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Global Sourcing: o que é e como aplicar na sua empresa

Desenvolver uma estratégia de competitividade é uma necessidade de todas as empresas. Assim, constantemente as organizações estão em busca de soluções que possam oferecer maiores benefícios com custos reduzidos.

E a estratégia de global sourcing vem sendo adotada como uma forma de alcançar mais e melhores resultados, explorando o mercado e as vantagens para as empresas.

No entanto, é preciso entender e conhecer todas as particularidades que envolvem o processo para que ele seja implementado como uma solução e não se torne um problema para a empresa.

Aqui nós iremos apresentar o que é essa estratégia, quais as vantagens, desafios e como ela pode ser feita na sua estratégia de gestão de compras.

Continue conosco e boa leitura!

O que é global sourcing?

O global sourcing, ou “fornecimento global”, é uma estratégia comercial feita pelas empresas que buscam a aquisição de produtos ou serviços no exterior, em países que apresentam melhores condições de compra e negociação.

Ela é aplicada pelas empresas que buscam itens com menores custos, maior qualidade ou mesmo quando o mercado local não apresenta as características de produção necessárias para o fornecimento do item.

Apesar de ser uma estratégia associada a compra de itens de produção, o global sourcing também pode ser feito para a aquisição de serviços com custos mais competitivos. Esses casos são mais comuns com serviços de telemarketing, mas vem crescendo também nas áreas como TI e marketing de conteúdo.

Dentre os benefícios da adoção da estratégia, estão:

  • Otimização da cadeia de suprimentos;
  • Redução dos custos de aquisição;
  • Acesso a bens e serviços em outros países;
  • Diversificação da produção;
  • Estímulo do relacionamento e formação de contatos no exterior;
  • Possibilidade de receber mercadorias com maior velocidade de entrega.

Desafios do global sourcing

Assim como as demais estratégias da área comercial, o global sourcing apresenta alguns desafios que devem ser enfrentados pelos profissionais para que as melhores negociações sejam feitas.

Aqui iremos apresentar os principais e mostrar o que você deve considerar para que eles não impactem na eficiência dos acordos da sua empresa.

Preço x Qualidade

Um dos grandes desafios do global sourcing é também um dos maiores erros cometidos por compradores, especialmente o que não possuem tanta experiência com negociações internacionais.

Apesar de uma das principais vantagens da estratégia ser a redução de custos, este não deve ser o principal objetivo. É preciso lembrar que o preço e a qualidade do produto ou serviço adquirido devem estar de acordo com as necessidades da empresa e em alinhamento com a estratégia de promover a satisfação dos seus clientes.

Afinal, não é inteligente realizar a aquisição de um produto que ofereceu um preço mais competitivo, mas de qualidade inferior.

O ideal é ter em mente que esses dois critérios devem ser vistos com o mesmo peso e relevância no processo de negociação.

Complexidade logística

Na estratégia de global sourcing, podemos dizer que a complexidade logística é proporcional à distância entre empresa e fornecedor: quanto mais longe, maiores os desafios.

Até que a mercadoria seja entregue ao seu ponto final, existem diversos trajetos, meios de transporte, pessoas e processos alfandegários envolvidos, e todos esses fatores e seus riscos devem ser avaliados antes do start no processo logístico.

Isso exige que o profissional desenvolva uma visão ampla sobre o ambiente e conheça de forma aprofundada quais as dificuldades e possíveis soluções para cada um dos problemas, desenvolvendo um planejamento que aborde os principais cenários.

Avaliação de fornecedores

A avaliação de fornecedores acaba sendo um desafio não só pela distância, mas também por fatores como a cultura e idioma.

Quando o comprador não tem familiaridade com essas características do mercado da empresa fornecedora, é possível que desentendimentos acabem surgindo durante as negociações.

Por isso, mesmo durante o processo de avaliação de fornecedores, você deve contar com profissionais que estejam familiarizados com os costumes do país e possam intervir em algumas situações.

3 elementos para avaliar na estratégia de global sourcing

Ao implementar a estratégia, é preciso levar em consideração 3 pontos elementos fundamentais:

  • Produto;
  • Fornecedor;
  • Localização.

Esses fatores impactam diretamente no sucesso da estratégia, servindo também para avaliar a viabilidade da aquisição de itens no mercado interno ou externo.

E para que você saiba o que deve considerar durante a avaliação, descrevemos alguns pontos a serem observados.

1.     Produto

O primeiro ponto a ser avaliado é o próprio objetivo de aquisição com a estratégia de global sourcing. Aqui, estamos tratando tanto sobre a produção de produtos quanto o fornecimento de serviços.

