Gestão Financeira

Qual a função da Controladoria Financeira em uma empresa?

Já falamos aqui no blog sobre a importância da Controladoria para o funcionamento da empresa. E hoje, falaremos sobre a função da Controladoria Financeira em uma empresa.

Afinal, este é um assunto de extrema importância para qualquer gestor que deseja ver sua empresa se desenvolvendo com mais qualidade e eficiência.

Confira o artigo e bons negócios!

Qual a função da Controladoria Financeira em uma empresa?

Um dos principais motivos para que as empresas encerrem suas atividades de forma precoce é a falta de planejamento e o descontrole na gestão.

Porém, se houvesse, entre os empreendedores brasileiros, uma cultura mais forte e disseminada de Controladoria Financeira, a situação seria bem diferente.

A Controladoria Financeira nada mais é do que um ramo de estudo que surgiu da evolução histórica da Contabilidade. Pois, nas últimas décadas, com o surgimento e  desenvolvimento da economia globalizada, as atividades empresariais ganharam uma complexidade jamais vista e foi preciso buscar novos e mais avançados métodos de administração.  

E a Controladoria Financeira é uma das mais importantes ferramentas à disposição da empresas e seus gestores. Ela busca alinhar os processos de negócio em um padrão rigorosamente lógico orientado para que se alcance os objetivos da organização, reduzindo os riscos e aumentando os lucros.

Na prática, a Controladoria Financeira investiga como acontecem os processos de formação dos resultados financeiros e operacionais da empresa. E, em posse dessas informações, ela é capaz de elaborar modelos de decisão consistentes, segundo  metas específicas.

Por sua vez, definido o modelo de decisão, são criados mecanismos de controle na forma de processos, procedimentos e normas, visando implantar um padrão em larga escala.

Assim, podemos dizer que a função da Controladoria Financeira é observar a aderência das operações aos controles internos, bem como identificar as inconsistências e propor ajustes no modelo de decisão.

No entanto, alguns estudiosos do assunto vão além, e mencionam não apenas uma função da Controladoria Financeira, mas cinco.

  • Subsidiar o processo de gestão: ajudar os gestores da empresa dando suporte e apoio para projeções e simulações sobre eventos econômicos que possam, de alguma maneira, afetar suas decisões;
  • Elaborar a avaliação de desempenho: a Controladoria é responsável pela elaboração da análise de desempenho de todas as áreas da empresa, dos gestores e da empresa;
  • Apoiar a avaliação de resultado: elaborar a análise de resultado econômico dos produtos e serviços, bem como monitorar e orientar o processo de estabelecimento de padrões;
  • Gerenciar os sistemas de informação: padronizar e harmonizar as diversas informações econômicas transmitidas aos gestores;
  • Atender aos agentes do mercado: por meio da interação com o meio externo, a Controladoria deve analisar e mensurar o impacto das legislações no resultado econômico da empresa e apoiar os gestores no atendimento aos diversos agentes do mercado.

Vantagens de se criar uma área de Controladoria na sua empresa

Agora que você já sabe qual a função da Controladoria Financeira, é hora de conhecer as principais vantagens de se criar essa área na sua empresa:   

Elaboração de planos estratégicos mais realistas

Com todos os processos financeiros e operacionais da empresa documentados e de posse de informações relevantes sobre as variáveis macroeconômicas que podem impactar o negócio e as estratégias adotadas pelos concorrentes, é possível elaborar planos estratégicos mais realistas.

Veja também: Controladoria estratégica: como usar no planejamento empresarial?

Aumento da transparência

Os profissionais da Controladoria são capazes de produzir uma variedade enorme de relatórios para atender às mais diversas necessidades da gestão. Consequentemente, é possível acompanhar o andamento das operações e o cumprimento das metas corporativas.

Antecipação da tomada de decisões

Alterações nas taxas de juros, aumento ou redução do desemprego, etc, são elementos que podem afetar o negócio. Mas, com uma Controladoria trabalhando de forma eficiente é possível compreender o cenário externo, fazer simulações e adaptar o resultado planejado previamente, antecipando decisões.

Funções do Controller na empresa

O Controller ou, como também é chamado gerente de controladoria, é o profissional responsável por compilar e analisar todos os dados contábeis, econômicos e financeiros da empresa.

Ele faz toda a diferença para a organização, porque é quem efetua o levantamento e a análise dos dados, sempre com um olhar estratégico de gestão para impulsionar o negócio.

Seu papel é crucial, já que detém as informações que possibilitam o direcionamento dos gestores na implementação de medidas para que se obtenha os resultados estipulados, conforme as metas que foram traçadas previamente.

Suas funções dentro da empresa acabam por se confundir com a função da Controladoria Financeira, porém podemos destacar:

Consultoria e aconselhamento sobre a elaboração de orçamentos

Quando o Controller trabalha em conjunto com o departamento financeiro, ele tem disponível várias análises financeiras e também de algumas previsões. Assim, ele é  capaz de fazer projeções e supervisões sobre a execução do orçamento da companhia.

Cumprindo à risca as operações de contabilidade gerencial, o Controller assegura que o orçamento seja gerenciado de forma correta, atua conforme as diretrizes legais e fornece feedback sobre os custos.

Monitoramento dos impostos e tributações

O Controller é responsável por acompanhar tudo o que diz respeito aos impostos que estão em vigor na legislação brasileira, e que possa envolver direta ou indiretamente tributações. E, é ainda, responsável pelo planejamento tributário da empresa.

No entanto, para o melhor exercício desta função, ele precisa do suporte da assessoria jurídica, que o auxilia em assuntos relacionados às normas, aos regulamentos e às leis.

Elaboração de relatórios financeiros

O Controller, após um levantamento minucioso dos dados, elabora relatórios financeiros que serão utilizados de forma estratégica pela empresa e que também podem servir como uma espécie de feedback financeiro sobre a situação da empresa.

Coordenação de processos financeiros e patrimoniais

Já que o Controller usa ferramentas modernas e avançadas, cuja eficiência é maior do que a de ferramentas tradicionais, ele consegue reunir as informações de modo mais completo, podendo assim, oferecer um suporte importante no planejamento e na execução orçamentária.

Ele pode ainda, fazer projeções e vislumbrar tendências e possibilidades sobre novos negócios.

O artigo te ajudou a entender a função da Controladoria Financeira e sua importância? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais informações úteis para a sua carreira!

E se quiser der uma passo a mais, capacitação é o caminho. Venha conhecer nosso curso de Controladoria Estratégica Aplicada. Nele você irá revisar conceitos, compartilhar sua experiência e conhecer práticas e rotinas atualmente adotadas. 

Sobre o autor

BCN Treinamentos

Deixar comentário.