Se você é gestor de RH e está buscando novas formas para conseguir processos seletivos mais ágeis, claros e objetivos, bem como uma melhoria na performance das equipes, você precisa conhecer o People Analytics.
Por meio de algoritmos, ele pode auxiliar a empresa a tomar medidas mais precisas baseando-se em dados, tornando todos os processos da área de RH mais eficientes e assertivos.
Interessante, não? Porém, de acordo com dados da Bain & Company, apenas 4% das empresas estão aproveitando esses recursos.
E para ficar por dentro do assunto e sua empresa se juntar àquelas que sabem tirar vantagem dessa estratégia, elaboramos este texto. Acompanhe e saiba como o People Analytics pode ser usado em recrutamento e seleção.
A adoção de analytics é uma realidade em todos os setores da economia e todas as funções das empresas podem e devem incorporar novas ferramentas tecnológicas para a obtenção de resultados cada vez melhores. E claro que o RH não poderia ficar de fora.
Mas antes de avançarmos, vamos começar definindo o que é o People Analytics. Pois bem, trata-se do processo de coleta, análise e organização de dados e informações sobre o comportamento dos funcionários, com o objetivo de facilitar as decisões dentro da empresa, antecipar cenários e aprimorar estratégias.
Todo esse material é organizado e apresentado por um especialista em análise, utilizando o Excel, linguagem de programação ou software específico de maneira que se torne fácil serem interpretados e entendidos pelos gestores.
O People Analytics parte do princípio de que as pessoas são os recursos mais valiosos de uma organização e por isso é preciso compreendê-las a fundo, saber o que faz com que elas se sintam mais motivadas, produtivas e engajadas.
Veja também: O que é People Analytics? Por onde começar?
Primeiramente, são coletados as informações e os dados necessários. Eles podem vir de diversas fontes: redes sociais, de pesquisas realizadas dentro da empresa e com candidatos, currículos dos interessados, dos sistemas de gestão da organização, etc. Destacando que quanto mais variados forem os dados coletados, mais amplas e melhores são as suas possibilidades de análise.
Após a coleta é feita a análise dos dados de acordo com as respostas que você pretende obter.
Por meio dos cálculos e cruzamento de dados e variáveis, é possível tomar as decisões envolvendo as questões analisadas com mais segurança, bem como descobrir novas tendências, lacunas, pontes fortes e problemas da sua equipe e da empresa como um todo.
É possível, por exemplo, pensar em maneiras de estruturar melhor a equipe, distribuir benefícios e programas de incentivo, reduzir os fatores de risco de turnover e até mesmo elaborar uma campanha de prevenção de resfriados, baseado na análise realizada.
Existem várias possibilidades de aplicação do material coletado pelo People Analytics, mas quando o assunto é recrutamento e seleção podemos apontar as seguintes vantagens:
O People Analytics otimiza os processos de seleção e mais, contribui para a contratação dos melhores talentos de acordo com o perfil e necessidades da vaga em questão e de toda a empresa.
Nesse sentido, o RH pode, por exemplo, selecionar seus melhores colaboradores, criar um perfil ideal a partir deles e usar esse perfil como base para a seleção dos futuros colaboradores. Então, o recrutador fará uma busca na internet e conseguirá mais facilmente encontrar potenciais colaboradores que se encaixam nesse perfil ideal para a vaga.
Com isso o processo de recrutamento e seleção da sua empresa se torna mais eficiente, trazendo para o time interno pessoas que vão realmente ajudar a empresa a atingir as suas metas e objetivos.
Outras funcionalidades da ferramenta são:
No RH, a adoção do People Analytics vai além da análise de dados e pode gerar impactos positivos tanto para a gestão de pessoas como para os resultados das empresas. Porém, mais que o domínio das análises, desafios relacionados à cultura e aos processos de RH precisam ser bem endereçados pelos profissionais envolvidos com a atividade.
Nesse cenário, a BCN Treinamento apresenta o curso People Analytics Instrumental: o que fazer e como fazer People Analytics.
Nele são apresentados os desafios gerenciais e técnicos para a aplicação prática do People Analytics. Através dele, os profissionais de RH poderão se direcionar estrategicamente e compreender como podem aplicar técnicas estatísticas e de machine learning desde os primeiros momentos de adoção do People Analytics.
O curso, ao vivo e totalmente online, tem como público-alvo profissionais de RH e de Gestão de Pessoas, analistas e interessados em aplicações de People Analytics no contexto corporativo.
Saiba mais em nosso site ou entre em contato com nossa equipe.
Oferecer um pacote de benefícios corporativos eficaz deixou de ser apenas um diferencial competitivo e…
Muito antes de se tornar um dos diretores mais influentes da história do cinema, Quentin…
O conceito de elasticidade-preço da demanda está presente em quase todas as conversas estratégicas sobre…
Imagine que você está lançando um novo produto na sua empresa e calculou qual deveria…
O preço de um produto vai muito além de um simples número; ele é um…
Definir uma política de preços consistente é uma das decisões mais estratégicas dentro de qualquer…