Existem alguns pontos que você deve considerar no processo de avaliação do item a ser comprado, como:

  • Variação de demanda;
  • Tamanho e peso;
  • Requisitos e possibilidade de transporte (especialmente em casos de produtos perecíveis);
  • Mão-de-obra envolvida.

Todos os custos devem ser vistos e considerados para que a melhor escolha seja feita e a sua empresa não corra o risco de perder oportunidades e recursos financeiros. Por isso, atenção aos custos ocultos.

Assim, antes de iniciar o processo de negociação com fornecedores, você deve pesquisar as possibilidades, processos envolvidos e prever possíveis problemas que vão desde o fechamento do contrato até a chegada do item adquirido.

Dessa forma, o ideal é buscar as alternativas que envolvem um menor risco de aquisição.

2.    Fornecedor

A avaliação de fornecedores é outro ponto essencial a ser realizado, especialmente por estarmos tratando de fornecedores internacionais.

Mesmo que a sua empresa já trabalhe com um processo estruturado de avaliação, na estratégia de global sourcing envolve outras particularidades que devem ser levadas em consideração.

É fundamental que você inclua alguns critérios específicos a serem atendidos, como a apresentação de documentações de exportação, bem como experiência prévia e consolidada com a adoção do processo.

Desse modo, na estratégia de global sourcing, o processo de avaliação deve levar um período de tempo maior para que seja feito de forma segura, esclarecendo todas as possíveis dúvidas e pesquisando os pontos necessários para que as partes estejam protegidas e sejam beneficiadas com a negociação.

3.    Localização

Por fim, você deve analisar a localização da aquisição do item.

É importante que a sua empresa realize o mapeamento de todos os riscos envolvidos e pesquise sobre a experiência dos fornecedores. Além disso, é essencial buscar informações com outras empresas e avaliar experiências positivas e negativas com compras internacionais.

Desse modo, um dos pontos a serem planejados é a criação de uma estratégia geográfica, que deve levar em consideração as dificuldades e vantagens de escolher uma determinada localização em comparação a outras possibilidades.

Assim, você poderá avaliar quais locais oferecem maior competitividade, e até mesmo verificar se é melhor adquirir o item com fornecedores internacionais ou locais.

Afinal, como descrevemos acima, mesmo que um fornecedor internacional ofereça melhores condições de negociação, os custos ocultos do processo de aquisição devem ser calculados e feita a comparação entre as opções disponíveis.

Como aplicar o global sourcing?

Após entender quais os desafios e o que você deve avaliar, iremos te apresentar quais os principais pontos a serem trabalhados para a aplicação da estratégia.

Analise a vantagem competitiva e custo total de aquisição

A palavra que define a estratégia de global sourcing é “competitividade”. Assim, o primeiro ponto é avaliar se a aquisição do produto ou serviço num outro país é uma solução viável e pode aumentar a competitividade da empresa.

Isso porque, como você já viu neste artigo, todos os custos devem ser avaliados para verificar a eficiência da negociação, buscando, principalmente, analisar os custos ocultos do processo.

Dessa forma, você deve pesquisar custos como:

  • Transporte;
  • Taxas de importação;
  • Documentos necessários para a importação (comprador) e exportação (fornecedor);
  • Ajustes ou adaptações para o uso da mercadoria.

Cada detalhe deve ser previamente analisado e nenhum custo deve ser deixado de lado.

Assim, o ideal é contar com o apoio de profissionais experientes no processo de global sourcing para que nenhuma “surpresa indesejada” surja durante ou após as negociações com fornecedores.

Tenha sempre um plano de contingência

O segundo ponto é sempre buscar manter a segurança da cadeia de fornecimentos para a sua empresa.

O ideal é que você trabalhe com uma estratégia que englobe a atuação de fornecedores primários e secundários. Assim, os primeiros seriam o principal contato para negociações e aquisições, e o segundo modelo de fornecedores seriam os contatos de segurança caso algum problema afete o seu canal principal.

Adotar essa estratégia é essencial para que a sua empresa não seja prejudicada por fatores externos, como crises políticas e guerras que surgem nos países e afetam as atividades de exportação.

Portanto, sempre elabore um plano de contingência.

Invista em licitações online

Uma outra dica que facilita o processo é a utilização de licitações online, que além de agilizar o fornecimento de informações para possíveis interessados, são alternativas mais viáveis em casos de contatos no exterior.

Como você percebeu, a estratégia de global sourcing pode apresentar diversas vantagens e oportunidades para a sua empresa. Mas para que ela seja implementada, é preciso um conhecimento mais profundo sobre as principais estratégias de compras.

Para aprender como aplicar tudo isso na prática conheça nosso curso de Strategic Sourcing. Nele você irá aprender como as empresas podem desenvolver um setor de compras orientado para resultados, alinhando objetivos estratégicos, desenvolvendo soluções e estando preparado para os principais desafios do mercado.

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