Compras

Que curso fazer para ser comprador?

Se você está se perguntando: “Que curso fazer para ser comprador?” ou “O que preciso para ser um comprador?” Este artigo é para você!

O papel de um “comprador” dentro de uma empresa envolve a gestão e a execução de todas as atividades relacionadas à aquisição de bens e serviços necessários para o funcionamento da organização.

Desse modo, o comprador atua como um elo entre a empresa e os fornecedores, buscando sempre otimizar os recursos para que a empresa obtenha o melhor valor em suas aquisições.

Além dos salários atrativos, a profissão oferece dinamismo e a possibilidade de atuar em diversos setores. Para se tornar um comprador, você pode considerar cursos e formações que proporcionem uma base sólida em áreas relacionadas à gestão de compras e suprimentos.

Neste artigo falaremos sobre que curso fazer para ser comprador e como fazer esta escolha. Acompanhe a leitura para saber mais!

Afinal, que curso fazer para ser comprador?

Se você está pensando em seguir a carreira de comprador, escolher o curso adequado é o primeiro passo para construir uma carreira sólida nesta área. Embora não exista um curso exclusivo para compradores, alguns cursos oferecem uma formação abrangente que será o primeiro passo para ingressar nessa profissão. Você pode escolher um curso de graduação ou um curso de educação continuada para se qualificar.

Vamos começar pelos cursos de graduação que estão relacionados à área de compras.

Administração

Comecemos com o curso de Administração. Este curso é um dos mais versáteis e amplamente aplicáveis ao mundo dos negócios. Logo, estudar Administração, permite que você ganhe uma visão mais ampla de como as empresas operam, abrangendo áreas como finanças, marketing e gestão de Recursos Humanos. Essa compreensão global é essencial para um comprador, pois permite que você alinhe suas decisões de aquisição com os objetivos estratégicos da empresa. Além disso, a Administração ensina habilidades de gestão e negociação, que são indispensáveis quando se lida com fornecedores e se busca otimizar o orçamento de compras.

Economia

Outra opção a considerar é o curso de Economia. A Economia proporciona uma análise detalhada dos mercados e das forças que influenciam a oferta e a demanda. Para um comprador, essa capacidade de entender e prever tendências de mercado é um grande diferencial. Você aprenderá a interpretar dados econômicos, avaliar a viabilidade financeira de fornecedores e tomar decisões informadas que impactam diretamente o sucesso das aquisições da empresa.

Engenharia

A Engenharia, especialmente em áreas como Engenharia de Produção ou Engenharia Industrial, oferece um viés mais técnico e analítico que pode ser muito útil para a função de comprador. Você aprenderá conceitos de logística, gestão de cadeias de suprimentos e otimização de processos, que estão relacionados à área de compras.

Logística e Supply Chain

A área de Logística e Supply Chain tem ganhado destaque e pode ser uma escolha estratégica para quem deseja se aprofundar no setor de compras. Nesse tipo de curso você aprende sobre a gestão de cadeias de suprimento, inclusive a parte de coordenação de atividades que vão desde a aquisição de materiais até a entrega final. Você conhecerá aspectos como a gestão de inventário, o planejamento de demanda e a análise de fornecedores, tudo o que um comprador precisa para atuar de forma proativa e estratégica.

Capacitação Profissional em compras

Além das opções acadêmicas tradicionais, existe uma alternativa mais especializada para quem deseja se aprofundar na área de compras que é a capacitação profissional. Esse tipo de curso possui um excelente custo-benefício, por ser de curta duração, mas oferendo uma compreensão detalhada das técnicas e estratégias praticadas no mercado atualmente.

O curso de Gestão de Compras e Negociação com Fornecedores tem como objetivo principal proporcionar aos participantes as ferramentas e conhecimentos necessários para implementar técnicas avançadas de compras. Ele aborda como aproveitar estratégias eficazes que reduzem custos e aumentam a produtividade e a competitividade da empresa. A ênfase está em aplicar políticas e ações estruturadas que ajudem a maximizar os resultados financeiros e operacionais da organização.

O curso cobre desde a importância das compras para a competitividade e a gestão de custos, até decisões emergenciais e comércio eletrônico B2B. Ele aborda também as fases e habilidades necessárias para uma negociação eficaz, como o Total Cost of Ownership e a formação de equipes multidisciplinares. Além disso, oferece uma visão sobre estratégias de desenvolvimento, como Outsourcing (terceirização) e Strategic Sourcing.

Destinado a profissionais da área de compras que buscam atualizar seus conhecimentos, o curso é conduzido por um instrutor com vasta experiência em logística, compras e sistemas de gestão. Participar desse curso ajudará a aprimorar suas habilidades e a se destacar na profissão, proporcionando uma compreensão prática e avançada das melhores práticas atuais em compras.

A BCN treinamentos oferece o curso de Gestão de Compras e Negociação com Fornecedores para te ajudar a ingressar ou se aperfeiçoar na carreira de compras. Conheça mais sobre os cursos oferecidos pela BCN Treinamentos. Entre em contato com a nossa equipe  e confira a nossa agenda de treinamentos!

Sobre o autor

BCN Treinamentos

Deixar comentário.