Categorias: Gestão Financeira

Entenda o que é o limiar no orçamento base zero

Cortar os gastos da empresa é um grande desafio para o empreendedor, principalmente quando não sabe por onde começar nem como fazer essa tarefa. Por esse motivo, contar com o auxílio do Orçamento Base Zero é extremamente importante.

Esse Orçamento diz respeito a uma ferramenta utilizada para ajudar os gestores na hora de decidir em quais departamentos a instituição vai reduzir os custos. Isso ocorre por meio de uma análise complexa das prioridades e objetivos do negócio.

Contudo, existe uma técnica para que essa avaliação seja realizada de forma eficaz e o custo mínimo para a empresa operar seja encontrado corretamente. 

Continue sua leitura e confira as principais informações sobre o tema. Acompanhe!

Orçamento Base zero

O Orçamento Base Zero não avalia os gastos passados da organização. Nesse caso, as despesas são calculadas com fundamento em cada atividade ou projeto necessário para alcançar os objetivos definidos pela companhia.

Para determinar quais serão os gastos do próximo ano, cada gestor deve apresentar e explicar seus planos, que serão posteriormente debatidos e aprovados ou não.

Esse processo assegura o cancelamento de atividades que não estejam adequadas e alinhadas à missão da empresa, garantindo que sejam aprovadas apenas as ações consideradas relevantes para o desenvolvimento do negócio.

Limiar no Orçamento Base Zero

Para fazer o Orçamento Base Zero na empresa, é preciso contar com a participação e colaboração de todos os gestores da instituição, a fim de haver um levantamento de dados relativos aos custos de cada operação e departamento e poder proceder a definição do limiar.

Limiar é o custo mínimo que uma empresa necessita para executar suas atividades. Os gastos acima do limiar são considerados adicionais (incremento). Não é obrigatoriedade da organização funcionar no seu limiar, mas esse é um conceito essencial para se empregar no Orçamento Base Zero.

Tudo que for dispensável ao limiar será considerado como um acréscimo do orçamento, ou seja, um recurso a mais designado para uma atividade. A partir desse limiar, é possível identificar os incrementos que são mais relevantes em relação a outros.

Aplicação do limiar

É preciso pensar como se o negócio estivesse começando do zero. Você deve analisar o mínimo que ela precisa para estar em dia com suas operações. Além disso, é necessário refletir os investimentos com equipamentos, logística para entregas de produtos, ações de marketing para a atração de clientes, entre outros.

Após isso, veja o que tem de desnecessário e pense como certa função na empresa ficaria sem aquele recurso e qual seria seu impacto no processo organizacional. Assim, será possível entender seu real valor e necessidade.

Conseguiu entender a importância do Orçamento Base Zero para qualquer instituição, independentemente do seu porte? Por meio dele é possível compreender os gastos realmente importantes para o sucesso do negócio. Apesar de ser um trabalho complexo, sem dúvida, é uma das maneiras mais eficientes para elaborar um planejamento com números precisos e confiáveis.

Quer avaliar os gastos da empresa e garantir uma boa saúde financeira e seu crescimento sustentável? Então, entre em contato com a gente, conheça nossos serviços e veja como podemos ajudar!

Compartilhar
BCN Treinamentos

Posts Recentes

Blockchain e finanças: como essa tecnologia está mudando o setor

No decorrer dos últimos anos, o blockchain e as finanças formaram uma parceria útil e…

3 dias atrás

O Papel da Análise Preditiva na Previsão de Fluxos de Caixa

Com o avanço das tecnologias, as empresas estão investindo, cada vez mais, em estratégias para…

3 dias atrás

Estratégias eficazes para melhorar a liquidez financeira de sua empresa

A gestão eficaz das finanças de uma empresa é essencial para garantir que ela se…

6 dias atrás

Como a Inteligência Artificial está transformando a gestão financeira nas empresas

Com a velocidade dos negócios mudando de forma constante e a necessidade de otimização alcançando…

1 semana atrás

Time Blocking: ferramenta essencial para produtividade

A quantidade de informações que recebemos hoje e tarefas diárias pode tornar desafiador manter um…

4 meses atrás

Como ser mais eficaz com a tríade do tempo

Já experimentou aquela sensação de estar inundado por uma lista interminável de tarefas e obrigações,…

5 meses atrás