RH

Business Partner de RH: o que é, o que faz e como se tornar um

A necessidade de descentralizar as atividades da área de recursos humanos tomou uma proporção ainda maior ao longo dos últimos anos. E o profissional de business partner de RH atua de forma estratégica para que esta mudança possa acontecer.

Apesar de não ser uma profissão recente, este modelo ainda é cercado de dúvidas e incertezas em sua atuação prática dentro das empresas.

Afinal, as atividades do business partner de RH envolvem a relação com outros setores e uma atuação inovadora do que em comparação aos cargos comuns e já conhecidos da área de pessoas numa empresa.

O que é o business partner de RH e como ele atua? O que motiva as empresas a procurar este profissional? O que é preciso para exercer esta função?

Neste artigo, nós iremos apresentar a resposta para estas e outras perguntas. Continue a leitura e aproveite o conteúdo.

O que é o business partner de RH?

Antes de entender o que é e o que faz o business partner de RH, é preciso conhecer o conceito de cliente interno.

Toda organização é feita de processos, e cada um possui a finalidade de oferecer um benefício específico e gerar valor para o cliente da empresa, que pode ser tanto interno quanto externo.

O cliente externo é o cliente que você já conhece e que é captado através de ações comerciais. Já o cliente interno são as próprias pessoas e setores da empresa, que têm necessidades, expectativas metas e resultados a serem atingidos.

O objetivo do business partner de RH, também conhecido como BP de RH, é atuar como um consultor interno.

Assim, todo o seu papel e atividades devem focar em agregar valor ao cliente interno (as áreas do negócio) e realizar o estreitamento de relações com o setor de RH.

O que faz o BP de RH?

O conceito de business partner foi desenvolvido por Dave Ulrich, especialista em gestão de pessoas, ao apresentar uma nova perspectiva sobre a atuação do RH nas empresas.

Assim, de acordo com o modelo proposto, o BP de RH teria uma atuação focada em quatro papéis essenciais:

  • Parceiro de negócios;
  • Agente de mudanças;
  • Especialista em Administração;
  • Suporte à equipe.

Dessa forma, as principais funções do business partner de RH são:

  • Definir estratégias alinhadas aos objetivos do RH;
  • Identificar falhas em processos e propor melhorias;
  • Capacitar equipes com treinamentos e criar programas de desenvolvimento;
  • Antecipar tendências e cenários;
  • Mediar conflitos e interesses entre a alta gerência e colaboradores;
  • Acompanhar a execução de mudanças e tomar a responsabilidade por projetos mais complexos na área de RH;
  • Monitorar indicadores de RH;
  • Avaliar a eficácia de projetos e oferecer propostas de inovação.

Por que as empresas procuram o BP de RH?

Um dos principais problemas nas grandes empresas é manter o alinhamento das estratégias e interesses dos setores.

Em muitos casos, é comum encontrar um cenário de competitividade interna elevado, no qual os setores se percebem como “times” que precisam disputar partidas para que os seus objetivos sejam alcançados.

Assim, não existe uma visão unificada da empresa. E o impacto desse tipo de postura você já pode imaginar:

  • Clima organizacional ruim;
  • Planos que nunca são concluídos;
  • Impacto negativo na produtividade das equipes;
  • Limitação das possibilidades de crescimento.

Dessa forma, o BP de RH vem como uma forma de entender a causa raiz desses conflitos e propor soluções que beneficiem todos os envolvidos, focando sempre no bem-estar da empresa.

Além de ser um consultor interno, o business partner de RH é um parceiro estratégico na integração das áreas da empresa. Assim, ele também é responsável por manter o monitoramento do desempenho dos times e garantir que a alta performance seja atingida.

O mercado de business partner de RH

Ao longo dos últimos anos, as empresas, especialmente as de grande porte, vem percebendo a necessidade do business partner de RH como um elemento estratégico no desenvolvimento de suas ações.

