Um controle financeiro mal feito pode custar muito caro para sua empresa. Mas quando estamos falando de varejo esse problema pode ser ainda maior. Como as margens são normalmente muito apertadas qualquer erro pode ser fatal. Por isso a gestão de varejo precisa ser bem feita, sem espaços para erros.
Porém, essa gestão não é tarefa das mais fáceis, e é comum que os empreendedores cometam alguns deslizes. Quer saber quais são eles? Continue lendo este artigo, ele pode ser o ponto de partida de um caminho saudável nos negócios.
Boa leitura!
Devido a complexidade que envolve a gestão de varejo e toda a área financeira da empresa, é comum, principalmente entre varejistas de pequeno porte ou que estão começando na área cometerem os seguintes erros:
A falta de registros das operações realizadas é um outro sério problema na gestão de varejo. Afinal, o registro de todas as operações financeiras é fundamental para se ter uma visão clara sobre a situação da empresa.
Por meio do registro é que o varejista consegue medir as vendas da empresa e consegue fazer análises corretas sobre o andamento do negócio.
O registro das vendas é importante para evitar problemas no estoque e nas finanças. Já o das compras, é importante para analisar se a venda dos produtos está sendo lucrativa para a empresa.
Principalmente no varejo, você precisa saber o valor de cada item que possui no estoque. Só assim você consegue calcular com segurança o valor de venda.
Não saber quanto custa o produto que está sendo comercializado, bem como todos os outros valores envolvidos para mantê-lo no estoque até a efetivação da venda, pode fazer com que você acabe estabelecendo um preço final completamente deslocado da realidade do seu negócio.
Isso pode fazer com que você perca vendas, ao oferecer o seu produto muito caro, ou diminua a sua margem de contribuição, oferecendo muito barato.
Uma gestão de varejo eficiente passa, necessariamente pelo controle de estoque. Ele é o coração da operação varejista e ter controle sobre ele influencia no funcionamento de toda a empresa.
Informações sobre a movimentação do produto na loja, bem como os dados sobre o giro das mercadorias, são fornecidas pelo controle de estoque e ajudam a manter o controle financeiro da empresa.
Se estamos falando de controle financeiro, temos que falar do controle do fluxo de caixa. E quando nos referimos ao “caixa”, estamos falando não só da máquina registradora, mas também das contas bancárias da empresa.Todo local para onde convergem recursos e de onde eles saiam, deve ser considerado como parte do caixa da empresa.
É preciso ter total controle do que entra e do que sai do caixa propriamente dito e das contas bancárias. Faça esse controle diariamente ao fim do expediente. Dê atenção, principalmente, as receitas que não são recebidas imediatamente. Esse saldo a receber, quando não é lançado de forma correta, acaba gerando confusão.
E para saber mais sobre fluxo de caixa, vale dar uma conferida no nosso artigo “Boas práticas para fazer um fluxo de caixa perfeito”.
Ter uma capital de giro e uma reserva para emergências é fundamental para uma empresa de varejo.
O capital de giro é aquele dinheiro que deve ser utilizado para as atividades de rotina, e logo em seguida reposto, garantindo assim que a empresa sempre tenha recursos financeiros para funcionar de forma adequada.
Já a reserva para emergências é aquela soma de dinheiro destinada à expansão das atividades da empresa, manutenção de equipamentos, pagamentos dos custos de uma demissão ou naqueles momentos em que ocorrem emergências financeiras.
Não trabalhar com o capital de giro e com reserva para emergências pode levar sua loja à falência, a uma dependência direta das vendas ou até mesmo de empréstimos bancários, que cobram altas taxas de juros.
Agora que você já sabe os principais erros na gestão de varejo, confira algumas medidas simples que podem melhorar e otimizar o controle financeiro do varejo:
Leia nosso artigo sobre Aprenda a fazer uma análise de crédito para evitar a inadimplência
O varejista precisa ter controle das suas finanças, pois é por meio de uma gestão financeira eficiente que se consegue a redução dos custos desnecessários e o aumento da lucratividade nas vendas. É importante também conhecer todos os processos do funcionamento do negócio para evitar que os erros apontados continuem se repetindo.
O dia a dia do varejista é corrido e repleto de desafios, mas vale a pena parar um pouco e procurar estudar e conhecer um pouco mais sobre a área financeira. E para que isso ocorra, recomendamos nossos cursos e, em especial, o curso “Gestão de compras e negociação com fornecedores”. Confira e você não irá se arrepender.
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