Você já sabe que o Planejamento Orçamentário é uma ferramenta fundamental para garantir o crescimento saudável de uma empresa e o quanto é importante ter um orçamento empresarial bem definido.
Mas para que esse orçamento seja elaborado, existem várias metodologias e modelos que devem ser usados de acordo com as necessidades e características de cada empresa. E hoje, neste nosso novo artigo, vamos falar do Orçamento por Atividades.
Acompanhe e aprenda mais sobre o assunto.
O Orçamento por Atividades ou Baseado em Atividades, também chamado de Orçamento ABB (Activity-Based Budgeting), é um sistema orçamentário e financeiro que reflete as atividades e os processos de uma organização. Nele, os custos são associados às atividades e as despesas são então compiladas com base nas atividades esperadas.
Dessa forma, no Orçamento por Atividades são registradas as tarefas realizadas dentro da estrutura organizacional que envolvem custos, estabelecendo relações entre elas para, depois, decidir o montante do orçamento total que deverá ser destinado para cada uma delas.
Ele não substitui o orçamento tradicional. Deve ser usado como ferramenta gerencial para indicar aos gestores qual a quantidade de equipamentos, insumos, energia e funcionários serão necessários para que a empresa alcance seus objetivos estratégicos da organização. Sendo elaborado somente após todos os custos de uma atividade serem corretamente justificados.
No mais, como já se pode imaginar, o Orçamento por Atividades possui relação com o Custeio Baseado em Atividades (ABC), assunto que já foi abordado aqui no blog. Conhecidos os direcionadores de recursos e de atividades determinadas na aplicação do ABC é possível quantificá-los e projetá-los em função do aumento das vendas e estratégias empresariais, envolvendo custos e desempenho.
Quer aprender mais sobre orçamento? Confira outros artigos dos diversos tipos de orçamento:
Você sabe o que é Orçamento Base Zero?
O que é o Orçamento Matricial?
O que é Rolling Forecast – Orçamento Contínuo
Como fazer um bom planejamento orçamentário?
Primeiramente, temos que deixar claro o que seria uma atividade neste sistema orçamentário. Aqui, atividade é a utilização de recursos (pessoal, máquinas, tecnologia, materiais), com o objetivo de produzir algum bem ou serviço.
Assim, quando uma loja de sapatos vende um produto em estoque, por exemplo, as seguintes atividades estão envolvidas:
Para começar a elaborar um Orçamento por Atividades, é importante criar uma planilha de atividades de cada área. E para isso, o Controller deve conversar com os todos os gestores da organização com o objetivo de identificar todas as atividades envolvidas no processo produtivo. Ou seja, o elaboração do orçamento envolve todo o quadro funcional (marketing, engenharia, produção e áreas de serviço).
O ideal é que cada um dos gestores respondam às seguintes perguntas:
E, após a identificação de cada uma das atividades, é necessário identificar os fatores que geram ou influenciam o volume dos gastos de uma atividade.
Mas de forma geral, podemos dizer que o Orçamento por Atividades engloba as seguintes etapas:
Uma vez que o Orçamento por Atividades tem como ponto de partida a previsão do volume de vendas, é fundamental que o planejamento de vendas e a projeção de faturamento sejam muito bem elaborados.
Entre as vantagens do Orçamento por Atividades podemos destacar:
Já entre as desvantagens do Orçamento por Atividades, podemos citar:
Em um cenário econômico tão dinâmico muitas empresas estão adotando modernas formas de gestão com o objetivo de aumentar a sua lucratividade e competitividade e o Orçamento por Atividades pode ser uma delas.
No entanto, é preciso que os gestores estejam cientes das suas limitações e desvantagens e que, uma vez implementado, seu sucesso depende da disponibilidade dos meios e recursos necessários para que ele funcione de forma eficaz e alcance os seus objetivos.
Como você pôde ver, o assunto é interessante e bastante complexo, por isso o estudo e atualização deve ser uma constante na vida dos gestores e profissionais da área financeira.
Quer aprender mais sobre o orçamento? Faça o curso de Gestão Integrada de Custos e Orçamento
A exigência da inclusão de reclamatórias trabalhistas no eSocial transforma a rotina do departamento de…
No cenário empresarial atual, a redução de custos é essencial para a competitividade e a…
A Análise DuPont é uma técnica financeira essencial que revela os principais fatores que influenciam…
A estruturação do processo de compras influencia diretamente a eficiência e a gestão de recursos.…
Você sabe como alinhar compras com o planejamento financeiro? Esse conhecimento é fundamental para a…
A tesouraria é um setor que costuma ser subestimado, mas suas rotinas são essenciais para…