A gestão de custos não é importante somente para a organização financeira da empresa. Ela também possibilita uma perspectiva muito melhor dos negócios. Por exemplo, quais investimentos estão gerando bons resultados, quais custos podem ser cortados para a economia, como os preços devem ser formados, etc.
Como gestor financeiro, você não pode focar apenas no dinheiro que há no caixa ao final do mês. É necessário ter total controle sobre todos os aspectos envolvendo os custos da empresa. O seu trabalho influencia as atividades (e o futuro) da companhia inteira.
Sendo assim, no texto de hoje, iremos reforçar a importância da gestão de custos para o funcionamento da empresa, assim como mostraremos quais erros você não deve cometer na sua gestão. Fique com a gente até o final!
Basicamente, a gestão de custos é o gerenciamento inteligente dos gastos de um negócio. É óbvio que os gastos sempre existirão, contudo, é importante que eles sejam bem-feitos e bem cuidados para não gerarem consequências no futuro.
Ter uma gestão de custos eficaz proporciona uma visão mais cristalina das diversas oportunidades para melhorar a margem de lucro e o investimento, além de possibilitar uma tomada de decisões mais assertivas, melhorando a segurança e confiança na performance da empresa.
Acredite, não é porque essa gestão é essencial que ela é feita corretamente. Pelo contrário, existem muitos gestores financeiros que acham que devem se preocupar somente com o número que está no caixa ao fim de cada mês, sem fazerem ideia de quais caminhos o dinheiro percorreu para chegar lá.
Caso ainda não tenha ficado clara a importância da gestão de custos para a sua empresa, preparamos uma breve lista com as principais vantagens que ela oferece. Preste bem atenção:
Com todos os problemas financeiros enfrentados no contexto atual, é importante saber diminuir os custos desnecessários. Ao ter o controle sobre as contas da empresa, você pode observar bem quais recursos estão sendo bem utilizados e quais não estão gerando resultados relevantes. Assim, é possível evitar desperdício e otimizar a aplicação do dinheiro.
A gestão de custos e a formação de preços precisam andar sempre juntas. Afinal, apenas com um bom gerenciamento você consegue entender os aspectos financeiros dos negócios e fazer uma formação de preço correta, que seja competitiva no mercado, mas que tenha coerência com a necessidade de aumentar a receita.
Veja também: Formação de preço: entenda a importância e conheça os principais métodos
Essa gestão possibilita a análise do passado e do presente, bem como estimar o futuro financeiro da empresa. Com ela, é possível identificar tendências, avaliar possíveis cenários, corrigir problemas e aumentar os recursos, o que maximiza as chances de sucesso ao longo do tempo.
Muitos gestores e coordenadores acham que o melhor a se fazer em tempos de crise é parar todos os investimentos. Entretanto, isso pode acabar estagnando a empresa ao invés de melhorar a situação. Uma gestão de custos bem-feita consegue visualizar onde se pode aplicar o dinheiro de forma lucrativa e sem prejudicar as finanças.
Agora que você compreendeu melhor o que é e quais são as vantagens da gestão de custos, está na hora de entender quais são os erros que não devem ser cometidos.
Veja também: Como fazer a gestão de custos de maneira eficiente na empresa?
Conheça a seguir os 4 principais erros de gestão de custos que podem prejudicar os seus negócios e saiba como evitá-los. Veja a seguir:
Como já afirmamos antes, a gestão de custos e a formação de preços precisam andar sempre juntas. Muitos profissionais acabam decidindo priorizar apenas o valor para o mercado e esquecem de todas as despesas realizadas para fazer o produto ou serviço.
É preciso saber equilibrar um valor competitivo com um que cubra os gastos iniciais e gere algum lucro para a empresa. Na gestão, é crucial sempre olhar todos os lados e não estar focado apenas em um.
Veja também: Entenda o que é Ponto de Equilíbrio Financeiro e como calculá-lo!
Um dos piores erros que podem ser cometidos na gestão de custos é não conhecer todos as saídas financeiras da empresa. Às vezes, pode parecer que o responsável tem tudo nas mãos, quando na verdade ele apenas considera os custos principais e se esquece daqueles considerados “invisíveis”.
Esses custos invisíveis não são considerados importantes e assim prejudicam o sucesso das metas, comprometendo os resultados. Como exemplo, podemos citar os custos relacionados ao desperdício e às perdas na produtividade.
Este é um erro muitíssimo comum, pois muitos coordenadores e gestores decidem contar com um dinheiro que eles ainda irão receber na hora de gastar.
É claro que é preciso fazer previsões e ter uma estimativa sobre os valores que poderão entrar no futuro. No entanto, realizar um investimento contando com esse dinheiro a ser recebido como se fosse algo certo é perigoso.
Isso porque pode ser que o valor esperado acabe nunca chegando ao caixa da empresa, o que resultará em um prejuízo sério para os negócios. Então é importante separar a receita prevista da receita real e apenas gastar o que se tem e não o que se poderá receber.
O fluxo de caixa representa tudo o que entra e sai da empresa. Quem não prestar atenção ao que está acontecendo com ele irá perder informações preciosas para a gestão das finanças.
Muitos observam apenas o dinheiro que entra e acham que está tudo certo, quando na verdade esse recurso pode não ser proporcional ao valor que sai do caixa. Por isso, analisar o fluxo irá oferecer uma tomada de decisão mais assertiva na hora de gastar e de vender.
Evitar esses erros irá melhorar todas gestões da empresa, aumentando o controle e tornando as decisões mais seguras. Contudo, não basta apenas seguir essas dicas, é preciso estar em constante busca de conhecimento para evoluir na sua profissão.
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