O processo de gestão do relacionamento com fornecedores exige que a empresa implante estratégias que evitem o surgimento de falhas que venham a afetar a qualidade das entregas. Assim, dentre os documentos utilizados com essa finalidade, estão o RFP, RFI e RFQ.
Se você trabalha com a área de gestão de compras e suprimentos, é fundamental entender o que são esses documentos, qual a finalidade e como utilizar cada um.
E você vai aprender tudo isso através deste artigo. Continue a sua leitura!
Antes de entender o que é a RFP, RFI e RFQ você precisa saber que nenhum destes documentos atua de maneira isolada.
Assim, para que todo o processo funcione da melhor forma, existe uma sequência a ser seguida pelo responsável do setor de compras.
Desse modo, de nada adianta utilizar apenas 1 ou 2 destes documentos, pois cada um atende a uma necessidade específica da empresa, garantindo que as melhores soluções sejam encontradas para o negócio.
Por isso, cada um destes documentos representa uma fase da atividade que precisa ser seguida.
O RFI (Request for Information) é o primeiro documento da ponta do processo, pois ele funciona como uma requisição de informações da sua lista de potenciais fornecedores.
Assim, ele é utilizado especialmente para mercados que possuem uma grande quantidade de fornecedores de um mesmo produto, e serve para direcionar e captar informações sobre cada uma das possibilidades de negociação.
Por isso, neste documento constam algumas informações, como:
Como é possível perceber, neste documento constam diversas informações específicas e sigilosas sobre o fornecedor. Por isso, é necessário que seja registrado entre as partes um acordo de confidencialidade garantindo a segurança das informações.
Desse modo, dentre os documentos de RFP, RFI e RFQ, este documento possui a finalidade de dar o “start” no processo de pesquisa e aquisição.
Após a elaboração e envio da RFI, o próximo passo é realizar a pesquisa de condições através da RFP.
Do inglês Request for Proposal (Requisição de Proposta), a RFP consiste em um documento que descreve as principais necessidades sobre a empresa e que serão enviadas para um determinado fornecedor.
Assim, principal objetivo da RFP é fazer com que o seu fornecedor possa entender de maneira clara o que a organização está buscando. Dessa forma, ele poderá enviar uma proposta (RFQ) que atenda às necessidades descritas no documento.
Este documento oferece diversos benefícios para a empresa, como:
Além disso, é através da RFP que a empresa estará comunicando sobre o processo de avaliação de cada proposta a ser recebida.
Antes de mais nada, é preciso esclarecer que este não é um simples documento que serve para consultar preços entre fornecedores. Além disso, este também não deve ser considerado um contrato com o fornecedor.
Para deixar isso ainda mais claro, vamos utilizar um exemplo.
Imagine que você trabalha em uma empresa que está aderindo ao modelo home office, e está em busca de fornecedores que possam atender a sua demanda.
Através da RFP você estará comunicando e solicitando informações requisitos como:
Por isso, este é um documento indispensável para garantir maior segurança, agilidade e assertividade no processo inicial de aquisição.
Por fim, para finalizar o processo, a RFQ (Request for Quotation) é a requisição de proposta com os fornecedores que apresentaram melhores respostas aos critérios estabelecidos na RFP.
Dessa forma, é neste documento que a empresa deve detalhar de maneira ainda mais específica o que deseja para que os fornecedores possam elaborar e enviar o orçamento detalhado com as suas propostas.
Uma dúvida bastante comum é saber qual a quantidade ideal de fornecedores que devem enviar uma proposta.
No entanto, não existe uma regra obrigatória de delimite uma quantidade específica. Assim, na prática de mercado, esse número pode girar em torno de 3 a 5 fornecedores, tendo em vista que uma quantidade maior poderia dificultar o processo de avaliação.
Como você pode perceber, cada uma das requisições RFP, RFI e RFQ podem ser visualizadas como fazendo parte de um funil, que vai reduzindo e filtrando o número de possíveis negociações até chegar às melhores propostas.
Existem diversas particularidades que cercam a elaboração, análise e tratamento destas requisições, e é fundamental que você saiba como realizar todo o processo de forma segura e utilizando as melhores técnicas de mercado.
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MUITO BOM SABER DESTAS TECNICAS PARA UMA COMPRA COMSEGURANÇA, DESSA FORMA ELIMINA-SE A POSSIBILIDADE DE COPRAR ERRADO.