Em artigo anterior aqui do blog, já falamos sobre os principais critérios e métodos de custeio e hoje, vamos falar especificamente sobre o método de custeio ABC.
Em qualquer empresa, independentemente do seu tamanho, os gestores financeiros precisam ter uma visão clara de todos os custos pois eles afetam diretamente a lucratividade do negócio. À primeira vista, isso pode parecer um grande desafio, porém é perfeitamente possível utilizando-se os métodos de custeio. Por meio deles os profissionais da área financeira conseguem fazer a gestão do custo unitário do produto, o que é fundamental para a definição dos preços e para o cálculo de rentabilidade do portfólio.
Mas vamos agora ao que interessa, o método de custeio ABC: o que é, como implementá-lo e suas vantagens e desvantagens. Acompanhe!
O método de custeio ABC (Activity Based Cost – ABC), também conhecido como custeio por atividades, parte do princípio de que cada uma das atividades realizadas na empresa gera custos específicos. Segundo Padoveze “atividade pode ser definido como o menor segmento de responsabilidade, dentro da empresa, que gera um produto ou um serviço e consome recursos para a execução da atividade necessária à geração desses produtos ou serviços”.
Por meio dele, é possível determinar com precisão todas as despesas e os custos indiretos (aqueles que não estão diretamente ligados ao produto ou serviço), bem como o impacto de cada atividade.
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O método de custeio ABC rastreia os custos de cada uma das atividades realizadas e verifica como essas atividades estão relacionadas para a geração de receitas e o consumo de recursos. Ele estuda cada fase do processo de criação de determinado produto com o objetivo de encontrar e identificar os verdadeiros causadores de custos.
Os direcionadores de custos, também conhecidos como “cost drivers”, são essenciais para a correta utilização do método ABC e devem ser escolhidos de acordo com cada atividade analisada.
Eles podem ser definidos como elementos que determinam o custo de uma atividade. Toda atividade precisa de recursos para ser executada, assim o direcionador de custos representa a verdadeira causa de seus custos. Por exemplo, numa fábrica que tenha uma manutenção geral, o direcionador de custos, para a divisão do custo total da manutenção, pode ser o número de ordens de serviço abertas por centro de custo .
Existem dois tipos de direcionadores de custos:
No momento de escolher os direcionadores de custo deve-se observar o seguinte:
No mais, como já se pode imaginar, o método de custeio ABC possui relação com o Orçamento por Atividades – ABB (Activity-Based Budgeting), assunto que já foi abordado aqui no blog. Conhecidos os direcionadores de recursos e de atividades determinadas na aplicação do ABC é possível quantificá-los e projetá-los em função do aumento das vendas e estratégias empresariais, envolvendo custos e desempenho.
A implementação do custeio ABC requer uma cuidadosa análise do sistema de controle interno da empresa e do fluxo dos processos, do contrário torna-se inviável a sua aplicação de forma eficaz.
O ABC, por ser também um sistema de gestão de custos, pode ser implantado com maior ou menor grau de detalhamento, tudo vai depender das necessidades de cada gestor e do ramo de atividade e porte da empresa.
Defina em qual área, departamento ou processo será feita a aplicação da metodologia em sua empresa e siga os passos abaixo para implementá-lo:
Entre as vantagens do método de custeio ABC podemos citar:
Por outro lado, podemos citar como desvantagens:
Não é aceito pela legislação societária e fiscal e por isso, deve ser usado apenas para a gestão e o controle interno da empresa
O método de custeio ABC é o mais complexo dos métodos de custeio, até porque se trata de uma evolução dos demais, tendo sido criado para suprir as necessidades das empresas por informações mais detalhadas. Mas todo o trabalho vale a pena e por isso ele é tão utilizado por empresas de serviços, cuja definição de custos, gastos e despesas é mais difícil, e também por outras empresas de diversos segmentos e portes, como indústrias e estabelecimentos comerciais.
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