Empreendedorismo

Diferenças e benefícios do leasing e financiamento para ativos da empresa

No mundo corporativo, é muito comum que os profissionais lidem, diariamente, com assuntos que envolvem o financiamento. Especialmente se estes profissionais forem gestores em suas áreas de atuação, afinal de contas, são eles que estão a frente de atividades que compõe a administração e análise das melhores oportunidades de aplicações financeiras. Seja para investir em maquinários ou em insumos, por exemplo.

É na hora de investir em busca de melhorias ou expansão que, quase sempre, o termo financiamento aparece. No entanto, você sabe exatamente do que se trata um financiamento? E leasing? Ao menos já ouviu falar?

Tem ideia de como funciona cada modalidade, quais são as principais diferenças e benefícios para ativos da empresa?

Continue acompanhando o conteúdo e desvende cada parte importante desse assunto crucial para um bom desempenho na gestão empresarial.

O que é Financiamento?

Antes de explicar o que é leasing, é importante que você entenda de forma mais aprofundada do que se trata o financiamento, já que ele é mais familiar a todos e, portanto, entendido mais facilmente. 

Até porque, o leasing e o financiamento, de maneira resumida, nada mais são do que modalidades de empréstimo, embora existam diferenças importantes entre cada uma delas.

Como você já deve imaginar, por ser um termo mais comum, o financiamento para ativos da empresa é uma das opções de crédito que um negócio tem disponível no mercado para a compra de:

  • Equipamentos
  • Insumos
  • Maquinários
  • imóveis e veículos com a finalidade comercial
  • Móveis
  • Entre outros.

Como Funciona o Financiamento para Ativos da Empresa?

Nesse cenário, para que o “empréstimo” seja concedido, quase sempre, a empresa solicitante precisa passar por uma análise de crédito, comprovar que terá capacidade de pagamento e, normalmente, oferecer a instituição financeira uma entrada que pode chegar até 50% do valor almejado.

Feito isso, assim que os trâmites de ordem burocrática, como a análise de documentos, a avaliação potencial de riscos e a assinatura contratual, são finalizados pela empresa que está concedendo o crédito, seja o banco ou instituição financeira, o valor “emprestado” é pago diretamente ao fornecedor dos insumos/maquinários, veículos, por exemplo, que a empresa solicitante adquiriu.

A garantia da instituição que forneceu o empréstimo costuma ser o bem adquirido via financiamento.

A empresa contemplada passará a pagar o valor “emprestado”, via parcelas mensais, acrescidas de taxas e juros, conforme acordo contratual, para o banco/instituição financeira.

O que é Leasing?

Como adiantamos, o leasing é uma “espécie” de empréstimo, mas com regras e características que torna a operação bastante diferente do financiamento.

Também muito conhecido no mercado como arrendamento mercantil ou locação financeira, é a partir desses nomes, que podemos ter pistas mais claras sobre o que é leasing.

Quando o empresário precisa adquirir um bem para o seu negócio, seja um imóvel para ser a sua nova sede, um veículo para a realização de entregas ou um maquinário novo e mais atualizado, ele pode recorrer ao leasing. 

Um tipo de empréstimo que tem como base o sentido literal da palavra. Ou seja, o leasing é um meio de o empresário obter um bem necessário para o seu negócio, porém concedido na condição de arrendamento, empréstimo, mais simplesmente um aluguel.

Como Funciona o Leasing para Ativos da Empresa?

O Leasing é oferecido pelas maiores instituições financeiras e bancos do país. E o seu funcionamento é muito parecido com um aluguel.

Isso quer dizer que de um lado estará o banco/instituição financeira e do outro a empresa que está solicitando o empréstimo.

Considerando essa divisão, o banco/instituição financeira é o proprietário do bem e a empresa solicitante do empréstimo se enquadra como locatário.

Nessa situação, se firma um contrato onde o bem almejado pelo locatário é oferecido pelo banco com a condição de empréstimo. Ou seja, a posse será da empresa solicitante, pelo período estipulado via contrato, tendo pleno direito de utilizar o bem, mas não será dono.

Além disso, o empresário, logicamente, deverá pagar um valor mensal, ao dono do bem, o banco, pelo período de utilização, exatamente como funciona um aluguel padrão.

No entanto, é preciso destacar que existem alguns tipos de leasing. Confira a seguir!

Leasing Financeiro

O mais frequente dentre as operações desse tipo de contrato, o leasing financeiro tem de um lado, por exemplo, um banco e do outro lado o empresário interessado na utilização em um ativo para o seu negócio.

Para ficar mais claro, usaremos um exemplo prático:

Supomos que o empresário necessite de uma nova sede física para o seu negócio, mas, tecnicamente, ele não dispõe de recursos em caixa para suprir essa necessidade ou, simplesmente, não está no momento de fazer esse investimento em específico com dinheiro próprio.

Então, ele vai até a instituição financeira e através da contratação do leasing financeiro, ele indica a propriedade que lhe interessa como sede. Nesse momento, após análises de viabilidade e riscos, o banco adquire o bem e passa a alugá-lo ao empresário.

Especificamente, essa modalidade costuma ter prazo de até 3 anos. Durante esse tempo, qualquer responsabilidade relacionada a manutenção, conservação e outros riscos que envolvem o bem, é do “locador”. 

