Gestão Financeira

Como a Inteligência Artificial está transformando a gestão financeira nas empresas

Com a velocidade dos negócios mudando de forma constante e a necessidade de otimização alcançando margens nunca vistas, em nenhum outro momento da história a gestão financeira foi tão necessária para o sucesso empresarial. 

Em todo esse dinamismo, as Inteligências Artificiais (IA) vem ocupando abordagens importantes em estratégias financeiras de empresas de todos os portes.

Pesquisa recente realizada pelo IDC, 1 em cada 10 empresas brasileiras já utilizam algum tipo de IA em seus processos financeiros. Esse número surpreende, pela rapidez de implementação e por sua crescente utilização no cenário empresárial nacional. 

Queremos que você compreenda todos os detalhes e as possibilidades que a Inteligência Artificial é capaz de fazer pela gestão financeira. E mais que isso, mostrar como acontecem as automatizações de processos, de análises e as vantagens de sua implementação.

Logo, você perceberá que a IA não é mais o futuro e sim, um pilar essencial na estrutura de gestão financeira atual.

Impacto da Inteligência Artificial na Gestão Financeira

O uso da IA tem modificado, completamente, a forma com que as empresas administram seus recursos e executam a tomada estratégica de decisões. E dois aspectos fundamentais são observados: a automatização dos processos e a análise preditiva.

Automatização de Processos Financeiros

Podemos afirmar que a área de processos financeiros foi uma das mais impactadas em suas automatizações. 

Com o uso de algoritmos avançados, fluxo de tarefas, entrada de dados, emissão de relatórios e reconciliação de contas feito de forma quase que instantânea, a eficiência operacional desse processo ganhou destaque. Além, claro, da redução de risco de erros.

Análise Preditiva de Dados Financeiros

Outro ponto de destaque são as análises preditivas de dados financeiros, isso porque, com o uso de IA mais potentes é possível analisar um grande fluxo de dados financeiros em poucos segundos. Isso, auxilia a identificação de tendências, comportamentos e oscilações de mercado.

Isso permite que qualquer empresa tome decisões ou mude a rota financeira de forma muito mais rápida e estratégica.

Seriam somente essas as vantagens? Com certeza não.

Vantagens da Utilização da Inteligência Artificial na Gestão Financeira

A utilização de IA proporciona muito mais que agilidade, mas algo que qualquer empresário teme: o erro humano. Dentre as vantagens, essas são as que merecem destaque:

Redução de Erros Humanos

Utilizar IAs é ter a certeza de uma redução de erros humanos. Tanto em processo de entrada de dados, geração de relatórios gerenciais ou mesmo reconciliações. Em todos esses processos, anteriormente, as chances de erros ou equívocos eram bastante comuns. Agora, não mais. 

Reduzir erros não auxilia apenas na exatidão das informações, mas evita perdas desnecessárias de dinheiro e ainda, preserva a credibilidade.

Otimização de Tomada de Decisões Financeiras

O uso da Inteligência também é capaz de acelerar o processo de tomada de decisões, já que é possível analisar uma quantidade alta de dados em tempo real, antecipando possíveis desafios de mercado.

Na gestão financeira, quando mais dados e análises, maiores são as formas de otimizar recurso, minimizar riscos e maximizar resultados.

Apenas de enormes vantagens, toda essa inteligência precisa ser nutrida de forma consistente. E nesse momento, os desafios começam…

Desafios da Implementação da Inteligência Artificial na Gestão Financeira

Embora as vantagens de sua implementação sejam inegáveis, sua implementação também demanda grandes desafios, exigindo que essa migração seja cuidadosa e planejada.

Dentre os desafios mais pontuados pelas empresas, temos: O investimento e a adaptação/treinamento dos colaboradores para utilização.

Necessidade de Investimento em Tecnologia

Conseguir uma implementação bem-sucedida irá requerer investimento com aquisição de sistemas avançados, adequados e mais que isso, com uma infraestrutura de TI e hardware adequada ao dia a dia da empresa.

