Gestão Financeira

Estratégias eficazes para melhorar a liquidez financeira de sua empresa

A gestão eficaz das finanças de uma empresa é essencial para garantir que ela se mantenha sadia e sustentável a longo prazo. A liquidez financeira tem seu papel vital em todo esse processo, pois é a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações financeiras e ter possibilidades de aproveitar oportunidades. 

Podemos afirmar que essa liquidez é o sangue que flui pelas veias de uma empresa, sem ela, haverá apuros até mesmo para pagar contas simples.

É justamente por isso que precisamos criar estratégias eficazes para sempre melhorar a liquidez. E é isso que trataremos nesse conteúdo, estratégias que irão garantir a viabilidade a longo prazo. Com isso, será possível criar uma base sólida para gerir seus negócios.


Análise da Situação Financeira da Empresa

Antes de pensar em qualquer tipo de estratégia, é preciso uma análise profunda sobre a situação atual da empresa. Entender como anda a saúde financeira, os indicadores financeiros e fazer avaliações relevantes do fluxo de entrada e saídas de valores.

Identificação das Principais Causas da Baixa Liquidez

A primeira tarefa é entender qual atual situação e identificar se está havendo baixa liquidez. Se sim, entender o motivo. Pode ser que haja muito estoque, as vendas estejam em baixa, os custos muito altos ou prazos de pagamento que não estão adequados. Além disso, o fluxo de caixa pode estar sendo mal gerenciado.

Quando os motivos forem identificados, fica mais fácil aplicar estratégias de melhora.

Avaliação dos Indicadores de Liquidez

O segundo passo é entender quais são os indicadores de liquidez da empresa. Para isso, será necessário avaliar o índice de liquidez corrente e o ciclo de conversão de caixa, pois serão eles que darão uma visão geral a curto prazo da disponibilidade de dinheiro para pagar suas contas no curto prazo.

Com isso conseguirá entender melhor o fluxo de dinheiro e identificar quais pontos precisam ser atacados.

Implementação de Medidas para Aumentar a Liquidez

Com o panorama da análise em mãos, é o momento de começar a aplicar as medidas e estratégias para melhorar a situação. Cada empresa avaliará as melhores soluções, mas existem duas medidas que podem ser tomadas em qualquer cenário.

Redução de Custos Operacionais

A maneira mais rápida e eficiente de aumentar a liquidez é reduzindo os custos operacionais. Com uma análise detalhada de todas as áreas é possível identificar qual delas consome mais recursos e assim, buscar formas de otimização de processos.

Eliminar desperdícios, renegociar dívidas, reduzir custos com fornecedores podem ser uma dessas possibilidades e ainda, adicionará recursos em sua liquidez.

Negociação de Prazos com Fornecedores

A negociação de prazos com o fornecedor é uma excelente alternativa para aumentar a liquidez. Acordar com o fornecedor um desconto para pagamento antecipado é interessante somente em casos onde a caixa disponível, mas em momentos de baixa, o necessário é prazo.

A sugestão aqui é negociar com o fornecedor opções de prazos maiores como 90 ou 180 dias, isso ajudará a manter sua liquidez, ganhando no tempo para pagamento.

Utilização de Ferramentas Financeiras para Otimizar a Gestão de Caixa

Para garantir uma liquidez financeira eficiente, otimizar os processos de gestão de caixa é parte fundamental do processo. Usar ferramentas que auxiliam nesse monitoramento e controle de fluxo trará efeitos positivos.

Elaboração de um Fluxo de Caixa Eficiente

Quando a empresa tem um fluxo de caixa eficiente, é possível ter o controle de entradas e saídas de valores em todos os períodos, garantindo uma visão muito clara de cada movimento.

Ao fazer o monitoramento constante, fica muito mais fácil identificar padrões de gastos e perceber necessidades futuras para conquistar posições mais estratégicas de gastos.

Utilização de Linhas de Crédito Estratégicas

Outra alternativa é usar linhas de crédito que permitem deixar o fluxo de caixa com uma liquidez melhor. Podem ser usadas para cobrir despesas operacionais, investimentos ou mesmo, para manter o capital de giro ativo.

No entanto, é preciso viabilizar essa utilização de forma inteligente, usando as linhas de crédito a favor da empresa e pelo menor período possível.

Será o monitoramento desse fluxo que irá dizer a hora certa de utilizar. Por isso, é tão importante verificar constantemente.

Monitoramento Constante da Liquidez Financeira

Ao implementar medidas para aumentar a liquidez, é importante monitorar de forma constante, sempre avaliando os indicadores, ajustando as estratégias e avaliando se a medida tomada está desempenhando papel positivo.

Lembre-se: Uma empresa precisa ser sustentável.

Estabelecimento de Metas e Indicadores de Desempenho

Para garantir que o monitoramento aconteça é importante ter metas claras e objetivas, com indicadores financeiros válidos e relevantes.

Dentre essas métricas podemos citar:

  • Índice de liquidez corrente
  • Ciclo de conversão de caixa
  • Proporção de dívida sobre o patrimônio líquido

Ao estabelecer metas específicas e mensuráveis, é muito mais simples mensurar e acompanhar esses indicadores, mantendo o foco em áreas de maior preocupação. Até as medidas corretivas são mais fáceis de serem identificadas.

Revisão Periódica das Estratégias Implementadas

Por fim, é importante ter em mente que as estratégias precisam ser atualizadas constantemente, só isso garantirá uma liquidez financeira eficiente.

O ambiente empresarial tem mudanças constantes, sendo assim, uma estratégia que funciona em um mês, pode não ter o mesmo efeito nos seguidores. 

Revisar regularmente é palavra de ordem, garantindo que os ajustes necessários sejam feitos sempre. Só dessa forma, sua empresa se manterá saudável e com a liquidez sempre positiva.

Se você quer aprender a melhorar a liquidez da sua empresa, conheça agora nosso curso de Gestão Estratégica de Tesouraria.

Compartilhar
BCN Treinamentos

Posts Recentes

Erros comuns na elaboração de relatórios financeiros e como evitá-los

Que as tomadas de decisões assertivas no dia a dia empresarial são essencial para a…

2 semanas atrás

Dicas para negociar melhores condições com fornecedores

Para manter uma boa competitividade no mercado, os compradores precisam saber negociar as melhores condições…

2 semanas atrás

Estratégias para gestão e redução de riscos financeiros

Os riscos financeiros, quase sempre, estão presentes no dia a dia empresarial, fazendo com que…

3 semanas atrás

Fintechs e a Nova Era da Gestão Financeira Empresarial

Se você está atento às atualizações ligadas ao setor econômico, muito provavelmente, já deve ter…

3 semanas atrás

A importância do score de crédito empresarial e como melhorá-lo

A pontuação financeira de uma empresa é o seu DNA, o raio x que mostra…

3 semanas atrás

Diferenças e benefícios do leasing e financiamento para ativos da empresa

No mundo corporativo, é muito comum que os profissionais lidem, diariamente, com assuntos que envolvem…

3 semanas atrás