Gestão Financeira

Entenda como sua empresa é afetada pela falta de gerenciamento financeiro

O gerenciamento financeiro é um dos fatores mais importantes para o bom funcionamento de uma empresa. Saber utilizar da melhor maneira todos os recursos que você tem é fundamental para que a marca prospere com eficiência e constância.

Além disso, a falta de planejamento financeiro eficiente pode trazer consequências negativas graves para o seu negócio, incluindo danos irreversíveis, como a falência.

Entenda agora de que maneira a sua empresa pode ser afetada pela falta de um gerenciamento financeiro eficiente.

O que é o gerenciamento financeiro

Em suma, podemos definir como gerenciamento financeiro toda prática estratégica voltada a controlar e monitorar os recursos financeiros de uma empresa, a fim de atingir objetivos de crescimento e investimentos preestabelecidos pela companhia.

Assim, ter um controle eficiente sobre as finanças de um negócio é considerado um dos principais fatores de sucesso, que faz com que as empresas cresçam cada vez mais, de maneira saudável e lucrativa.

Grandes empresas com seus gerenciamentos praticamente impecáveis se tornam rapidamente cases de sucesso, que servem de modelos para outras companhias.

Problemas causados pela falta do planejamento

Logo, é essencial estudar as melhores maneiras de ter uma gestão financeira eficiente. 

Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o SEBRAE, aproximadamente metade dos pequenos empresários passa por dificuldades devido à falta de controle de suas finanças.

Indicativos de problemas financeiros

Há algumas atitudes que são indicativas de que o seu negócio pode estar (ou em breve estará) enfrentando problemas financeiros. 

Dentre as principais, podemos citar:

  • Falta de controle das contas e prazos de vencimento;
  • Fluxo de caixa constantemente desatualizado;
  • Misturar os recursos da empresa como dinheiro do dono;
  • Muitas multas e juros devido à atrasos de pagamentos;
  • Problemas com fornecedores;
  • Surgimento de muitas dívidas.

Fique atento a esses fatores e evite as práticas que levem a eles, afinal, são indicativos de problemas financeiros que podem resultar nas consequências que veremos adiante. 

Impactos da falta do gerenciamento das finanças na empresa

Por fim, vamos ver quais são as principais consequências de não ter um bom planejamento e administração financeira e quais riscos pode trazer à sua empresa.

  1. Estagnação dos negócios

A primeira consequência que iremos listar da falta de planejamento é a estagnação da companhia.

Isso pode ocorrer, primeiramente, porque a não realização do gerenciamento gera uma análise equivocada da posição da empresa no mercado.

Um faturamento alto, por exemplo, pode levar à ilusão de que o negócio vai bem. Assim, se não for realizada uma análise completa dos gastos necessários, isso pode comprometer o sucesso da marca e até a visualização de riscos envolvendo a saída de dinheiro.

Ou seja, sem entender a movimentação com clareza, os empresários podem destinar verbas de maneira equivocada e gerar dívidas.

Como resultado, há um negócio estagnado, que não conseguirá crescer no mercado. Afinal, a empresa passa a funcionar com a finalidade de pagar as contas geradas pela falta de gerenciamento.

  1. Aumento do endividamento

O surgimento de algumas dívidas ocasionais pode ser comum para algumas empresas, principalmente em determinados períodos do ano e crises em ramos específicos do mercado. 

Contudo, a falta de planejamento financeiro faz com que muitas dívidas apareçam e se acumulem, e se não houver clareza nessa movimentação, os prejuízos começam a surgir.

Um endividamento constante faz com que as empresas tenham cada vez mais despesas e atue para sanar essas dívidas, que aumentam com o passar do tempo. 

Dessa forma, há perda de lucratividade e a companhia começa a dar prejuízos.

  1. Falta de investimentos

Outra consequência que pode surgir e que, inclusive, é entendida como um impacto da má gestão e dos problemas anteriores, é a falta de investimentos para o desenvolvimento de setores, marcas e colaboradores. 

Afinal, uma empresa endividada não transmite confiança alguma no mercado, afastando investidores e potenciais parceiros de negócio, bem como – com dívidas – as prioridades não são o desenvolvimento da marca e novas aplicações, mas sim sanar as dívidas.

Dessa forma, fica ainda mais complicado sair de situações de perda, fazendo com que a empresa entre em um ciclo de prejuízos cada vez maior.

  1. Comprometimento de setores

A falta de gerenciamento financeiro pode comprometer as atividades corriqueiras de uma companhia, uma vez que a má administração dos fundos pode prejudicar diretamente setores específicos.

Afinal, cada departamento precisa de um orçamento para operar, considerando suas necessidades.

Ou seja, se não há planejamento, a sua empresa terá um desempenho pior nos diversos setores de operação, como T.I., marketing, segurança, R.H., dentre outros.

  1. Falência

Por fim, chegamos à consequência mais grave de todas: a falência. 

De um modo geral, pode ser entendida como resultado de todas as consequências acima somadas. 

Uma empresa que conta com um gerenciamento financeiro precário, ou sequer tem sua organização planejada, pode ter de encerrar suas atividades.

O aumento constante de dívidas, a estagnação no mercado, o afastamento de investidores, a má operação de determinados setores e outros fatores causados pelo planejamento precário leva a um quadro insustentável que, em pouco tempo, resulta na falência da empresa.

Comece a aplicar uma boa gestão

A falta de um gerenciamento financeiro eficiente poderá resultar em problemas sérios para a sua companhia, podendo levar até mesmo ao fim do seu sonho de empreendedorismo.

Por isso, conte sempre com profissionais qualificados e até mesmo busque parcerias – como empresas especializadas na gestão, softwares de gestão, consultorias e cursos – a fim de ter sempre o melhor planejamento possível para as finanças da sua marca. 

Somente com um olhar rigoroso e profissionais empenhados e com conhecimento é que a gestão financeira poderá ser feita com qualidade, promovendo o seu sucesso enquanto marca.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

Compartilhar
BCN Treinamentos

Posts Recentes

Erros comuns na elaboração de relatórios financeiros e como evitá-los

Que as tomadas de decisões assertivas no dia a dia empresarial são essencial para a…

3 semanas atrás

Dicas para negociar melhores condições com fornecedores

Para manter uma boa competitividade no mercado, os compradores precisam saber negociar as melhores condições…

3 semanas atrás

Estratégias para gestão e redução de riscos financeiros

Os riscos financeiros, quase sempre, estão presentes no dia a dia empresarial, fazendo com que…

3 semanas atrás

Fintechs e a Nova Era da Gestão Financeira Empresarial

Se você está atento às atualizações ligadas ao setor econômico, muito provavelmente, já deve ter…

3 semanas atrás

A importância do score de crédito empresarial e como melhorá-lo

A pontuação financeira de uma empresa é o seu DNA, o raio x que mostra…

3 semanas atrás

Diferenças e benefícios do leasing e financiamento para ativos da empresa

No mundo corporativo, é muito comum que os profissionais lidem, diariamente, com assuntos que envolvem…

4 semanas atrás