O que é a Administração Financeira e as vantagens para seu negócio
Gestão Financeira

O que é Administração Financeira e quais as vantagens para o seu negócio

Escrito por BCN Treinamentos

Cada vez mais as empresas estão buscando estratégias de administração financeira para aprimorarem o planejamento e as ações visando maior rentabilidade para proprietários e acionistas.

Desta forma, compreender os conceitos básicos dessa disciplina da Administração é essencial para a tomada de decisão.

A seguir, saiba mais sobre o que é a administração financeira, quais suas principais funções e descubra quais as vantagens para o seu negócio.

O que é administração financeira?

A Administração Financeira nada mais é do que a gestão dos recursos financeiros de um negócio. É ela que garante aos proprietários e acionistas a maximização dos seus resultados.

É uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar, de forma eficaz, todo o espectro das finanças da empresa: quer seja com relação a concessão de crédito para clientes, análise de investimentos, planejamento financeiro ou controle de estoque

A falta de informações financeiras precisas é responsável pela falência de muitas empresas no Brasil. Portanto, não podemos negar a importância da gestão financeira dentro de uma organização.

Empresas bem gerenciadas se desenvolvem melhor, conseguem recursos mais facilmente, desperdiçam menos e cuidam das suas finanças de maneira mais responsável. Administrar com equilíbrio as atividades de captação de recursos e as de aplicação deles é a chave para o sucesso.

Quem é o responsável pela administração financeira?

O responsável pela administração financeira é geralmente um alto executivo da empresa. Ele é conhecido como Vice-Presidente de Finanças, Diretor Financeiro ou CFO (Chief Financial Officer). Uma de suas responsabilidades é coordenar as atividades do tesoureiro e do controller.

A controladoria é responsável pela contabilidade de custos e pela contabilidade financeira, pelos pagamentos de impostos e pelos sistemas de informação gerencial. Já a tesouraria é responsável pela gestão do caixa, da área de crédito e cobrança, pelo planejamento financeiro e pelos gastos de investimento.

 As principais funções do administrador financeiro estão relacionadas à:

  • Investimentos: avaliar e escolher de alternativas de aplicação de recursos nas atividades normais da empresa.
  • Financiamento: definir e alcançar uma estrutura ideal em termos de fontes de recursos, dada a composição dos investimentos.
  • Destinação do lucro líquido: definir os valores que serão retidos na empresa para fins da operação futura do negócio e dos valores que serão distribuídos aos acionistas em forma de dividendos.

Principais funções da administração financeira

Para compreender como funciona na prática a administração financeira, é preciso conhecer 5 funções essenciais.

Análise de crédito e cobrança

Toda vez que uma empresa vende seu produto a prazo é necessário realizar uma análise de crédito para garantir que irá receber o combinado. Para que uma concessão de crédito funcione bem um dos pontos mais importantes é ter o máximo de informações do seu cliente. Esses dados podem ser conseguidos de duas maneiras basicamente: solicitando diretamente ao comprador ou consultando sua situação financeira em sites especializados.  

Porém, por mais criteriosa que seja essa análise, muitas vezes, o seu cliente pode ficar inadimplente. Se isso ocorrer será necessário realizar a cobrança dos valores devidos.

Controle de fluxo de caixa

As empresas muitas vezes quebram por falta de capital de giro. Normalmente as receitas e despesas estão “descasadas”, ou seja, o recebimento das vendas pode acontecer após o pagamento dos fornecedores. 

Muitos gestores acreditam que a solução é aumentar as vendas. Neste caso tem se um efeito contrário, pois por mais que entre dinheiro a necessidade de capital de giro é ainda maior. Neste cenário a atuação do gestor financeiro é muito importante, aumentando o prazo de pagamento dos fornecedores e diminuindo o prazo de recebimento dos clientes para ter um fluxo de caixa saudável.

Controle de contas a pagar e receber

Essa é uma função simples pois consiste em controlar todas as contas a serem pagas e os valores recebidos após a realização da venda. Isto pode ser realizado facilmente com um software financeiro ou mesmo uma planilha de excel.

Um bom controle das contas facilita muito o controle do fluxo de caixa e a previsibilidade da necessidade de dinheiro.

Gestão de Estoque

O sonho de todo vendedor é ter todos os SKUs em estoque para nunca perder uma venda por falta de produto. Só que na visão financeira produto no estoque é dinheiro parado. Por isso é importante fazer a curva ABC dos produtos para sempre comprar na quantidade certa, mantendo somente o estoque mínimo de cada produto e tendo assim o maior giro de estoque possível.

Definição de Custos e Preços

Uma das funções mais importantes da área financeira é a correta definição de custos dos produtos ou serviços. A contabilidade de custos permite a identificação e o cálculo dos custos da empresa, através de um levantamento detalhado de tudo que foi desembolsado. 

O maior desafio, no entanto, é a definição do custo unitário de um produto. Isso é de extrema importância, já que é através do custo unitário que podemos mensurar a viabilidade econômica de uma linha de produtos. 

Além disso, o custo é um insumo importante na definição de preços e uma precificação adequada afeta diretamente a lucratividade da empresa. 

Veja Também: Principais critérios e métodos de custeio: vantagens e desvantagens

Vantagens de uma boa Administração Financeira

A correta gestão financeira de uma empresa, pode trazer diversos benefícios:

  • Maximizar o Lucro: as boas decisões financeiras aumentam o valor de mercado do capital dos proprietários e acionistas
  • Realizar investimentos mais lucrativos, considerando diferentes tipos de aplicações e ou investimentos de expansão
  • Melhorar a relação com investidores, apresentando um modelo de controle financeiro que ofereça resultados, indicando as melhores formas de crescimento da empresa
  • Ampliar os limites financeiros da empresa, alcançando melhores condições para pagamentos à vista ou menores taxas de juros
  • Garantir um planejamento tributário mais adequado
  • Integrar as informações financeiras de todos os setores e processos para auxiliar na tomada de decisão 

Conclusão

Com base em todas as informações apresentadas neste texto, concluímos que a administração financeira é essencial para sobrevivência de qualquer negócio. 

Além disso, quando aplicada assertivamente, oferece ao negócio grandes vantagens e possibilidades de acelerar o seu crescimento ou até mesmo gerar diferenciais de mercado.

Gostou e quer aprender mais sobre Administração Financeira? Entre agora no site da BCN Treinamentos e conheça nosso curso de Formação de CFO .

Sobre o autor

BCN Treinamentos

Deixar comentário.

Share This