Industrial

Gestão de inventário: O que é, como funciona e qual sua importância?

A gestão de inventário é um dos processos internos mais relevantes para qualquer empresa. Isso porque o nível de maturidade das operações reflete diretamente no resultado do negócio.

Segundo matéria publicada no portal Terra, o investimento das empresas brasileiras na gestão de inventário e na integração dos sistemas de estoque e logística ainda é muito baixo e corresponde a menos de 40% das organizações.

A falta de investimento no setor de logística e gestão de estoque gera diversos gargalos nos processos internos da empresa, tais como problemas de organização, compras desnecessárias, queda nas vendas, dentre outros.

E para te ajudar a compreender melhor o que é, como funciona e qual a importância da gestão de inventário, elaboramos um artigo respondendo as perguntas mais frequentes sobre o tema. Siga com a leitura para saber mais!

O que é gestão de inventário?

A gestão de inventário é o processo de supervisão e controle das mercadorias que entram e saem do estoque da empresa. Esse processo serve para que o gestor tenha controle sobre a quantidade de produtos disponíveis, evitando tanto excessos quanto faltas que possam prejudicar as operações ou a experiência dos clientes.

Em outras palavras, a gestão de inventário é o conjunto de ações internas para supervisionar, controlar e otimizar o fornecimento, armazenamento e utilização dos itens que uma empresa mantém em estoque, ou seja, das matérias-primas e dos produtos acabados e mercadorias destinadas à venda. Assim, a gestão de inventário é um processo em constante evolução, ele consiste em gerenciar o fluxo de insumos necessários para a o exercício das atividades operacionais da empresa.

Quem faz o inventário de estoque?

Qualquer colaborador capacitado pode realizar o inventário de estoque. No entanto, a equipe de operações ou logística geralmente lidera a gestão do inventário físico, contando os itens nos locais designados para garantir a precisão dos registros. Por outro lado, a equipe de contabilidade ou financeira atua na reconciliação entre os resultados do inventário físico e os registros contábeis da empresa, verificando assim a precisão dos dados financeiros. Por fim, os gerentes ou supervisores de departamento são os responsáveis por coordenar essas atividades.

Como funciona o sistema de inventário?

O sistema de inventário funciona como um mecanismo que serve para monitorar e gerenciar os bens e produtos de uma empresa por meio de uma série de processos internos para manter o estoque em condições adequadas para o exercício das atividades.

O sistema de inventário começa com a identificação e classificação dos itens em estoque, ou seja, cada produto é rotulado e catalogado com as informações detalhadas, como descrição, código de identificação, quantidade disponível, custo unitário, entre outros dados relevantes.

Num segundo momento, o sistema registra em tempo real todas as transações relacionadas ao estoque, tais como a entrada de novos produtos, saídas para vendas ou uso interno, devoluções de clientes, transferências entre unidades ou locais, entre outras movimentações.

Além disso, o sistema de inventário incorpora técnicas de previsão de demanda e análise de tendências para ajudar na tomada de decisões. Assim, alertas serão emitidos quando houver necessidade de reabastecer os produtos.

Outro aspecto importante é a reconciliação regular entre os registros do sistema e o estoque físico. Isso envolve a realização de inventários físicos periódicos, nos quais os itens são contados fisicamente e comparados com as quantidades registradas no sistema e qualquer discrepância é investigada e corrigida para manter a precisão dos registros.

Por fim, vale frisar que o sistema de inventário deve ser integrado a outros sistemas e processos dentro da empresa, como o sistema de vendas, compras e contabilidade, por exemplo, para otimizar os fluxos de trabalho e maximizar a eficiência operacional.

Quais são os tipos de inventário?

Na gestão de inventário, é preciso entender quais são os tipos de inventário que uma empresa pode manter, pois cada tipo serve a uma finalidade específica dentro das operações da empresa, desde a produção até a venda ao cliente final. Confira agora os principais tipos de inventário:

Inventário Geral

Abrange a contagem e identificação de todos os bens de uma organização, como itens de almoxarifado, insumos, mercadorias, maquinário, entre outros e é útil para contabilidade e avaliação do patrimônio da empresa.

Inventário Parcial ou Dinâmico

É a contagem de uma parte específica dos bens de uma empresa, ou seja, é voltado para contagem de um conjunto predeterminado de mercadorias ou ativos.

Inventário Anual

Consiste na contagem dos bens de uma empresa ao final do ano fiscal, geralmente coincidindo com o período de janeiro a dezembro.

Inventário Rotativo

Envolve contagens de estoque realizadas várias vezes ao longo de um período, como mensalmente, semanalmente ou diariamente.

Inventário Cíclico

Busca realizar ajustes periódicos entre a quantidade de bens em estoque e as informações contábeis da empresa.

Qual a importância do controle de inventário?

A gestão eficaz de inventário é importante pois ela evita a falta de produtos e matérias primas, o que leva a perda de vendas e insatisfação do cliente.

Outro ponto importante de ter esse controle, é evitar o excesso de estoque, pois isso acarreta deterioração dos produtos e imobilização desnecessária de capital, bem como o aumento de custos de armazenamento.

Em última análise, a gestão adequada do inventário melhora a eficiência operacional da empresa, permitindo uma resposta mais rápida às mudanças nas demandas do mercado.

Conclusão

Agora que você já conhece um pouco mais sobre gestão de inventário, saiba que a melhor forma de se tornar um especialista no assunto é realizar um curso de capacitação na BCN treinamentos. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre nosso curso de gestão de inventário.

Compartilhar
BCN Treinamentos

Posts Recentes

Estratégias de compras para redução de custos

No cenário empresarial atual, a redução de custos é essencial para a competitividade e a…

3 dias atrás

Análise DuPont: O que é e como calcular?

A Análise DuPont é uma técnica financeira essencial que revela os principais fatores que influenciam…

1 semana atrás

Compras centralizadas e descentralizadas: Saiba a diferença!

A estruturação do processo de compras influencia diretamente a eficiência e a gestão de recursos.…

1 semana atrás

Como alinhar compras com o planejamento financeiro?

Você sabe como alinhar compras com o planejamento financeiro? Esse conhecimento é fundamental para a…

2 semanas atrás

Rotinas de Tesouraria: O que é, como funciona e qual a importância?

A tesouraria é um setor que costuma ser subestimado, mas suas rotinas são essenciais para…

2 semanas atrás

Política de Compras: O que é e como implementar?

A política de compras são as diretrizes que regem todo o processo de aquisição de…

2 semanas atrás