Não são poucos os problemas financeiros que as empresas enfrentam, mas muitos deles poderiam muito bem ser evitados se os gestores conhecessem um pouco mais sobre alguns conceitos financeiros e o Custo de Mercadoria Vendida (CMV) é um deles.
Esse indicador é importante para cálculo do lucro bruto de uma operação comercial. E mais, é por meio dele que se consegue calcular o custo das mercadorias com base não apenas no seu valor de aquisição, mas também no valor do investimento, ou seja, no valor de todo o estoque.
Os setores da indústria e serviços usam indicadores semelhantes com mesmo fim. São eles o Custo do Produto Vendido (CPV), para as indústrias e o Custo dos Serviços Vendidos (CSV), quando nos referimos aos serviços.
Assim, por se tratar de um indicador tão útil para a adequada avaliação da rentabilidade das suas mercadorias vendidas, vale a pena conferir este nosso novo artigo.
Boa leitura e bons negócios!
O Custo da Mercadoria Vendida (CMV) nada mais é que a soma dos custos para comprar e armazenar determinada mercadoria até que a venda seja realizada. Ele é um dado muito importante para o cálculo do Lucro Bruto.
Ele leva em consideração o volume em estoque, que faz parte dos ativos da empresa e compõe seu patrimônio. E é aí que reside a sua importância.
Muitos gestores não consideram que produtos parados no estoque contam como vendas não feitas, ocupam espaço físico na empresa e têm impacto sobre a margem de contribuição. Ou seja, produtos parados no estoque significam prejuízos.
Mas com o cálculo do Custo de Mercadoria Vendida o empresário passa a ter conhecimento do quanto é gasto para cada produto que fica estocado. Assim, ele passa a ter um controle mais preciso da situação financeira da empresa.
Quando o CMV aumenta há um impacto considerável na lucratividade da empresa. Devido a forte concorrência, muitas vezes a empresa não consegue repassar integralmente a diferença de custo para o seu preço final. Por consequência, para não perder participação de mercado, a empresa prefere aceitar uma diminuição do lucro bruto já que o custo de aquisição de um cliente pode ser muito alto.
A fórmula de cálculo do Custo da Mercadoria Vendida (CMV) vai depender do tipo de inventário do estoque que será usado no cálculo, lembrando que temos aqui dois tipos de inventários:
Levando em consideração esses dois tipos de inventário, o cálculo do Custo de Mercadoria Vendida também pode ser feito considerando duas unidades de medida diferentes, o que não vai alterar a fórmula:
Sabendo disso, vamos ao que interessa, ou seja, as fórmulas do cálculo.
As variáveis usadas para o cálculo são as seguintes:
Por exemplo, supondo que tenhamos um estoque com 200 itens de certa mercadoria, compramos mais 100 itens novos e temos um estoque final de 180 produtos.
A fórmula para cálculo de CMV no inventário periódico será:
CMV = EI + C – EF.
Usando os números do nosso exemplo: CMV = 200 + 100 – 180.
Portanto, nosso CMV = 120
As variáveis do cálculo são as mesmas, apenas multiplicaremos os valores do exemplo acima por um custo de aquisição da mercadoria fictício de R$ 10,00
Aplicando a fórmula:
CMV = EI + C – EF
CMV= 2.000 + 1.000 – 1.800. Portanto, CMV = R$ 1.200
No sistema de inventário permanente, o controle é feito em tempo real e é fundamental levarmos em consideração duas outras variáveis ao fazer o cálculo:
Veja como fica o cálculo com a introdução das novas variáveis, considerando o mesmo exemplo acima.
Agora nossa fórmula fica assim:
CMV = EI + C + DV – DC – EF.
E o nosso cálculo: CMV = 200 + 100 + 10 – 15 – 180.
Portanto, nosso CMV = 115
Como no item anterior, agora, basta multiplicarmos as variáveis pelo custo de aquisição de R$ 10,00:
Usando a mesma fórmula:
CMV = EI + C + DV – DC – EF.
CMV = 2.000 + 1.000 + 100 – 150 – 1.800. Portanto, CMV = R$ 1.150
Fácil, não?
Mas como você pode perceber, será preciso implantar um sistema de controle de inventário para registrar todas as entradas e saídas do seu estoque em tempo real. Já, quando quiser fazer uma análise de períodos em que o faturamento já foi fechado, então poderá usar o inventário periódico.
Aprendeu o que é Custo de Mercadoria Vendida, sua importância e como calculá-lo? Percebeu também como ter o estoque sobre controle é importante para esse cálculo?
Afinal, o cálculo do Custo de Mercadoria Vendida só pode ser feito corretamente se a empresa possui uma eficiente gestão e controle de estoque.
Ações como registrar tudo que chega e que sai da empresa, tanto mercadorias quanto e insumos, checar os registros constantemente e programar as compras com fornecedores, são assim fundamentais para a boa administração da empresa e para a definição do seu CMV.
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Gostei do aprendizado, porém agradecia que enviasses um mapa da estrutura de calculo.