É muito provável que isso demande um investimento inicial significativo e que isso precisa ser muito bem avaliado. E mais, há necessidade de atualizações e manutenções continuas, com pagamentos recorrentes para suporte de sistema.

Adaptação dos Colaboradores à Nova Realidade Tecnológica

Outro desafio é adaptar seus colaboradores ao uso, ensinando todos os processos dentro do sistema. Isso irá requerer tempo com treinamento, desenvolvimento de novas habilidades e competência.

Não há como deixar que um sistema de IA funcione 100% sem supervisão humana. Ele conseguirá acelerar muitos processos diários, mas seus colaboradores precisarão ter domínio sobre isso. Tal fato demandará um planejamento estratégico bem feito e comprometimento com uma gestão eficiente de pessoas.

Só que, sabemos que a IA está apenas começando. Podemos ter a certeza que tudo ainda evoluirá muito rápido e novas tendências ainda virão…

Tendências Futuras da Inteligência Artificial na Gestão Financeira

A medida que o tempo passa, novas funcionalidades e possibilidades vão surgindo para o uso da IA na gestão financeira. Um futuro que, podemos afirmar, não irá demorar tanto tempo assim.

Já é possível identificar movimentos acontecendo:

Integração com Outras Tecnologias Emergentes

É possível perceber uma tendência de tecnologias acontecendo, como blockchain, Internet das Coisas (IoT) e análise de big data. Essa convergência de funcionalidades irá acontecer, unindo e fornecendo os processos.

É fácil perceber que a união da IA com a blockchain é capaz de proporcionar muito mais segurança em transações financeiras. Enquanto, a utilização com IoT proporciona uma coleta de dados em tempo real para suas transações financeiras. Uma revolução no que diz respeito a gestão financeira.

Personalização de Soluções Financeiras Baseadas em IA

Personalização das soluções é o que ditará o jogo da gestão financeira daqui em diante. A medida que as IAs avançam, é possível personalizar com maior facilidade as funções e com isso, adaptar as necessidades de cada setor e até mesmo, perfil de clientes.

Essa personalização só irá melhorar a precisão e a relevância dos dados e análises, permitindo tomada de decisões orientada por resultados.

O futuro é certo para as transformações de gestão financeira: podemos esperar muito mais inovações. Entender que a personalização é o que vai aumentar sua otimização de processos e mais que isso, garantir sua competitividade no mercado que está em constante evolução.

Não fazer uso dos benefícios que essas inteligências têm a oferecer, tornará sua empresa obsoleta e mais que isso, com altas chances de riscos financeiras.

Esperamos que esse conteúdo tenha somado em sua visão sobre o novo momento que estamos vivenciando.

Até a próxima!

Compartilhar
BCN Treinamentos

Posts Recentes

Erros comuns na elaboração de relatórios financeiros e como evitá-los

Que as tomadas de decisões assertivas no dia a dia empresarial são essencial para a…

2 semanas atrás

Dicas para negociar melhores condições com fornecedores

Para manter uma boa competitividade no mercado, os compradores precisam saber negociar as melhores condições…

2 semanas atrás

Estratégias para gestão e redução de riscos financeiros

Os riscos financeiros, quase sempre, estão presentes no dia a dia empresarial, fazendo com que…

3 semanas atrás

Fintechs e a Nova Era da Gestão Financeira Empresarial

Se você está atento às atualizações ligadas ao setor econômico, muito provavelmente, já deve ter…

3 semanas atrás

A importância do score de crédito empresarial e como melhorá-lo

A pontuação financeira de uma empresa é o seu DNA, o raio x que mostra…

3 semanas atrás

Diferenças e benefícios do leasing e financiamento para ativos da empresa

No mundo corporativo, é muito comum que os profissionais lidem, diariamente, com assuntos que envolvem…

3 semanas atrás