entender o que a empresa espera das suas atitudes na rotina de trabalho.

Para isso, foi criado o código de conduta ética. Ele é um documento aplicado com o objetivo de estabelecer as diretrizes, regras e condutas dos colaboradores de uma determinada organização.

Também conhecido como “manual de conduta” ou “código de ética”, este é um documento personalizado com a identidade organizacional e aberto para que todas as pessoas envolvidas com a empresa tenham acesso e sejam treinadas para seguir as orientações do manual.

Isso significa que tanto colaboradores quanto prestadores de serviço e demais fornecedores envolvidos com as atividades da organização devem ter o conhecimento sobre o conteúdo do código e se responsabilizarem em seguir com as regras determinadas.

Este ponto vem com o objetivo de garantir a proteção da imagem da empresa. Afinal, quando um dos stakeholders apresenta um comportamento que vai de encontro às normas dispostas no manual, é possível realizar a aplicação de advertências e penalidades.

Isso faz com que este documento seja uma das ferramentas de compliance trabalhista da empresa.

Desse modo, o código de conduta ética é um documento que faz parte do contrato de trabalho dos colaboradores. Assim, ele deve ser apresentado durante o processo de onboarding e divulgado com frequência para manter o treinamento da equipe.

Benefícios do código de conduta ética

Dentre os principais benefícios do uso de um código de conduta ética, estão:

  • Garante segurança para a atuação da empresa e de sua equipe;
  • Reforça a cultura da empresa, intensificando a reputação da marca;
  • Representa maior profissionalismo para a empresa;
  • Oferece um direcionamento claro para as ações dos colaboradores;
  • Gera maior integração entre as equipes;
  • Padroniza os relacionamentos;
  • Proporciona transparência e define critérios em negociações com terceiros.

No entanto, para que esses benefícios sejam alcançados, é preciso entender como o código de conduta ética é formado. Por isso, vamos explicar adiante.

Quais os principais pontos de um código de conduta ética?

Por ser um documento personalizado de acordo com as preferências e necessidades de cada empresa, não existe um padrão para a criação de um código de conduta ética.

Porém, alguns pontos fundamentais não devem ser deixados de lado, sendo essenciais para que o documento seja feito de forma completa.

Assim, a seguir apresentaremos os principais tópicos a serem abordados em um manual de conduta e alguns exemplos de empresas que utilizam este documento.

1.     Objetivo do código de conduta ética

É recomendado que os códigos de conduta sejam iniciados com uma explicação do que eles são e seu objetivo de aplicação.

Assim, é possível esclarecer para as pessoas que nunca tiveram nenhum contato com este documento em outras empresas o motivo pelo qual o documento está sendo apresentado e quais os seus benefícios.

2.    Apresentação da empresa

O primeiro deles é uma apresentação da empresa, explicando pontos como:

  • Suas origens;
  • Trajetória;
  • Principais responsáveis pelo ecodesenvolvimento do negócio;
  • Ramo de atuação.

Por ser um documento institucional e que deve ser apresentado para todos os colaboradores e terceirizados, a apresentação da empresa e sua história permite que as pessoas entendam com maior facilidade quais os objetivos da empresa, de onde e porquê eles surgiram.

Além disso, para deixar o exemplo mais claro, também é possível inserir fotos do crescimento da empresa ao longo dos anos e dos principais marcos na história.

Este ponto é ainda mais essencial quando estamos falando sobre empresas familiares. Isso porque, nelas, a personalidade e a presença dos donos é mais frequente. Então, a equipe precisa entender quem são essas pessoas e como elas participaram do desenvolvimento do negócio.

3.    Cultura organizacional

A apresentação dos principais elementos da cultura organizacional também deve fazer parte do código de conduta ética.

Assim, alguns pontos devem ser descritos aqui, como:

  • Missão: o que a empresa faz e a razão de existir;
  • Visão: onde quer chegar e qual objetivo atingir;
  • Valores: pilares e comportamentos que devem ser praticados pelos colaboradores para que a missão e visão sejam alcançadas.

Um exemplo é o código de conduta da Vale, que descreve todos estes aspectos.

Caso a sua empresa tenha um sistema de gestão da qualidade implantado, a apresentação da política de qualidade é outro ponto que deve ser descrito nesta etapa do código. Afinal, a definição do que é a qualidade para a empresa também serve como um guia para o comportamento dos colaboradores.

4.    Conduta nos relacionamentos

Este ponto está relacionado à conduta esperada dos colaboradores e de terceiros com os diversos tipos de relacionamentos, sejam eles:

  • Clientes;
  • Fornecedores;
  • Governo;
  • Sociedade;
  • Meio ambiente;
  • Concorrentes.

Assim, aqui deve ser descrito como as pessoas precisam se comportar diante de algumas situações e o que precisa ser evitado.

Como exemplo, você pode acessar o código de conduta ética da Falconi, que trata sobre os relacionamentos da empresa.

5.    Gestão de informações

Com a aprovação da LGPD, ficou ainda mais importante esclarecer para as pessoas como devem ser tratadas as informações da empresa.

O manual de conduta deve reforçar essas diretrizes e estabelecer as regras de confidencialidade das informações. Assim, caso a sua empresa tenha um outro documento ou treinamento relacionado ao tema, o manual de ética deverá direcionar para que as pessoas saibam onde encontrar as demais informações.