Desse modo, a busca tem sido ainda maior após o ano de 2020, marcado pelo início da pandemia do Covid-19. Isso se deve ao fato de que, durante este ano, as empresas “congelaram” suas atividades e buscaram entender a nova realidade.

E em 2021 os primeiros movimentos de mudança surgiram no meio organizacional, que, além de buscar profissionais externos, também trabalham com a possibilidade de formação de times com colaboradores que já fazem parte da empresa e realizam a migração para esta nova atividade.

Dessa forma, existem diversas oportunidades de atuar como um BP de RH.

As principais dificuldades enfrentadas pelo business partner de RH

Por ser uma função que lida com diversas áreas e interesses, o business partner de RH vai encontrar algumas dificuldades em sua atuação, sendo as mais comuns:

  • Distanciamento e ausência dos líderes em reuniões solicitadas pelo BP de RH;
  • Demora no fornecimento de informações;
  • Atitudes contraditórias do cliente interno;
  • Barreira e postura fechada para a atuação da consultoria interna;
  • Lideranças alegarem falta de tempo para gerir o seu pessoal;
  • Implantação do BP de RH por modismo e tendência, sem a definição de um foco e objetivos específicos.

E para lidar com cada uma delas, é preciso desenvolver as competências necessárias para este perfil.

Como se tornar um business partner de RH?

Como você viu ao longo deste artigo, o business partner de RH é um profissional que vai além das formações profissionais comuns ao mercado.

E para te ajudar a entender mais sobre o processo de formação de um BP de RH, nós trouxemos três pontos essenciais para esta atividade.

Seja um profissional generalista

O primeiro deles é entender que o BP de RH não é apenas um profissional especialista, mas ele deve buscar assumir uma postura generalista para o desempenho da sua função.

Por ser uma pessoa que vai atuar como uma “ponte” entre o setor de recursos humanos e as demais áreas de negócios da empresa, o business partner de RH deve entender como cada um desses setores funcionam.

Somente dessa forma será possível estabelecer uma ligação entre as partes, compreender os resultados e possíveis problemas, como também oferecer soluções úteis para cada um.

Dessa forma, além de compreender os diversos subsistemas da área de recursos humanos, o BP de RH também deve saber como as demais áreas estão conectadas.

Isso não significa que o BP de RH não deve buscar especializações em áreas específicas, mas que é preciso manter um olhar mais aberto para conhecimentos variados.

Desenvolva uma rede de contatos

O estabelecimento de um networking é um processo fundamental para quem pensa em ingressar na área de business partner de RH.

Afinal, a construção de conexões é um benefício tanto para atingir o objetivo da função dentro da empresa quanto para a busca de soluções e inovações de mercado com pessoas externas ao negócio.

Assim, o BP de RH é o profissional que deve olhar não somente para o ambiente interno, mas também conhecer o mercado no qual a empresa está inserida e entender como os processos e mudanças estão ocorrendo.

Busque cursos de aperfeiçoamento na área

Além de entender do mercado e adotar uma postura generalista, o BP de RH deve buscar cursos específicos para o aperfeiçoamento na área.

Esta necessidade surge especialmente em situações em que a empresa ainda está implantando os processos e atividades da função, e não tem tanta experiência prática com a atividade.

Esta também é uma solução para aqueles que buscam realizar uma transição de carreira ou mesmo concorrer a vagas de business partner de RH disponíveis no mercado.

O business partner de RH é uma profissão que vem sendo valorizada e procurada pelas empresas de forma crescente, e estar preparado para aproveitar uma nova oportunidade é essencial.

Na BCN Treinamentos, você terá acesso a uma formação exclusiva e completa para se tornar um dos profissionais mais buscados do mercado, aprendendo sobre:

  • Modelos de consultoria interna de RH;
  • Estratégias de implementação;
  • Mensuração de resultados;
  • Simulações práticas dos processos de BP de RH.

Conheça o nosso Curso de Business Partner de RH e inicie uma nova transformação na sua carreira.

Sobre o autor

BCN Treinamentos

Deixar comentário.

Pin It on Pinterest

Share This