O turnover é um dos indicadores mais utilizados pela área de recursos humanos. No entanto, o seu cálculo ainda é cercado de dúvidas e variações que podem atrapalhar o processo de avaliação de resultados.
E para te ajudar, neste artigo você vai entender o que é este indicador, quais as principais maneiras de realizar o seu cálculo e conhecer algumas orientações fundamentais para que ele seja avaliado da melhor forma.
Aproveite o conteúdo!
Existem diversas formas de explicar o que é o índice de rotatividade de uma empresa, e nós vamos te apresentar o seu significado através de um conceito simples.
Imagine que a empresa é um sistema orgânico que, para funcionar, precisa de muita energia. Essa energia é gerada diariamente por todas as pessoas que fazem parte do sistema, que são os colaboradores.
Quando um colaborador sai, parte da energia acaba se perdendo. Assim, para que o sistema funcione da melhor forma e o equilíbrio seja mantido, uma nova pessoa precisa ser realocada.
Portanto, o turnover é o indicador responsável por medir o fluxo de entrada e saída das pessoas dentro de uma empresa.
Dessa forma, ele reflete tanto os efeitos de algumas ações e decisões que são tomadas na empresa e impactam nos índices de admissões e demissões, quanto as variáveis externas e movimentações naturais do mercado de trabalho.
Assim, por mais que alguns acreditem que o turnover apresenta o foco principal de medir as demissões de uma empresa, ele vai muito além deste ponto e aborda os mais diversos fatores que afetam aspectos como a cultura, gestão e operação da empresa.
Alguns exemplos de fatores que podem impactar no turnover são:
Por isso, assim como os demais indicadores de RH, o turnover deve ser avaliado levando em consideração as variáveis que impactaram no seu resultado, como também a análise de outros indicadores de gestão de pessoas.
Existem algumas variações para o cálculo do turnover, e todas elas atuam com uma função específica.
Aqui, nós iremos te apresentar as 3 mais utilizadas no mercado.
Este modelo oferece uma visão mais ampla sobre o fluxo de entrada e saída de pessoas na empresa em um período específico, sendo o mais utilizado para avaliar a efetividade do planejamento de RH.
Para o cálculo, são utilizadas as seguintes variáveis:
Assim, a fórmula fica dessa maneira:
Turnover geral = [(A+D) / 2] / HM * 100%
Observação: para calcular a média do headcount, use a seguinte fórmula:
HM = (Hi + Hf) / 2
Usando as variáveis:
O índice de rotatividade acumulado aborda os desligamentos que ocorreram num período, podendo ser calculado de maneira mensal, trimestral, semestral ou anual.
Assim, aqui são desconsiderados os valores de admissões e trabalhados apenas as variáveis de:
Veja a fórmula:
Turnover acumulado = D / HM * 100%
Veja que o cálculo do headcount médio é feito da mesma forma que na fórmula anterior, mas para um período mais longo.
Por exemplo, se você escolheu avaliar o primeiro semestre de um determinado ano, os valores de headcount serão dos meses de janeiro (Hi) e junho (Hf).
O índice anualizado avalia o turnover acumulado através de uma comparação entre os meses de um período, com os seguintes fatores:
Assim, a fórmula funciona dessa maneira:
Turnover anualizado = (D / HM) * (12/M) *100%
Antes de iniciar o cálculo do turnover na sua empresa, é preciso dedicar uma atenção especial a alguns pontos fundamentais para que os melhores resultados sejam obtidos.
Um erro bastante comum dos profissionais que estão iniciando o processo de acompanhamento do turnover na empresa, é o uso de valores que não foram trabalhados para o cálculo do indicador.
Quando falamos em “trabalhar” os números, estamos nos referindo ao processo de obter a informação e refinar os valores para entender de onde os números surgiram, fazendo uma análise crítica e entendendo de forma mais aprofundada o que gerou aquele resultado.
Dessa forma, você estará muito mais preparado para enfrentar os questionamentos da diretoria e demais setores, além de estar pronto para propor melhorias com base em análises e pesquisas sobre a realidade da empresa.
Quando você passa a analisar o turnover da sua empresa, você não deve utilizar apenas os critérios de mercado ou a prática mais comum aplicada pelas empresas para decidir qual o indicador ideal para o seu negócio.
Toda escolha deve tomar como base os objetivos da organização, o que é interessante de ser avaliado e as condições para a obtenção das informações.
E tudo isso está relacionado a uma explicação simples: não existe sentido em buscar se enquadrar nas tendências de mercado, se o básico que a sua empresa necessita não é analisado.
Alguns profissionais acreditam que, ao iniciar o processo de acompanhamento de um determinado indicador ou grupo de indicadores, eles terão todas as informações e direcionamentos necessários para a implantação de melhorias e resolução de problemas.
Mas esta não é a finalidade de nenhum indicador, inclusive do turnover.
Os indicadores são responsáveis por apresentar um panorama real dos resultados atuais da empresa e apresentar uma interpretação que elimina a subjetividade e fornece dados concretos.
Assim, ele te apresenta um cenário do que está acontecendo. Porém, as mudanças devem ser feitas unindo mais informações.
A rotatividade de colaboradores gera impactos significativos em diversos aspectos da empresa, como custos com contratações, demissões e a manutenção da cultura organizacional.
Por isso, quando existe um elevado índice de turnover, quer dizer que a empresa está tendo altos custos com novas contratações e processos de desligamento, além de ter a sua cultura fragilizada. Afinal, uma ou mais demissões afetam diretamente o clima e engajamento da equipe.
Dessa forma, quanto menor o valor deste indicador, melhor para a saúde e bem-estar do negócio.
Por outro lado, turnover zero pode indicar falta de aquisição de novos conhecimentos, falta de processos meritocráticos e, talvez, a consolidação de uma cultura muito fechada e com risco de ser refratária a novas ideias.
Como você percebeu, o cálculo do turnover não é um processo simples e isolado. Ele deve estar inserido em uma estratégia com objetivos e metas alinhados.
A avaliação deste indicador reflete aspectos sensíveis e específicos da gestão de pessoas, que formam a “caixa preta do RH”. Assim, isso gera consequências não somente para o setor, mas para as outras áreas de negócio da empresa.
Além disso, o aumento ou redução do índice de rotatividade não ocorre voluntariamente, já que existem diversos fatores que impactam no seu resultado.
E saber como identificar e gerenciar esses fatores é uma habilidade necessária para todo profissional de RH que deseja desempenhar uma atuação estratégica na empresa.
Por isso, você deve saber quais números analisar, quais as perguntas-chave para este processo e conhecer os caminhos ideais para a realização do tratamento de resultados e desenvolvimento de melhorias.
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