Este artigo não pretende ser uma definição de Employer Branding e nem um manual de como implantá-lo. O propósito é gerar discussão, troca de conhecimento, aprendizagem e reflexão para tomada de decisão.
Pense em uma marca que você admira e é um consumidor de seus produtos. As pessoas compram os produtos ou serviços de uma marca por motivos como preço, valor agregado, qualidade, status. Atualmente não bastam estes requisitos, é necessário que ao comprar um produto ou adquirir um serviço, minha experiência como consumidor seja positiva e satisfatória.
A experiência está relacionada com o tempo de entrega de um produto, as condições em que o mesmo é entregue e o atendimento antes, durante e após a compra. Os consumidores também se engajam em algumas marcas quando estas possuem consonância com seus próprios valores. Se uma marca é relacionada com trabalho escravo, por exemplo, perderá muitos dos seus consumidores ou até poderá encerrar suas atividades. Muitas marcas conquistam os compradores e crescem como negócio, quando deixam claro aos seus consumidores atuais e futuros o seu propósito e valores como empresa.
Quer conhecer mais sobre Employer Branding? Leia nossos artigos:
O que é Employer Branding e a importância para sua empresa
7 razões para implantar o Employer Branding na sua empresa
Estratégias de Employer Branding
Segundo o Dossiê Google BrandLab, 54% dos millennials dariam preferência a marcas focadas na igualdade de direitos e diversidade.
É importante e estratégico ao negócio falar e praticar o Employer Branding nas empresas. Mesmo em tempo de crise financeira e escassez de emprego, os candidatos estão mais exigentes ao escolher participar de um processo seletivo e os colaboradores em uma empresa querem identificar-se com a companhia não só em relação aos seus valores, missão e visão. Para ocorrer um verdadeiro engajamento, é necessário que a empresa atue em congruência com seu discurso interno e externo.
Employer Branding é a reputação da sua empresa como marca empregadora, como um lugar para trabalhar. Geralmente está relacionado com a forma como as empresas contratam seus profissionais, porém também está ligado com a forma como se engaja e motiva os colaboradores.
Uma empresa com um Employer Branding consistente é aquela que entende seus colaboradores como consumidores. Possui ferramentas para mapear seu público interno e entende o perfil dos futuros contratados.
Quer conhecer vários Cases de Sucesso de Empresas que utilizam o Employer Branding? Veja o programa completo do Seminário de Employer Branding da BCN Treinamentos que ocorrerá em 26 de Março de 2019
A comunicação interna e externa está em consonância e os funcionários sabem o que ocorre na empresa como cultura e estratégia de negócio. Em uma companhia com Employer Branding, os funcionários não ficam surpresos com alguma notícia nas redes sociais, pois eles já sabiam e compartilharam com sua rede pessoal e profissional. As práticas e processos de Recursos Humanos são claros e descomplicados, utilizando a tecnologia e digitalização para otimizar e assim investir mais tempo na relação com as pessoas.
Para um candidato, uma empresa com Employer Branding é aquela quando o profissional busca informações sobre a organização, propósito, resultados e cultura interna, e os encontra de forma fácil e com referências mais positivas do que negativas. Quando o processo de recrutamento e seleção, independente da quantidade de etapas ou critérios, é claro desde o início quanto ao prazo e principalmente, quando há feedback ao candidato sobre sua continuidade ou não no processo.
Fazer parte em uma lista de excelente lugar para trabalhar não é mais o suficiente, é necessário que a empresa coloque foco em encontrar e definir o que é único na sua proposta de valor aos colaboradores, candidatos e consumidores.
Em um vídeo recente, mostramos um problema muito comum no uso de Tabela Dinâmica no…
Oferecer um pacote de benefícios corporativos eficaz deixou de ser apenas um diferencial competitivo e…
Muito antes de se tornar um dos diretores mais influentes da história do cinema, Quentin…
O conceito de elasticidade-preço da demanda está presente em quase todas as conversas estratégicas sobre…
Imagine que você está lançando um novo produto na sua empresa e calculou qual deveria…
O preço de um produto vai muito além de um simples número; ele é um…