Ao final do contrato, o empresário pode devolver o bem ao seu proprietário, postergar o aluguel e/ou, ainda, negociar a compra sob condições especiais.

Leasing Operacional

Nessa modalidade, o empresário tem todas as opções do leasing financeiro, mas também a possibilidade de fazer a devolução ou trocar o bem durante a fase de utilização.

Outras duas importantes diferenças é que o leasing operacional garante que os custos do bem “alugado” seja totalmente de seu proprietário e não do locatário. E as “parcelas” cobradas como um aluguel, trabalham sob um teto máximo de 90% do valor de custo para manter o bem.

Por outro lado, existe um tempo mínimo de locação, que, atualmente, é de 3 meses (90 dias).

Leasing Back

Uma forma de empréstimo autorizada apenas entre CNPJs. O Leasing Back costuma ter, nas negociações, duas empresas e não um banco ou instituição financeira entre as partes.

Uma das empresas, negocia a venda de seus ativos, seja maquinário, carro, imóvel, com a outra parte interessada. E posteriormente, a nova compradora, retorna esses bens para a antiga proprietária, através do sistema de aluguel, ou seja, um contrato de leasing.

Essa modalidade é empregada no intuito de gerar capital em cima de um bem, que está parado, ou até mesmo para levantar caixa em situações de baixa financeira.

Benefícios do Leasing e Financiamento para Ativos da Empresa

Como foi possível observar, existem diferenças importantes entre o leasing e o financiamento para ativos da empresa. Mas, quais são os benefícios de cada uma dessas modalidades de empréstimo?

Confira detalhadamente agora!

Benefícios do Leasing para Ativos da Empresa

  • Taxa de juros mais baixa: O leasing, costuma ser uma operação mais barata em relação ao financiamento. Isso porque, como se trata de uma modalidade caracterizada pela “venda da posse”, ou seja, um aluguel com tempo determinado, os riscos envolvidos são reduzidos. Além disso, o bem continua sendo uma propriedade da instituição financeira ou banco, e, por isso, não há cobrança de IOF, diminuindo significativamente os custos.
  • Processo Administrativo Mais Rápido: Por ser uma operação de menor risco, o Leasing costuma ter um processo burocrático e de análise mais rápido do que outras modalidades de empréstimo.
  • Possibilidade de Aquisição ou Troca do Bem: A depender da modalidade contratada, é possível que a empresa adquira o bem, com abatimento das parcelas pagas durante o contrato e condições especiais, como redução de juros e taxas. Ou ainda troque o bem do início do contrato por outro de interesse, sem qualquer oneração.
  • Reduções Fiscais: Quase todas as modalidades do leasing costumam gerar diminuição na arrecadação de impostos, devido o contrato ser tratado como arrendamento e não aquisição de bens.

Benefícios do Financiamento para Ativos da Empresa

  • Aquisição de Patrimônio: Um dos maiores benefícios do financiamento para ativos da empresa é a aquisição de patrimônio. Uma vez que ao fim do contrato, a empresa se torna proprietária do bem financiado.
  • Crescer com Estabilidade: Se bem calculado e planejado, o financiamento pode oferecer um crescimento com estabilidade para empresa que estará adquirindo patrimônio, uma vez que ela estará deixando de depender, por exemplo, de aluguel, variações de custos para ter acesso a ativos necessários e outras surpresas.
  • Benefícios Fiscais: Devido aos juros do empréstimo contratado.
  • Maior Poder de Negociação: Por ser uma modalidade bastante comum, é possível encontrar, ao menos, uma opção de financiamento em cada Banco ou instituição financeira que existe no país. Diante disso, com boas análises e negociações a vantagem de conquistar um contrato mais alinhado com as suas necessidades e próximo à sua pretensão de custos, incluindo taxas e juros, é maior.

O âmbito que trata sobre empréstimos, concessão de créditos empresariais, análise e estratégias financeiras é bastante extenso, mas muito interessante e extremamente importante para todos os empresários.
Se você quer se aprofundar ainda mais no assunto, conheça nosso curso de Contratação de Empréstimos Financeiros para Empresas.

Compartilhar
BCN Treinamentos

Publicado por
BCN Treinamentos

Posts Recentes

Erros comuns na elaboração de relatórios financeiros e como evitá-los

Que as tomadas de decisões assertivas no dia a dia empresarial são essencial para a…

3 semanas atrás

Dicas para negociar melhores condições com fornecedores

Para manter uma boa competitividade no mercado, os compradores precisam saber negociar as melhores condições…

3 semanas atrás

Estratégias para gestão e redução de riscos financeiros

Os riscos financeiros, quase sempre, estão presentes no dia a dia empresarial, fazendo com que…

3 semanas atrás

Fintechs e a Nova Era da Gestão Financeira Empresarial

Se você está atento às atualizações ligadas ao setor econômico, muito provavelmente, já deve ter…

4 semanas atrás

A importância do score de crédito empresarial e como melhorá-lo

A pontuação financeira de uma empresa é o seu DNA, o raio x que mostra…

4 semanas atrás

A Importância da Educação Financeira para Empreendedores

Empreender de maneira satisfatória e efetiva exige maleabilidade, criatividade, habilidade plena com questões organizacionais, gestão…

4 semanas atrás