Toda empresa precisa, em algum momento, melhorar suas condições para continuar crescendo. Os setores necessitam de melhorias a fim de conquistarem uma maior fatia do mercado, destacarem-se, superarem os concorrentes, abrangerem outras atuações, melhorar a produtividade, dentre outras vantagens.
Para isso, é importante fazer um investimento que permita realizar essas melhorias a curto e a longo prazo, tornando o negócio mais competitivo e interessante. Mas, quais as melhores formas de obtenção do capital? Como investir? E como mensurar se o resultado foi positivo ou não?
Continue lendo este post e tire as principais dúvidas sobre este assunto!
Uma das principais dúvidas sobre como fazer um investimento é a maneira de obter o valor necessário. Isto porque há diversas formas de obter a quantia avaliada para realizar as mudanças propostas.
As maneiras mais utilizadas para conseguir esses valores são as seguintes:
Bancos e financiadoras têm, normalmente, concessões de créditos especiais para empresas realizarem investimentos com condições de pagamentos diferenciadas. Porém, é importante, caso escolha essa opção, realizar um planejamento minucioso, a fim de conseguir melhores taxas na solicitação.
Um investidor-anjo é uma pessoa física que direciona investimentos de seus próprios fundos (normalmente de 5% a 10% de seu patrimônio) para surgimento, crescimento e aceleração de empresas e startups. Para obter sucesso, é importante que você leve ao conhecimento dele um planejamento consistente do investimento a ser realizado, de forma que ele possa sentir segurança que seu capital será utilizado adequadamente.
Muitas empresas têm reservas financeiras dedicadas justamente a investimentos e/ou contenção de crises, caso ocorram. Após um estudo, a fim de verificar a estabilidade financeira do negócio, pode-se utilizar esse fundo para a realização das melhorias estipuladas pelos gestores.
Uma opção, principalmente se a ideia for o lançamento de um novo produto que poderá revolucionar o mercado para um público-alvo específico, é o crowdfunding. Por meio da publicação em plataformas especializadas e divulgação adequada, qualquer pessoa que apoie o projeto poderá contribuir com algum valor e receber alguma recompensa pelo apoio.
A partir da obtenção da verba para investimento, é hora de avaliar quais são os setores que necessitam e/ou que se beneficiariam nesse processo. Conheça as principais possibilidades:
A melhoria de infraestrutura está ligada a requisitos básicos necessários para o pleno funcionamento da empresa, cuja melhoria poderá auxiliar a potencializar resultados, alavancar o crescimento da produção e melhorar processos nas rotinas de trabalho.
Estão no rol de pontos que podem ser potencializados:
Muitas vezes, a compra de novas tecnologias para potencializar a produção pode ser custosa, o que torna necessário obter um investimento alto para sua compra.
Esse tipo de aquisição ajuda na modernização da empresa, auxiliando a melhorar a qualidade do produto, a otimizar o tempo de produção, a diminuir os insumos necessários. Além do mais, permite melhorias na forma do produto e oferece maior conforto aos funcionários que trabalham nesse setor, entre outras vantagens.
A compra de tecnologia também é importante para os setores burocráticos e para a prestação de serviços. Compra de softwares, por exemplo, estão inclusas nessa categoria.
Fazer um investimento para expandir a área de atuação também é uma boa estratégia para o crescimento da empresa. Quer ver um exemplo prático?
Uma empresa que trabalha com a produção de produtos capilares pode ser beneficiada ao lançar uma linha de cosméticos para a pele, garantindo uma nova fonte de rendimento no mercado e potencializando sua imagem perante o público-alvo.
Outro foco de investimento bastante interessante é o capital humano. E isso pode ser feito por meio de dois principais modos:
Ambas são opções interessantes, porém, esta última é fundamental para que seus colaboradores possam estar sempre em contato com o que há de melhor e mais moderno em suas áreas de atuação. Isso garante que serão realizadas as melhores práticas no ambiente da corporação.
Apenas fazer um investimento não é suficiente. É necessário avaliar se houve retorno real diante dos esforços realizados para a melhoria da organização. Mas, como mensurar isso?
Um dos cálculos mais comuns e que mensuram coerentemente é o Return Over Investment (ROI) — ou, retorno sobre Investimento —, obtido da seguinte forma: ROI = (receita – custo/ custo) x 100.
Ou seja, você vai calcular todo o valor de vendas a partir do investimento. Se, por exemplo, você lançou um novo produto, calculará a rentabilidade das vendas dele. Caso tenha investido em treinamento de pessoas, calculará o valor total de rentabilidade das vendas após o oferecimento do curso. Essa cifra será o valor de receita.
Depois será necessário mensurar os custos. Enquadram-se nessa categoria todas as despesas que viabilizaram o investimento. Seguindo o exemplo anterior, no caso de novo produto, todos os custos com compra de tecnologias, gastos com insumos, embalagens, etc. Para o treinamento, o valor de custo do curso.
Aplique as quantias nas fórmulas que apresentamos anteriormente. Com isso, você saberá qual o retorno que teve sobre o investimento realizado. Assim, é possível avaliar se há a necessidade de otimizar outros setores, se é necessário rever a estratégia e, principalmente, verificar se houve perda de dinheiro nesse processo.
Com essas, dicas você consegue realizar um planejamento consistente para fazer um investimento seguro, eficiente e que trará retornos significativos para seu negócio. Quer mais dicas de como alavancar a empresa? Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail.
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