O plano de contas é uma das principais ferramentas de controle econômico e financeiro de uma organização. Trata-se de um conjunto de contas que representa as movimentações (receitas e despesas) de uma forma estratégica e facilita a gestão financeira do seu negócio.
É um instrumento fundamental para a administração da empresa e também na elaboração das demonstrações contábeis. Continue a leitura para entender melhor o que é plano de contas, a sua importância e como organizá-lo.
Plano de contas é um documento que categoriza as contas da organização. O conjunto de entradas e saídas são classificados e organizados para representar as movimentações financeiras, patrimoniais e econômicas da empresa.
Veja, a seguir, quais são os dois tipos de planos de contas mais utilizados:
O plano de contas contábil precisa ser desenvolvido de acordo com as regras da lei nº 6.404/76 e das Normas Brasileiras de Contabilidade. Sendo assim, a estrutura do instrumento deve seguir um padrão básico e consequentemente fica semelhante ao documento de outras empresas.
As informações obtidas no plano de contas contábil serão usadas como base para a elaboração de demonstrações contábeis, como o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Fluxo de Caixa.
Ao contrário do contábil, o plano de contas gerencial não precisa seguir um padrão. Ele é realizado de forma mais simplificada, para ser usado na administração do negócio.
Esse tipo de plano de contas auxilia na tomada de decisões da organização e facilita a elaboração de relatórios financeiros.
O documento pode aproveitar as informações do plano de contas contábil, e organizar os dados de forma estratégica, com base nas prioridades e necessidades gerenciais da empresa.
Como já foi dito, o plano de contas contábil é aproveitado para a produção do plano de contas gerencial. Para facilitar o processo, é interessante automatizá-lo usando softwares especializados.
A contabilidade de uma empresa é responsável por desenvolver diversas demonstrações, relatórios, documentos e controles financeiros. Para isso, ele deve organizar as entradas e saídas de acordo com as necessidades da companhia e as exigências legais.
Para que o trabalho seja eficiente, todos os profissionais e setores envolvidos precisam seguir o mesmo modelo, ou seja, seguir um padrão para garantir uma comunicação otimizada.
Em outras palavras, com o plano de contas cada movimentação é tratada da mesma maneira em demonstrativos, relatórios e demais documentações. Confira para que serve a ferramenta:
A estrutura do documento é diferente de acordo com o tipo de plano de contas que está sendo feito. O plano de contas contábil, deve ser dividido em:
Já o gerencial pode ser organizado de acordo com o segmento e necessidades específicas da empresa, sempre visando classificar as entradas e saídas do fluxo de caixa.
Entenda agora os passos fundamentais para o seu desenvolvimento.
É muito importante organizar os dados presentes no plano de contas para garantir a sua efetividade. Por isso, liste todas as contas que vão entrar no documento e defina os grupos em que cada uma delas faz parte.
É sempre interessante que os dados sejam organizados em níveis e subníveis para facilitar a visualização e, consequentemente, o entendimento. Se necessário, comentários e indicações de uso podem ser implementados para garantir que a ferramenta será aproveitada corretamente.
Quem trabalha com contabilidade precisa estudar sempre para garantir a qualidade do seu trabalho. Isso é importante para se manter atualizado sobre as atualizações da área, as novas leis e normas, bem como para garantir que os conhecimentos adquiridos não caiam no esquecimento.
Um erro comum e que compromete a qualidade de qualquer plano de contas é a confusão entre os conceitos. Para evitar problemas, é fundamental garantir que todos os profissionais envolvidos saibam o que são gastos, custos, despesas, entre outros termos que vão estar presentes na ferramenta.
Antigamente, o plano de contas precisava ser realizado com papel e caneta — o que tornava o processo muito mais demorado, complicado e passível de erros. Felizmente, hoje em dia existem softwares de gestão e planilhas eletrônicas que tornam essa tarefa muito mais simples.
As ferramentas tecnológicas são úteis para desenvolver, alimentar e visualizar as informações do plano de contas da melhor forma possível. Vale a pena pesquisar para encontrar a alternativa que melhor atende às necessidades do negócio, considerando o orçamento, tamanho e segmento da empresa.
Para entender quais dados, grupos e classificações o plano de contas vai ter, é importante saber quais serão os relatórios gerados. Como já falamos, uma das principais finalidades dessa ferramenta é apoiar a produção de demonstrações contábeis e outros documentos financeiros.
Portanto, as informações necessárias para a elaboração dessas documentações precisam constar no plano de contas desde o começo para evitar retrabalhos ou erros na interpretação dos dados.
Como vimos, o plano de contas traz vários benefícios para as organizações. O instrumento padroniza as movimentações financeiras, garante que as informações vão ser interpretadas adequadamente e contribui para melhorar a tomada de decisões. Além disso, ele é necessário para o cumprimento de obrigações fiscais.
Se quiser continuar bem informado e atualizado sobre contabilidade, conheça os cursos oferecidos pela BCN Treinamentos!
Oferecer um pacote de benefícios corporativos eficaz deixou de ser apenas um diferencial competitivo e…
Muito antes de se tornar um dos diretores mais influentes da história do cinema, Quentin…
O conceito de elasticidade-preço da demanda está presente em quase todas as conversas estratégicas sobre…
Imagine que você está lançando um novo produto na sua empresa e calculou qual deveria…
O preço de um produto vai muito além de um simples número; ele é um…
Definir uma política de preços consistente é uma das decisões mais estratégicas dentro de qualquer…