Um exemplo de código de conduta que trata sobre o uso e confidencialidade das informações é o da AMBEV, disponível no site da empresa.

6.    Uso de recursos da empresa

Sejam veículos, equipamentos ou mesmo o fardamento, é preciso definir como as pessoas devem seguir com o uso dos recursos disponibilizados pela empresa para a execução das atividades.

Isso impede que os colaboradores e demais pessoas com acesso utilizem estes recursos para uso pessoal, sem autorização prévia.

Como exemplo, você pode conferir o código de conduta ética da Grendene, no tópico sobre “Utilização e Preservação dos Bens da Grendene”.

7.    Advertências e punições

Os colaboradores e terceiros devem ser orientados sobre como advertir determinadas falhas e qual a conduta recomendada. Isso evita maiores desentendimentos e problemas interpessoais na organização.

8.    Canais de comunicação e denúncias

As pessoas também devem estar cientes de quais canais podem ser utilizados para a comunicação de falhas ou violações das regras dispostas no código.

Assim, este tópico deve ser descrito constando todas as informações necessárias, como números de ouvidorias ou setores a serem procurados.

9.    Termo de compromisso

Por fim, para que a empresa comprove que as pessoas foram treinadas e têm o conhecimento sobre as normas e condutas dispostas no manual, é fundamental o recolhimento das assinaturas do termo de compromisso.

Também conhecido como “termo de responsabilidade”, este registro é anexado à pasta de colaboradores ou fornecedores.

Como elaborar um código de conduta ética?

A elaboração do manual de conduta exige que você siga alguns critérios que servem tanto para garantir um conteúdo alinhado com a realidade e expectativas da empresa, quanto para fornecer segurança contra possíveis ações no futuro.

Selecione pessoas para auxiliar na elaboração do código

Como você viu ao longo do texto, o código de conduta ética é um documento que reflete a identidade organizacional e aspectos que se referem ao que se espera do comportamento de colaboradores e terceiros.

A construção deste documento deve ser feita contando com a colaboração de pessoas com diferentes funções e níveis de influência na empresa. Dessa forma, é possível elaborar um conteúdo que esteja alinhado com as diversas áreas e hierarquias da empresa.

Assim, tanto líderes quanto colaboradores mais antigos e recentes podem auxiliar na elaboração do código.

Defina os conteúdos necessários

O próximo ponto se refere ao conteúdo que será abordado no manual.

No tópico anterior, nós apresentamos alguns pontos indispensáveis. No entanto, como você pôde perceber nos exemplos citados acima, é possível incluir outros aspectos e fazer com que o manual fique ainda mais personalizado com a identidade da empresa.

Para as empresas que nunca trabalharam com um código de conduta ética, existe a recomendação de que a primeira edição seja feita abordando os pontos mais básicos para o documento.

Desse modo, ao longo do processo de treinamento das pessoas e evolução da empresa, é possível acrescentar novos pontos de abordagem.

Lembre-se de que este documento deve ser claro e de fácil explicação para todas as pessoas envolvidas com a empresa. Por isso, escolha utilizar uma linguagem simples e direta, para que todas as pessoas, em todos os níveis, possam entender o conteúdo.

Revise com auxílio jurídico

Definindo o conteúdo inicial, o manual deverá ser repassado por uma assessoria jurídica para a revisão e alterações necessárias.

Isso pode evitar problemas para o futuro da empresa e ajuda a manter o documento alinhado com a legislação vigente e práticas de compliance.

Se você quer saber mais sobre como o código de conduta ética se relaciona com as políticas de compliance, confira o nosso Curso de Compliance Trabalhista.

Realize o treinamento com os colaboradores e fornecedores

Após todas as aprovações e validações, as pessoas deverão receber o treinamento necessário e ter acesso ao código de conduta ética para consultas posteriores.

Assim, após o treinamento, os registros do termo de compromisso devem ser recolhidos para que sejam arquivados junto ao RH da empresa.

[BÔNUS] Modelo de código de conduta ética + termo de compromisso

Após entender o que é o código de conduta ética, quais os principais pontos a serem abordados e como você pode criar um para a sua empresa, chegou a hora de colocar a mão na massa!

Para facilitar a aplicação, nós desenvolvemos um modelo de código de conduta ética para que você preencha com as informações da sua empresa. É importante lembrar que este é apenas um modelo.

Assim, você tem total liberdade para realizar as alterações de acordo com as necessidades e perfil do seu negócio.

Para elaborar os textos iniciais, é possível tomar como base o conteúdo deste artigo e as referências de código de conduta ética que disponibilizamos ao longo do post.

Também estamos disponibilizando um modelo de termo de compromisso. Este termo é usado após o treinamento da equipe, para que os seus colaboradores possam assinar e comprovar que estão de acordo com as normas e orientações descritas para atuar na empresa.

Mas lembre-se: após a finalização do conteúdo, é essencial contar com o apoio jurídico para verificar se existe alguma divergência ou se o texto poderá apresentar problemas futuros. Afinal, cada negócio tem as suas particularidades.

Baixe gratuitamente: Modelo de Código de Conduta Ética

Baixe gratuitamente: Termo de Compromisso

Sobre o autor

BCN Treinamentos

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This